22 de set. de 2015

Semana do Adolescente enfatiza ações de prevenção e promoção à Saúde

ESTRELA
    Entre as atividades está a distribuição da Caderneta aos estudantes dos 10 aos 19 anos de idade


Em alusão ao Dia Nacional do Adolescente, comemorado neste 21 de setembro, o município de Estrela realiza, até sexta-feira (25), a Semana do Adolescente. As ações fazem parte do Programa Saúde na Escola e vão enfatizar a prevenção e promoção à saúde. Para tanto, equipes do programa vão entregar a Caderneta do Adolescente aos estudantes dos 10 aos 19 anos das escolas municipais Odilo Afonso Thomé, Leo Joas e Ruth Markus Huber, e estaduais 20 de Maio e Nicolau Müssnich, as quais participam do programa. Vai haver a participação dos representantes dos Grêmios Estudantis que participam do grupo de estudos, para que se envolvam e sejam protagonistas das ações.

De acordo com a psicóloga da Secretaria de Educação, Mariana Mazzarino, também serão realizadas atividades dentro das disciplinas a serem trabalhadas nas escolas durante este período, abordando temas como saúde sexual e reprodutiva. Já a Escola Municipal Leo Joas, segundo ela, vai promover uma ação diferenciada na terça (22) e quinta-feira (24) pela manhã. Ao invés de receberem a caderneta na escola, os estudantes irão até a Unidade de Saúde do Bairro das Indústrias para retirá-la. Será uma oportunidade para conhecerem os serviços oferecidos e ficarem mais próximos do posto. "A intenção é que não se dirijam ao local somente quando tiverem algum problema de saúde, mas participem efetivamente das ações preventivas", ressalta.

A Caderneta do Adolescente é um documento fornecido pelo Ministério da Saúde. Nela constam os dados pessoais do aluno e informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente, dicas de saúde e alimentação. Já no dia 30 deste mês, ainda como parte das atividades, vai haver uma roda de conversa com os alunos que freqüentam o EJA, que funciona na Leo Joas. A atividade está marcada para às 19h.
Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário