15 de dez de 2013

COLUNA DO FABIANO


** Neca Dalmoro assume a Secultur próximo ao Natal. Esta semana ela participou de uma confraternização de despedida com a equipe da Sthas. Neca já atuou na Secretaria de Cultura e Turismo como secretária substituta no Governo de Carmem Regina. Como secretária da STAHS será nomeada Ana Reckziegel. 
.
 ** A nomeação de Duda Gomes para a Cultura foi da cota pessoal do prefeito Schmidt. Agora o PDT comandará a pasta. Já a STHAS passa a ter um filliado do PT. Tanto Neca como Ana foram candidatas a vereança e ficaram suplentes.
.
** Vereador de Estrela, Felipe Schossler, mostrou seu lado artístico na última sessão, ao cantar um trecho da música do Trio Parada Duda “Porque você não passa lá?”  ao solicitar a presença da secretaria de Obras em um bairro da cidade, “esquecido” pela Prefeitura. Foi uma maneira criativa de fazer uma reinvindicação. Há quem diga que para cantor ele não serve.

.
** Leitor reclama que tem encontrado muita dificuldade para falar com os vereadores de Lajeado. Liga e nunca encontra ninguém e os assessores também não passam os números de celular. Minha dica para encontrar os vereadores: terça-feira às 17h na sede do Legislativo. É o momento certo para falar com seu representante.

.
** Depois de 4 anos no comando da CACIS (Estrela) Henrique Purper deixará a presidência em março do ano que vem. Werno Arend deverá ser seu substituto.

** Decoração natalina de estrela aumentou a auto-estima da população da cidade. O estrelense sente orgulho em dizer que a cidade está muito bem decorada neste Natal.

.


** Vice-prefeito de Lajeado Vilsinho Jacques Filho (PMDB) quer construir uma candidatura pluripartidária. A tendência é de que Vilsinho seja o único candidato nato do Vale a concorrer a Federal.
.


** Segunda parcela do 13º salário será paga aos servidores da Prefeitura de Lajeado na segunda-feira. Valores estão depositados em conta especial desde março.
.


** Assessor de um vereador do PP de Lajeado tentou espalhar que a Prefeitura não teria dinheiro para pagar o 13º. Na segunda se saberá se ele tinha razão ou não.
.


** Com a saída do PDT do Governo do Estado, o PTB ganhará força. Secretário Municipal da Saúde de Estrela Elmar Schneider teria sido sondado para assumir um cargo no Governo Gaúcho.
.


** O PTB exigirá mais espaço no Governo Schmidt/Vilsinho. Hoje o maior cargo ocupado pelo partido é de Coordenador de Trânsito, com Euclides Rodrigues.  O partido quer mais.
.


** No tópico da coluna na semana passada sobre o Prefeito Schmidt ser pé quente e dar sorte para conquistas de times locais, por lapso, não citei o Título Mundial de Patinação de Marcel Stürmer. Faço aqui minha referência, ressaltando que Marcel é um dos responsáveis por levar o nome da cidade pelo mundo a fora.



** Prefeito de Arroio do Meio Sidnei Eckert e vice Áurio Scherer garantiram a liberação de recursos para a cobertura de uma quadra de esportes e a aquisição de um caminhão em recente viagem à Brasília. Arroio do Meio tem garantido muitos recursos da capital federal graças ao trabalho de aproximação com parlamentares e ministérios. Na foto, Áurio Scherer, está acompanhado de Selvino Heck - assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República.
.


** Tem Posto de Gasolina em Lajeado que aumentou em mais de 4% o valor pelo litro do produto. Leitor cobra ação do Procon.
.


** A passagem do jogador do Grêmio Pará Lajeado na última semana ainda rende comentários. Na noite da cidade, ele circulou muito bem acompanhado.


** Economista chefe do Banrisul palestrou esta semana na ACIL. Nenhum gerente do banco da cidade prestigiou o encontro.
.


** Burger King desembarcará no Shopping Lajeado em breve. Antes do McDonald's, que já não se sabe se virá para cá.


** O Vale do Taquari ficará fora do eixo da Copa do Mundo. As delegações de seleções que virão para a Copa já passaram pelo Estado vendo locais de treinos e hospedagem. Ninguém aportou pelo Vale.
.


** Boa iniciativa a de tentar disciplinar o uso dos espaços de estacionamento em frente as revendas de veículos em Lajeado. Agora espera-se uma medida para evitar os “tranca-ruas” nas principais avenidas. Refiro-me aos carros de som e aos papeleiros. Deixo claro que não sou contra o trabalho dos mesmos, mas é preciso regular a circulação na área central.
.


** Ninguém quer mais assumir a presidência de comunidades do interior. Realidade enfrentada em vários municípios. Antigamente, ser presidente de um clube de futebol, da igreja ou da escola era uma honra. Hoje é um sacrifício.


** O nome da beleza em Taquari é Caroline. As três soberanas do Natal Açoriano da cidade chamam-se Caroline. Taquari está enfeitadada para receber os turistas. Hoje tem show nacional com Michel Teló. Quem é quem na foto eu não sei, mas todas são Caroline.
.


** A juiz Carmem Barghoutti, homenageada com o Título de Cidadã Lajeadense na última sexta, chegou a sede da Câmara por volta das 17h30, acompanhada da família. E encontrou as portas trancadas. Um segurança precisou abrir a Câmara. A solenidade começou às 18h. Nada que tirasse a importância da homenagem.
.


** Professor lajeadense José Pedro Khun foi eleito presidente da Federação Gaúcha dos Aposentados, com sede em Porto Alegre. Ele deixará a presidência da Atapel (Vale do Taquari) para dedicar-se a Federação. O RS tem quase 2 milhões e meio de aposentados e pensionistas.
por Fabiano Conte

Nenhum comentário:

Postar um comentário