23 de abr. de 2015

COLUNA DO LUCA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO



MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as  “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
ERNANI (PMDB): “Agricultores tem problema de armazenar dejeto (estrume) de animais”.
ADRIANO (PSB)  “O executivo investiu um bom valor sem custo”.

***********************

Semana passada tivemos uma bela Reunião Mensal da Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari, na residência de Cirio Schneider, em Lajeado. Hilário Eidelwein, de Estrela, convidou a todos para participarem do 50º Festival do Chucrute e da Maifest em Estrela. Disse que esta é a maior festa alemã fora da Alemanha no Mundo. “E os Grupos de Danças Folclóricas irão demonstrar a primeira dança deles, feita à 50 anos e sua evolução durante este tempo todo”, afirmou. A propósito, disse também que todo o produto suino que será oferecido no Festival será oriundo da Cooperativa Languiru. A próxima reunião dos ex-secretários da agricultura será dia 15 de maio em Roca Sales.

Cobrança de pedágios em várias rodovias federais no Rio Grande do Sul, deverão voltar as atividades. Entre elas, está a BR 386. Decisão da presidente Dilma Rousseff, alegando que o governo federal não tem dinheiro (ZH 16.04 pg 12). A propósito: Quem acabou com estes pedágios, foi o parceiro dela, o então Governador Tarso Genro.

Vejam só. Ligações telefônicas locais em orelhões, agora são gratuitas. Honestamente: Alguém ainda usa orelhão hoje em dia? Não me lembro quando usei um orelhão na última vez, mas fazem muuuuuuitos anos. Quando surgiu o telefone celular o orelhão começou a diminuir o uso e hoje em dia dificilmente alguma pessoa não tem celular.

Vamos nos preparando porque logo inicia a vacinação contra a gripe. A meta no Vale do Taquari é proteger 92.412 pessoas e a vacinação em Estrela inicia segunda-feira e vai até dia 22 de maio. A prioridade é crianças de seis meses a cinco anos e pessoas acima de 60 anos. Após a data final, a sobra de vacinas será aplicada em quem mais tiver interesse.

A conta de luz da AES Sul aumentou de novo. A gente gasta menos luz durante o mes mas o valor de pagamento da conta aumenta mesmo assim. O aumento atual até que nem foi muito, 4,36% mas em março o aumento foi de 39,5%. Quando será o próximo aumento? Maio? Junho?  Aguardemos.

Antônio Carlos Busnello assumiu a coordenação do Porto de Estrela. E deve iniciar logo o trabalho de dragagem do Rio Taquari para liberar sua utilização normal do porto por parte de empresas do setor. Disse que tem várias interessadas pois levar produtos de barco tem custo muito inferior que o uso de caminhões.

A Assessoria e Consultoria Pública e Política realiza dia 22 de maio, no Estrela Palace Hotel palestras sobre a Política Regional na Prática. Inicia as 16h e 30min e palestram Renato Zanella sobre Planejamento e Estratégia, Fábio Gisch sobre Reforma Eleitoral e Adriano Mazzarino sobre Comunicação. Vale a pena participar, informações pelo 8622 7294.

A propósito: Podem ter novidade política em breve. Pela conversa que tive com alguns políticos, poderemos ficar sem eleição no próximo ano. Nada confirmado, claro. Os atuais Prefeitos e Vereadores ficariam mais dois anos no poder e depois nós votaríamos tem todos ao mesmo tempo - Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, Prefeitos e Vereadores. E a partir daí, Presidente, Governador e Prefeitos não poderiam mais ir à reeleição, só nos cargos legislativos. Repito: Nada confirmado, por enquanto isso é apenas conversa de bastidores, mas vamos aguardar.

Hoje, dia 24, é um importante dia para nós, do Rio Grande do Sul. É o Dia co Chimarrão, oficializado dia 20 de junho de 2003. Aliás, na verdade hoje é o dia do Churrasco e do Chimarrão e a data incorpora o calendário oficial de eventos do Estado. Se bem que dia do Churrasco prá nós é todo o domingo e o Dia do Chimarrão vai de segunda a segunda feira, não é mesmo? Mas vamos comemorar.

Estrela vai ter novo e maravilhoso Hotel em breve - vi a foto da maquete, realmente é uma loucura. Vai ser próximo ao Porto do Rio Taquari. O setor de engenharia da Prefeitura já está trabalhando nisso e em breve sai a licença. A empresa que vai construir é de renome e tem altos empreendimentos no Vale do Taquari. As obras devem iniciar logo.

Estrela vai começar a produzir gás em breve. É que existem problemas ambientais sobre resíduos do setor primário e esta atividade vai gerar valores agregados. O investimento será de R$ 80 milhões e será usado o estrume de porcos, bois, vacas e de galinheiros para gerar gás. E segundo me informou o Prefeito Rafael Mallmann, este gás será transportado por caminhões para ser usado na geração de energia elétrica.
Adriano Scheeren (PSB) ficou satisfeito com a interiorização do Governo Municipal semana passada, na Delfina. Prefeito, Vice e secretários atenderam moradores e foram muito elogiados. “Isso melhora a qualidade de vida e a produção agrícola”. Afirmou o vereador que o Distrito e os arredores estão de parabéns, pois inclusive na parte da tarde várias propriedades rurais foram visitadas.

Incrivel o número de pessoas que está se utilizando da reinaugurada escadaria de acesso ao Rio Taquari, junto a Ex-Polar. Vale a pena passar lá à tardinha, principalmente e ver o pessoal tomando chimarrão no local. Logo teremos mais novidades no local. E não vai demorar.

FRASE:
 “Temos que pensar no presente para preservar o futuro”
 (Antônio Simonetti, ex-secretário da agricultura de Nova Bréscia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário