18 de mai. de 2015

Festival do Chucrute atrai público superior a 1,4 mil pagantes no primeiro baile


Cultura/ESTRELA

Culinária abundante, muita dança e alegria no primeiro baile do Festival do Chucrute em Estrela

Com trajes típicos, os dançarinos dos grupos folclóricos executavam passos firmes no salão todo ornamentado ao estilo germânico, enquanto o público assistia ao espetáculo e servia-se do banquete: chucrute, joelho de porco, chopp e cerveja para os adultos. O primeiro baile do 50º Festival do Chucrute levou um público superior a 1,4 mil pessoas ao Centro Comunitário Cristo Rei. “Estamos falando em público pagante, sem contar os mais de 400 dançarinos e voluntários, a turma dentro do salão fica em torno de 2 mil pessoas”, diz um dos comendadores do Festival, Ernani Sehn que vibra com o sucesso que a festa alcançou ainda no primeiro baile. “Passaram pessoas de 80 cidades diferentes pelo baile”, avalia Sehn. Entre eles, os donos de motorhomes que vieram para o encontro nacional e reservaram oito mesas no evento. “Para nós da organização é uma alegria muito grande receber visitantes que nunca participaram do Festival do Chucrute.

Motivo de orgulho mostrar a cultura e o que Estrela tem de bonito. O Chucrute faz parte da nossa alegria e nossas raízes.” 

Para ele o sucesso se caracteriza pela organização, afinal, uma turma de voluntários cedeu horas do seu tempo preparando com empenho o baile que é reverenciado na comunidade. A ornamentação também tem seu ponto forte. As cores do baile – branco, vermelho e azul – representam Estrela e estão em cada canto do salão lembrando que a alegria não pode faltar. As guirlandas de ciprestes e os corações de madeiras contribuem para causar um efeito cênico maior ainda. Mas é o paladar que se festeja com tanto entusiasmo em um baile como esse: foram consumidos 230 quilos de chucrute; 750 quilos de carne; 700 litros de chopp; 90 caixas de cerveja; e 100 caixas de refrigerante.

 Segundo baile
O segundo baile ocorre no próximo sábado, dia 23. Começa às 20h, no Centro Comunitário Cristo Rei, e será animado pela banda K’Necus. A previsão de Sehn é de casa cheia. “Vai faltar lugar”, avisa ele. Uma atração está marcada para a noite: o vocal da banda e o cantor estrelense Clairton de Carvalho cantarão uma música em homenagem aos 50 anos do Festival do Chucrute. Para quem vive a cultura, será um momento especial
Andreia Rabaiolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário