23 de mai. de 2015

COLUNA DO LUCA PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Jornal NOVA GERAÇÃO




MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as  “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:

MARCELO (PSDB): “Gente tem pouco, o que tem mais é alemão aqui”. 
LUIZ (PMDB): “O presidente da Cacis caiu do céu” 
LUIZ (PMDB): “Tem que cumprir a lei sem atrapalhar”

Hilário Eidelwein (PSB) disse ter se surpreendido, dizendo “parece que o Deputado Estadual Enio Bacci (PDT) já sabe que Estrela existe”. Segundo Hilário, até hoje não se sabe de algo que o parlamentar tenha trazido para Estrela, “agora, conseguiu trazer pelo menos um menino de Venâncio Aires para gerenciar o Sine. Mas será que ele sabe onde fica Estrela?”

Falando em Hilário Eidelwein, ele foi escolhido como novo Coordenador da AESAMVAT - Associação dos Ex Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, substituindo Cirio Schneider, de Lajeado. A próxima reunião é em Nova Bréscia, dia seis de junho.

Foi muito boa a palestra sobre o Projeto Parceiros da Segurança, promovida pela Prefeitura Municipal e AES Sul, quinta-feira à noite na Câmara de Estrela. Ela lotou e todos gostaram do que o Coordenador de Segurança da AES Sul Mateus Alves da Silva apresentou. Acentuou que a eletricidade é essencial, tudo depende dela, mas o trabalho tem que ser com segurança. O vice prefeito Valmor Griebeler afirmou que foi muito importante a presença de todos.

Uma boa notícia: As lombadas Eletrônicas nas rodovias estaduais, voltarão a funcionar  no máximo em tres meses. Temos uma em Estrela, na Rota do Sol, já no Bairro Boa União e apesar dela estar desativada desde janeiro, não aconteceram acidentes neste período. Parece que os motoristas tomaram consciência do perigo da alta velocidade no local.

O primeiro Baile do Chucrute, 50ª edição, sábado, foi realmente fantástico. Quem esteve lá realmente saiu maravilhado. Centro Comunitário Cristo Rei lotado e os Grupos Folclóricos de Danças Alemãs, também 50 anos, fazendo uma apresentação inigualável. Na pessoa do instrutor, Andreas Hamestes, meus cumprimentos a todos que fazem parte do grupo. E a parte culinária, agora com tudo fornecido pela Cooperativa Languiru, também fez a gente pensar que estávamos na Alemanha. Parabéns ao vice presidente Renato Kreimeier, que aliás, também esteve presente.

O Deputado Estadual Mauricio Dziedricki, também presente no baile, junto com os vereadores Paulo Birck e Élio Kunzler e Fabiano Diehl também elogiou muito o evento. Aliás, ele estará de novo aqui em Estrela hoje na reunião da Amvat representando a Assembléia Legislativa, participará do evento A Política Regional na Prática, no Estrela  Palace Hotel e visitará a Vovolândia São Pedro.

Ainda sobre maio: Tem dois filmes muito bons no You Tube. Um sobre Estrela: https://www.youtube.com/watch?v=lG-HdlO00P8 e outro sobre o 50º Baile do Chucrute, de sábado dia 16. Vale a pena ver: http://youtu.be/k8-YIs03aM4

O Prefeito Rafael Mallmann segue segunda-feira para Brasilia, retornando na quinta-feira. Trata-se da Marcha dos Prefeitos. Segundo Rafael, será pleiteado um aumento no repasse financeiro aos municípios e será pedida a Reforma Política. Segundo informação já divulgada aqui na Coluna, esta reforma muda o mandato dos cargos do Executivo - Presidente, Governadores e Prefeitos - para cinco anos, termina com a reeleição, acaba com as coligações proporcionais e fixa a eleição única em todos os níveis.

Vamos nos preparar para o Tempo: Segundo informação do Técnico da Defesa Civil de Estrela Cleto Werle teremos chuvas intercaladas de 24 de maio até tres de junho. “Não muita chuva, teremos intervalos”. De cinco a 16 de junho teremos tempo bom sem chances de chuva. Mas de 22 a 30 de junho teremos um período mais chuvoso, bem mais que em maio. “Por enquanto não temos risco de enchentes, para este problema sempre temos uma previsão uma semana antes”, afirmou Cleto. E ele nunca erra.

Até a pouco, tínhamos a informação de que apenas um candidato a Prefeito e Vice para o ano que vem, estava confirmado, ou seja, Rafael Mallmann e Valmor Griebeler para a reeleição. Agora parece que temos mais um pré candidato: Aloisio Mallmann do PSD. Ainda sem confirmação, mas pelos bastidores, seu vice poderia vir a ser Joel Mallmann, do PR - mas por quanto nada de confirmações, vamos aguardar.

Vanderlei Eidelwein (PR, Paulo Birck (PTB) e Ernani de Castro (PMDB) mostram-se preocupados com assaltos, agressões e assassinatos que estão acontecendo também em Estrela. Apesar da Brigada Militar tentar resolver, os problemas são sérios. Há poucos dias houve um assassinato à pauladas na Delfina e segunda-feira dois caras de moto agrediram violentamente mais uma pessoa. E temos problemas de roubos nos bairros também, um dos autores usa uma moto com a placa encoberta.

Prefeito Rafael Mallmann disse que em breve teremos novidades sobre o início da pavimentação da rua João Fell, que liga a Rota do Sol à BR 386, diminuirá o tráfego da Boa União. Outra novidade é que até o final do ano deveremos ter 24 pontos de monitoramento por câmaras de vigilância. Cinco delas já estão em licitação, teremos mais segurança em Estrela, sem dúvida.

Incrivel a informação de Marcelo Braun (PSDB). O motivo dos problemas na ponte entre os Bairros Boa União e São José, são “sacanagem” feita por alguém. “Tiraram vários pinos e parafusos o que poderia vir a causar grave acidente no local”. Jorge Both, Secretário de Obras está solucionando o problema mas o tráfego só será liberado após uma análise de engenheiros do DAER.
 

FRASE: “Parabéns aos organizadores, à comenda e os dançarinos do Festival do Chucrute pois o primeiro baile já foi um grande sucesso com quase dois mil jantares servidos” (Rafael Mallmann, Prefeito Municipal de Estrela).


Luiz Carlos Freitag

Nenhum comentário:

Postar um comentário