29 de abr. de 2014

COLUNA DO FABIANO



** Prefeitura de Lajeado garante que não há qualquer possibilidade da regional do IGP – Instituto Geral de Perícias ser instalada em Santa Cruz do Sul em detrimento a vinda da unidade para Lajeado, como foi especulado esta semana. A doação de uma área para o IGP, localizada no Loteamento dos Médicos, tramita no Setor de Patrimônio do Estado. A instalação da coordenadoria regional abrigaria o Posto de Identificação, Instituto Médico Legal e a Perícia Criminal.



** Prefeito de Arroio do Meio Sidnei Eckerdt (PMDB) recebeu a informação da liberação de uma emenda apresentada pelo deputado federal Afonso Hamm (PP) para a pavimentação de quatro ruas do Bairro Glória. É o que faltava para dar início a obra já que o projeto e a licitação estão prontos. A pavimentação deve começar em maio ou junho.

** Sobre o vereador Djalmo da Rosa (PMDB), o Deja, e sua revolta na Câmara, dizendo que se sente traído pelo governo municipal: todas as acusações foram contra a administração municipal. Nunca citou o prefeito em sua fala. Deja tem mira certa nas reclamações.



** A maior bronca de Deja é com setores de seu partido. Brigou com a cúpula com PMDB pela presidência da Câmara; fez acusações contra o secretário da Agricultura, sob a responsabilidade da sigla; e abriu apoio a candidatos a deputado de fora da região, contrariando orientação local. Se manter estes posicionamentos terá problemas futuros dentro do próprio partido.



** Coordenadoria Regional do PMDB tem mantido contato com prefeitos, vices e vereadores do partido. Propósito é fortalecer as candidaturas locais de Vilsinho Jacques (pré-candidato a federal) e Gabriela Markus (pré-candidata a Estadual). Na semana o encontro foi em Santa Clara do Sul. Prefeito Fabiano Immich e o vice Inácio Herrmann garantiram apoio aos pré-candidatos da região. A foto registra lideranças do partido em Santa Clara.

 

** A foto registra os deputados do PDT Miro Teixeira e Enio Bacci no plenário da Câmara dos Deputados. Teixeira tem dez mandatos consecutivos e Bacci cinco. Os dois se despedem da Câmara. Nas próximas eleições, Miro concorre ao Governo do Rio de Janeiro e Bacci à Assembleia Legislativa gaúcha.





** PP de Estrela, diretório e filiados, reuniram-se com os pré-candidatos a deputado estadual, José Cenci, e a federal, Mareli Vogel. Foi na quarta-feira à noite, em Estrela. O partido expressou seu apoio aos dois pré-candidatos da sigla pela região. Cenci e Mareli estão articulando o apoio das lideranças pepistas no vale. Na foto, os presentes com os dois pré-candidatos.



** Não passa de especulação a possibilidade da ex-prefeita de Lajeado Carmem Regina (PP) concorrer a deputada federal. Pode ser até vontade dela e do PP de Lajeado, mas há compromisso assumido com a vereadora Mareli Vogel, de Teutônia, que já tem trabalho encaminhado neste sentido, pelo presidente estadual da sigla Celso Bernardi.



** Celso Cervi, presidente do PMDB, está atento a movimentação de integrantes do partido dentro da administração municipal bem como da conduta dos vereadores. Disse que irá falar no momento certo. Por enquanto, só observa.



** Diante do que escrevi na coluna quarta, sobre os carros de som, basta você que nos lê, prestar atenção quando estiver na rua. Faça sua avaliação sobre o abuso de volume. Agora com circo na cidade, o barulho na rua aumentou. Vereador Carlos Ranzi (PMDB) que pretende apresentar proposta para regulamentar este tipo de serviço, constatou que na quinta à tarde, na Júlio de Castilhos, a cada 3 minutos um carro de som passava.



** Outra reclamação é quanto aos impressos. É uma propaganda válida, que deveria ser colocada como encarte em jornais, e em frente ao estabelecimento propagandista. Quanto a colocar em endereços domiciliares é discutível, pois as pessoas encarregadas disso não se contentam em colocar um exemplar na caixa de correio. Colocam muitos. Sem falar do material que é colocado em vidros ou maçanetas de automóveis. Boa parte deste material vai para o lixo ou para o meio da rua, que é pior ainda.

** Gabinete do senador Pedro Simon (PMDB) solicitou ao prefeito de Arroio do Meio, Sidinei Eckerdt, um dossiê sobre a BR-386. Senador prometeu empenho pessoal junto a presidente Dilma para liberação urgente dos dois quilômetros que restam próximo a Aldeia Indígena.

** Candidatos do concurso da Polícia Civil lançaram uma petição eletrônica para que ocorra a utilização dos excedentes. Inicialmente o edital previu 700 vagas. Porém, diante da necessidade cada vez maior de segurança pública, além da defasagem do efetivo, das aposentadorias recentes, dos eventos esportivos que estão prestes a ocorrer, a categoria acredita ser necessário um número muito maior de policiais do que a previsão. Segunda, dia 28, a categoria estará na Assembléia para expor este assunto aos deputados. O movimento é articulado Sindicato dos Policias Civis do RS (Sinpol).

por Fabiano Conte

Nenhum comentário:

Postar um comentário