Bom
Retiro do Sul - Geral


Segundo o professor, a formação encontrada no município está dentro dos padrões das paleotocas formadas por preguiças gigantes da espécie Eremotherium Iaurilardi (foto), há cerca de 10 mil anos atrás. “Uma escavação próxima a uma fonte de água, é um padrão que sempre encontramos, por isso acreditamos que foram realizadas numa época muito seca, em que a zona conforto do animal era encontrar uma fonte de água e ali perto escavar sua toca”.
Outra questão levantada pelo professor, diz

Henrich e sua equipe também fizeram uma análise preliminar das questões de segurança do local, aconselhando a retirada de uma formação que apresenta risco dentro da paleotoca e liberaram a limpeza, retirada de areia do fundo do ambiente para facilitar a visitação.
Ponto da fé
A conhecida Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, será novamente liberada para visitação em junho, quando ocorrerá uma celebração ecumênica na reabertura do local. A imagem da santa existente no local foi restaurada pelo proprietário das terras onde a paleotoca está.

“A idéia é devolver a comunidade este ponto turístico religioso e arqueológico, para que as pessoas possam desfrutar de mais este local para realizarem suas orações ou até mesmo trazer os familiares para conhecerem a formação arqueológica”, comenta a coordenadora de turismo do município Denise Kerber. “Temos de agradecer aos proprietários pelo empenho em realizar as melhorias e devolver a Bom Retiro do Sul este ponto histórico”, destaca.
Tesouros escondidos
Henrich e a equipe ainda falaram das revelações arqueológicas resultantes das obras da BR 386. “Muitos leigos passam pelas escavações da BR 386 e não percebem as paleotocas que foram descobertas. Se você observar bem, nos cortes há círculos, que foram preenchidos horizontalmente com diferentes camadas de argila, que são paleotocas que foram `entupindo´ com o tempo. Também há algumas que podem ser vistas longitudinalmente, pois os cortes ocorreram no seu comprimento, são verdadeiros tesouros, que acabarão encobertos pela vegetação e não serão explorados”.

Um deles refere às paleotocas da BR 386, outro será sobre a de Bom Retiro do Sul e a de Fazenda Juliana, em Fazenda Vilanova. As grutas de Santa Cruz do Sul também merecerão um espaço dentro da apresentação e, por fim, um estudo que comprova o tipo de escavação realizada pelos tatus, diferenciando as suas formações das realizadas pelas preguiças pré-históricas.
www.girodovale.com.br
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Nenhum comentário:
Postar um comentário