25 de ago. de 2014

COLUNA DO FABIANO



** Não é a primeira vez que a Coluna relata preocupação com o Corpo de Bombeiros de Lajeado. Existe um grande esforço do comando e da equipe de servidores para resolver a falta de estrutura. Mas a solução, na maioria das vezes, depende de decisão política ou da ajuda da comunidade.

** Antes da Copa do Mundo a determinação do comando, em Porto Alegre, era para reduzir pela metade do número de horas extras dos bombeiros. No mês passado, foram permitidas 300 horas extras e para este mês 280. São 25 bombeiros que atuam em Lajeado. Sem poder fazer hora extra ficará difícil de fechar a escala. E isto poderá acarretar no “fechamento” dos bombeiros de Lajeado nos dias 29, 30 e 31. Não há recursos humanos para trabalhar.
 
** Se confirmar esta situação, as ocorrências terão de ser atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Estrela. Ou seja, pelo menos 10 a 15 minutos a mais para chegar até o local do sinistro. Os bombeiros de Estrela prestam serviço para a EGR nas rodovias da região e por isso não enfrentam este tipo de situação.

 ** A foto foi tirada e publicada na rede social pelo vereador Carlos Eduardo Ranzi (PMDB). É flagrante do “camelódromo” que virou a Júlio de Castilhos. Apesar da fiscalização da secretaria da Fazenda, os ambulantes continuam agindo.

** Outro problema: o desencarcerador, também conhecido como tesoura hidráulica, usado para a retirada de vítimas presas em ferragens de veículos, é emprestado dos Bombeiros de Santa Cruz. Precisa ser trocado, pois está precário. Existe um processo em andamento na Prefeitura de Lajeado para a compra do equipamento, mas a licitação não tem data para ocorrer. O equipamento custa em torno de R$ 120 mil.

** Um dica aos que tem se submetido ao desafio do balde de gelo. Quer ajudar uma entidade, vai lá e faz, e não fique provocando e aparecendo na rede social. Além do mais, poderá pegar uma tremenda gripe.

** Depois de Renner e Americanas, a rede Riachuello poderá aportar ao Shopping Lajeado. É projeto para 2015.

** Durante a semana, um colega de imprensa pediu a opinião de professores sobre a possibilidade de nova mudança nas regras da ortografia brasileira,  que se discute no Senado. Ficaram surpresos com a informação. O assunto foi notícia durante dias. Mas eles não sabiam de nada. “Qe orror”.

** Adriano Mazzarino aprontou das suas em Gramado no último final de semana. Moradores faziam um protesto junto ao pedágio da cidade (a passagem estava bloqueada). Mazzarino, estava indo ao Festival de Cinema, e decidiu “protestar contra o protesto”. Enfrentou os manifestantes com um megafone em punho. O vídeo pode ser visto no Blog que o jornalista mantém (a foto é reprodução do blog). Felizmente, o povo de Gramado é pacífico e não entrou na provocação. Renato Zanella Filho, Rogério Wink e Rodrigo Conte, amigos de Mazzarino, já providenciaram segurança especial para ele.
--------------------------------------
por Fabiano Conte

Nenhum comentário:

Postar um comentário