28 de fev. de 2013

Programa Viver Melhor inicia atividades com alguns grupos enquanto estrutura outros



Desenvolver ações voltadas ao incentivo da prática de atividades físicas como estratégia de promoção à saúde e lazer, são objetivos do programa Viver Melhor, realizado pela administração municipal de Bom Retiro do Sul, através de uma parceira entre as secretarias da Saúde e Ação Social e de Turismo, Esporte e Lazer, visa melhorar a qualidade de vida. O Programa que desenvolve exercícios físicos, o cuidado com a saúde e o convívio social, e também irá proporcionar palestras sobre atividade física, saúde e lazer com diversos profissionais e encontros de vivências.           O projeto que deu seus primeiros passos no dia 05 de fevereiro,  abrangerá, neste primeiro momento,  os bairros São Francisco e São Jorge, além das comunidades de Santa Rita de Cássia e Barra do Silva Jorge, no interior do município. O professor de educação física Paulo Cesar Schena (Paulinho) será o responsável pelo projeto. Paulinho é formado pela Universidade Integrada do Vale do Taquari de Ensino Superior (Univates), onde já realizou alguns trabalhos voltados ao mesmo objetivo do projeto Viver Melhor. Essa experiência na área dá ao professor a certeza que o projeto terá bons resultados em Bom Retiro do Sul.

O projeto ainda não chegou aos demais bairros,  pois o município não tem agentes de saúde suficientes, quadro que segue em estudo jurídico de viabilidade. As agentes de saúde tem papel fundamental no projeto, na divulgação e montagem dos grupos com os moradores. Ambas secretarias têm se empenhado em organizar reuniões, enquanto não há um desfecho para a questão das agentes, para iniciar o projeto nos demais bairros e localidades do município. “Nossa principal meta com o projeto Viver Melhor é atingir todos os bairros, afim de sempre melhorar a qualidade de vida dos bom-retirenses. O projeto é de extremo valor, pois no caso dos idosos a ginástica vem tirá-los da inatividade, além de fazer um bem enorme a saúde física e mental de todos. A proposta é dar condições para que eles continuem a fazer o que sempre fizeram, permanecendo independentes. Para os demais participantes a prática ajuda, principalmente, no condicionamento físico e na prevenção de lesões durante as atividades desenvolvidas no dia-a-dia”, coloca Vivian Wermann, coordenadora do Esporte de Bom Retiro do Sul.

Grupo do São Jorge
Na última terça-feira, às 8h30min, a sede do bairro São Jorge abriu suas portas para que o bem-estar entrasse e alegrasse a todos os adeptos do projeto. Um grande número de moradores se fez presente, com muito entusiasmo para mais uma semana de atividades. Sendo maioria, o pessoal da terceira idade aproveitou cada instante de conversa e alongamento que visa, além dos benefícios físicos ao corpo, a diminuição das tensões e do estresse. Proporcionando um momento agradável na companhia de profissionais e amigos. Por volta das 9h45min do mesmo dia, o encontro ocorreu no bairro São Francisco. A comunidade interagiu com as atividades propostas pelo professor e confirmou o quão bem o projeto Viver Melhor está fazendo ao bem-estar de quem o adapta a sua rotina. Uma hora de atividade em cada uma das comunidades fecharam mais uma semana do projeto.
Início da expansão
Nesta sexta-feira haverá reunião na sede do bairro Alto da Bronze voltada aos moradores dos bairros Getúlio Vargas e Alto da Bronze, para firmar a possibilidade de expansão do projeto aos moradores.
Terças-feiras
8:30 – Sede bairro São Jorge
9:45 – Sede do bairro São Francisco
No restante das localidades os horários estão sendo definidos de acordo com as possibilidades de cada grupo, mas serão ajustados nas próximas semanas.
Assessoria de Imprensa
Créditos: Lautenir Azevedo júnior
%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Nenhum comentário:

Postar um comentário