25 de mai. de 2015

Encontro discute ações para melhorar a piscicultura


ESTRELA
Definir prioridades, motivando o grupo para a execução de um trabalho em conjunto. Este foi o objetivo do Encontro de Piscicultores realizado na quinta-feira (21), na Câmara de Vereadores, e que reuniu produtores e técnicos de Estrela e Bom Retiro do Sul. A atividade, promovida pela Secretaria da Agricultura (Smag) e Emater-RS/Ascar, teve como palestrante o assistente técnico regional da Emater na área de piscicultura, João Alfredo de Oliveira Sampaio. “Nosso interesse é estabelecer uma base, pensar o sistema de produção”, assinalou.


Sampaio falou sobre os diversos aspectos que envolvem a cadeia produtiva, destacando a aquicultura sustentável, que une os aspectos econômico e ambiental. Para que a atividade seja sustentável, segundo ele, é preciso que alguns passos sejam seguidos, desde conhecer o peixe que se está produzindo até o mercado para o qual se destinará a produção. Prestou informações também sobre os sistemas de produção. Quanto maior a intensidade do manejo, maior a necessidade de investimentos por parte daqueles que se dedicam à atividade. 

O secretário da Agricultura, José Adão Braun, que acompanhou o encontro, observou que a é levar mais conhecimento aos piscicultores do município, para que possam produzir com mais eficiência. O secretário lembra que, em conjunto com a Emater, já foram feitas melhorias nos açudes e na preservação dos mananciais hídricos, assim como investimentos na Feira do Peixe, havendo a necessidade de que todos se comprometam com a melhoria de toda a cadeia.
Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário