6 de dez. de 2012

Coluna do Luca - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, da Folha de Estrela de 06.12.12



 @@@@@@@@@@@@@@@@
MAGRA-INVENTIVA: Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
 
ALOISIO (PSD): “Até agora não havia a participação da população de pessoas”.
CRISTIANO (PMDB): “Levaram o meu microfone, prá mim nãoperguntar nada pro Gérson”.   
JOSÉ ALVES (PTB): “A rua tava lotada de pessoas, como se fosse uma enchente”.  
   
Muitos integrantes da imprensa afirmaram que iriam ter exclusividade na divulgação da nominata do Secretariado de Rafael Mallmann, que vai assumir a Prefeitura de Estrela dia 1º de janeiro. Balela. Ele vai divulgar todos os nomes oficialmente, dia 12, na Câmara de Vereadores. Ou enviar via internet, para todos, TODOS os órgãos de imprensa da Região. Sem exclusividade. O que foi divulgado até agora pode ter até um ou outro nome que vai ser confirmado, mas a maioria é especulação.

Tramita no Senado uma Emenda à Constituição, que deverá ser votado em breve, extinguindo o salário de vereadores nos municípios com menos de  50 mil habitantes. Atingirá 89,41% dos mais de 5.565 municípios do País. Só 600 cidades ainda terão vereadores pagos. A autoria é do Senador Tucano Ciro Miranda, de Goiás. A proposta está na Comissão de Constituição e Justiça e será relatada por Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Acho que devemos fazer um manifesto exigindo a aprovação desta emenda.

Sábado, dia 1º, as 8h30min foi inaugurado o novo prédio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Estrela. São oito mil metros quadrados que agora abrigam as Lojas do Sindicato de Estrela. Vários Vereadores destacaram o acontecimento, na Tribuna segunda-feira. Estranho. Não vi nenhum deles nos atos inaugurais. Só estava lá o Prefeito eleito Rafael Mallmann e seu Vice Valmor Griebler. 

Lécio Gregory, presidente do STR de Estrela, disse que duas entidades se juntaram para um grande e forte empreendimento para o futuro, demonstrando força e união, para beneficiar a comunidade de Estrela. “Deixamos este presente para a população usufruir”, ressaltou.

Joel Mallmann (PSB) falou novamente sobre o aumento de roubo de veículos na Região: Em novembro, foram 40! “E a situação vai piorar com a ida de integrantes da Brigada Militar do Vale do Taquari para o Litoral, na Operação Golfinho, ficaremos ainda mais desprotegidos”, acentuou. Joel disse que a BM está tomando uma série de medidas para tentar solucionar a situação, “vamos ver se vai funcionar, como ficará a situação em dezembro e janeiro”. É, realmente, vamos aguardar prá ver. Mas o Vereador está certo: Se diminuir o número de soldados na Região, sem dúvida o número de assaltantes vai aumentar.

Gérson Strehl, do Estrela Pneus, Vice Presidente de Eventos da CACIS usou da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores. E fez uma bela explanação da Estrela do Natal, “Sua luz  completa o brilho desta Estrela”. Destacou a parceria entre CACIS/CDL e a Prefeitura Municipal promete mais um momento mágico para toda a comunidade. “Luzes e símbolos natalinos preparam a cidade para encantar a todos e o toque final é dado pela comunidade e pelo comércio local, que completam o brilho desta Estrela”, afirmou. Foi muito elogiado pelos vereadores.

Estrela precisa de mais acessos à BR 386, os arredores do Trevo estão sempre congestionados. Para aliviar, a primeira medida - que já era utilizada, mas foi fechada - é reabrir o acesso ao Bairro das Indústrias para quem vem de Lajeado, logo na entrada do Trevo. Com 20 metros de asfalto, os veículos não precisarão mais usar o Trevo e a Rótula em frente a Rodoviária. Outra medida urgente, é acessar a rua João Lino Braun à BR 386 - 100 metros de asfalto, no máximo - desviarão os veículos do Bairro Boa União do Trevo. Lajeado tem vários acessos diretos à BR 386.

Muita reclamação sobre falta de locais para estacionamento no centro de Estrela e arredores. E podem ficar certos: Vai piorar cada vez mais. O motivo é um só, o aumento de veículos a cada dia que passa. Não tem o que fazer, infelizmente. Acho que a única solução - que não é definitiva, basta ver Lajeado - é começar a implantar o estacionamento pago. Mesmo assim, vai faltar espaço.

Neste sábado, nossa Garota Uame Júlia Tomasi vai representar Estrela e a Região no Concurso A Mais Bela Comunitária do Rio Grande do Sul, promoção da Fracab - Federação Riograndense das Associações Comunitárias e Moradores de Bairros. Vai ser em Lagoa Vermelha. E torcida daqui vai se deslocar prá dar força, informa o novo presidente da União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, Aloisio Mallmann, que assume o cargo hoje à noite. A Assembléia inicia as 20h, tendo por local a Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias. Ah, e a escolha da Garota Uame 2013/2014 já tem data, será dia 23 de novembro no Bairro das Indústrias.  

Marquinho Lang, agora Secretário Municipal do Meio Ambiente em Lajeado, saiu do DEM e entrou no PRB. A propósito, com a saída do ex-parlamentar como fica o DEM aqui na Região? Será que o partido elegeu algum vereador? E o PRB, existe em quais municípios?
FRASE:
Leandro Quasegol levou mais pontos na testa do que o inter no segundo turno do Campeonato
(Filósofo Gremista no Salão do Hermes e Leonardo).
%%%%%%%%%%%%

Nenhum comentário:

Postar um comentário