Post p/ Chimarrão, em 07/09/2011
====================
Seguidamente recebo ligações de pessoas interessadas em concorrer a vereador em 2012. Alguns ponderam que conhecem muita gente, enquanto outros argumentam que têm muitos amigos. Todos entendem que, com isso, está aberta a porta para uma eleição. Não é bem assim.
O fato é que conhecimento e amizade não são sinônimos de votos. Ser conhecido é apenas o primeiro passo para se eleger. Explico: de nada vale ser conhecido em toda a cidade se as pessoas fazem uma imagem negativa do pré-candidato.
Ser conhecido positivamente é outra coisa. Mais: transformar essa imagem positiva em voto é totalmente diferente e ainda mais complicado. Isso porque são muitos os fatores que influenciam a decisão do eleitor, mas efetivamente imagem é tudo, como diz o bordão da publicidade.
A todos que querem concorrer, sempre digo: antes de qu
alquer candidatura oficial, faça o teste do Facebook. Abra uma conta e descubra quantas pessoas irão te procurar na rede social. Cuidado: os “amigos” do Face são apenas contatos, não necessariamente amigos e, portanto, eventualmente podem (ou não) votar em você.
Quando sai a homologação da candidatura, outra prova que recomendo é o teste do adesivo. Faça cem unidades e distribua entre seus familiares e conhecidos. Após, descubra quantos efetivamente colocaram no vidro do carro. É nesta hora que se começa a ter uma ideia do potencial de votos e de quem se poderá contar no pleito.
Minha intenção não é desestimular ninguém, pelo contrário. Acredito que aqueles que entendem que podem contribuir com a comunidade podem e devem oferecer seu nome à avaliação popular. Mas, para evitar dissabores, é possível usar de simples mecanismos, como os testes propostos acima.
Ah, só pra constar: a eleição passa, invariavelmente, por serviços prestados e imagem pública (mais adiante trato do tema em outro post). São esses dois componentes que tornam uma candidatura viável, que depois irão se somar à relações pessoais e expectativa de poder.
MÁRIO SELBACH
Blog Política sem rodeios
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Ih... já sei que não posso ser candidata então! rsrsrs Mas ainda me restam os adesivos. Esses eu posso colar escondido dos donos dos carros. brincadeira. rsrsrs Achei interessante as dicas.
ResponderExcluirsó vc mesmo...cheia de tiradas de letra, mas está certa, os adesivos dá prá gente se iludir um pouco e ver nosso santinho colado nos veículos, pelo menos por algum tempo...abraços Ivana...fico feliz que aí em Natal/RN assim como em tantos outros cantos do país e até do mundo, se tenha leitores assíduos, atentos e com o espírito que todos devem ter....de brincar com o que nos é colocado....afinal tem coisas que não se pode levar tão a sério, pois os que deveriam não o fazem não é mesmo?? Novidades no seu site/blog??? Ótima semana!!
ResponderExcluirE aí chimarrão!!!! Nós iremos testar então!!!! Já temos aproximadamente cerca de 400 pessoas disponíveis para começar o Movimento: “Ivan Aceita”. Será lançada em breve (só precisamos acabar todo o material) uma campanha via: e-mail, blog, twitter, orkut e facebook. O objetivo é fazer o Ivan Maia mudar de idéia e aceitar o desafio de candidatar-se nas próximas eleições. Um nome para transformar Bom Retiro. Participe vc também!
ResponderExcluirTem todo meu apoio. Gosto mto do IVAN e ele sabe disso. Nossa relação é bem estreita no campo das ideias. O movimento me lembra a campanha do Vesgo e Silvio do Pânico em favor do S.SANTOS deixar que continuasse o quadro....eles venceram o todo poderoso. Pois o movimento de vocês, que confesso, não conheço pessoalmente, é meritória em seu início. Vamos ver os resultados e ver se realmente o tópico publicado tem o efeito, positivo ou negativo. Espero que o primeiro, pelo esforço coletivo de vcs, que confesso, nessas mais de três décadas em que escrevo e acompanho as mutações políticas locais, nunca assisti um movimento assim, tão forte, incisivo, objetivo e que quer mudar e mudar com o IVAN. Só p lembrar quem não acredita em mobilização: "ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA, TANTO BATE ATÉ QUE FURA". Abraços!!
ResponderExcluirDizem que nada é por acaso!
ResponderExcluirIsso mesmo! Lendo esse texto, num momento especial e digamos "conflituoso", compreendemos que a providência divina existe mesmo. Dúvidas, incertezas, escolhas, caminhos a seguir, decisões a tomar...
A reflexão das palavras escritas nos permitem ir muito além do visível; parecem que soam como respostas a questionamentos que insistem em nos perturbar. No fundo, temos as respostas. Apenas não fingimos não saber. Melhor ou pior?
Idem!
Mataste a charada?
A dupla dinâmica em ação novamente.
Abraços fraternos.
Ci & Gio