11 de set. de 2011

Coluna do Chimarrão - VARIEDADES

===============================
Post p/ Chimarrão, em 11/09/2011
=========================

Forre seu quarto ou escritório com livros

Sempre temos dicas do que fazer com seu livro velho que já quase não existe mais. Agora vamos falar da ideia do escritório de design Lula Dot, de Londres, que juntou vários livros para fazer uma parede super bacana. Além de um visual bonito, o escritório também diz que os livros se tornam um ótimo isolador de som. Se você tem vários livros sobrando em casa (e nenhum pode ser doado para outra pessoa ter oportunidade de ler) você pode fazer essa parede, ou até mesmo alguma divisória. Com o lado branco (das páginas) você pode fazer um ambiente mais moderno, com o colorido da lateral do livro você pode dar diferentes tons para o local

Brasil recebe condenação inédita da ONU

Em caso inédito, o Brasil foi condenado pela ONU na área da saúde por violação aos direitos humanos da mulher grávida. Em questão está o caso da brasileira Alyne Silva Pimentel, que morava na Baixada Fluminense. Em 2002, no sexto mês de gestação, ela deu entrada em um hospital público, em situação de alto risco de vida. Lá permaneceu cinco dias sem receber atendimento e morreu.

Descoberta a proteína que espalha o câncer pelo organismo

Pode estar em uma proteína o segredo para impedir a metástase das células cancerígenas. Essa é a esperança de cientistas do Instituto de Pesquisa doncer do Reino Unido. Eles anunciaram a identificação dessa proteína nomeada JAK, que age sobre as células do câncer tornando possível a elas sair do tumor. Após o contato com a JAK, as células adquirem capacidade de contração, semelhante às fibras musculares. Isso permite que elas se movam pelo organismo, atingindo áreas até então saudáveis. Os pesquisadores pretendem fazer testes para concluir se, ao bloquearem a proteína por meio do uso de drogas, evita-se o surgimento de novos tumores. Atualmente, cerca de 90% dos óbitos pela doença estão relacionados à ocorrência de metástase.

Lixeira solar manda e-mail quando cheia

Uma nova tecnologia está sendo testada na Irlanda e na Escócia para minimizar o problema do lixo nas cidades. Várias cidades já instalaram as ‘Big Belly’, lixeiras computadorizadas, movidas a energia solar. Além de compactarem o lixo, o que as faz armazenar oito vezes mais material do que um compartimento normal de mesmo tamanho, elas ainda enviam um e-mail alertando quando precisam ser esvaziadas. E tudo isso funciona com apenas oito horas de luz por mês. A ideia é bem bacana: a lixeira demora mais para ficar cheia, o caminhão de lixo roda menos e só sai para a coleta quando precisa, e há uma divisória para material reciclável. Só precisa agora contar com a educação das pessoas – afinal, o lixo não vai parar lá dentro sozinho.

Plantão médico

Especialistas que acompanham Reynaldo Gianecchini, internado desde 4 de agosto no Hospital Sírio-Libanês, com a discrição que o caso requer, confidenciam que, se o linfoma não Hodgkin de células T não ceder ao tratamento com quimioterapia – como ocorre muitas vezes –, o ator terá que sofrer um transplante de medula. Nesse caso, as irmãs Cláudia e Roberta têm maiores chances de ser doadoras. A qualquer hora, aliás, elas podem passar por exames, com tal finalidade.

Foco no varejo

“O desafio da urbanização é o maior do Brasil. O País pode transformar favelas em construções mais sustentáveis”, afirmou o americano Stuart Hart, um dos maiores especialistas mundiais em negócios sociais, que esteve em São Paulo na semana passada. Autor do livro “O Capitalismo na Encruzilhada”, ele visitou as comunidades de Brasilândia, Vila Andrade e Ermelino Matarazzo, onde a Coca-Cola toca um projeto social que pretende, até a Copa de 2014, capacitar 400 mil jovens das classes C e D para trabalhar no varejo.

Vida sem fronteiras

Boicote internacional à parte, o Brasil vai implementar um programa de ajuda à Síria na área médica. O objetivo é preparar equipes, em Damasco, até o final do mês de agosto, para a realização de transplantes de fígado, com doadores vivos. A técnica na qual especialistas brasileiros gozam de reconhecimento mundial será ensinada pelo cirurgião Paulo Chapchap, do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Livro reúne projetos de templos, igrejas e capelas de Oscar Niemeyer

Ícone mundial da arquitetura moderna, em plena atividade aos 103 anos de idade, Oscar Niemeyer acaba de lançar um livro que reúne os projetos que fez de templos religiosos, uma parcela importante de sua vasta obra. As Igrejas de Oscar Niemeyer, lançado nessa semana, na galeria de arte da filha do arquiteto, Anna Maria Niemeyer, traz imagens coloridas de 16 catedrais, igrejas, capelas e outros templos projetados pelo mais importante arquiteto brasileiro, executados ou não. A presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o arquiteto Oscar Niemeyer.

Entorno de Fukushima deve ficar inabitável por décadas

Áreas em torno da usina nuclear de Fukushima podem ficar inabitáveis por décadas por causa de altos níveis de radiação, afirmou o governo japonês, anunciando medidas nesta semana com o objetivo de reduzir a radiação em dois anos. O Japão enfrenta o desafio que é descontaminar o entorno da usina, que ainda emite baixos níveis de radiação quase seis meses depois do terremoto e tsunami que causaram o derretimento nuclear. Em um encontro com autoridades locais, o governo estimou que serão necessários mais de 20 anos para que moradores possam voltar com segurança para áreas com níveis atuais de radiação de 200 mSv (milésimos de Sievert) por ano. Para áreas com leituras de 100 mSv, serão necessários dez anos de espera.

Custo de energia eólica caiu no Brasil

Agência Brasil – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que desde maio – quando o Brasil atingiu pela primeira vez 1 gigawatt por hora (GWh) de energia eólica – a geração só vem crescendo e atualmente os ventos estão produzindo 1,073 GWh. O volume se aproxima do potencial da Usina Angra 2 (que tem capacidade de 1,35 GWh), e pode abastecer uma cidade com 1,5 milhão de habitantes. Segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica), o aumento reflete a procura dos últimos anos por energia limpa, já que a força dos ventos é menos poluente que outras fontes. Isso fez com que os custos de geração, como a instalação e a compra de equipamentos diminuíssem, tornando a alternativa mais competitiva.

Senador americano decide que lobos não estão mais em risco de extinção

Pra quem pensava que políticos com propostas absurdas só existiam no Brasil, estão errados: Nos EUA, um senador fez um projeto que tira o lobo-cinzento da lista de animais em risco de extinção. Jon Tester, que além de senador é também um agricultor da região de Montana, fez o projeto para que os lobos sejam caçados na região. Em 60 dias a caça já deve voltar a ser liberada. Um terço, dos mais de 4 mil lobos nos EUA, ficam em Montana. Fazendeiros dessa região pedem a caça, por acusarem os lobos de “matar por prazer” e prejudicar a criação de gado e ovelhas. É a primeira vez que um animal sai da lista de espécies ameaçadas por uma ação do Congresso dos EUA. Em agosto de 2010 já houve uma tentativa de tirar o animal da lista para permitir a caça, porém a decisão foi negada na justiça. Isso precisa acontecer novamente.

Livros de papel vão deixar a Coréia do Sul até 2015

A Coréia do Sul é um dos países que tem a melhor conexão de internet do mundo e irá usar isso a favor do meio ambiente já que, até 2015, só vai usar livros digitais com todos alunos do país. O governo sul-coreano vai investir mais de R$ 3,2 bilhões para fazer isso funcionar. Os livros de papel serão substituídos por livros digitais em tablets. O ministério da Educação, Ciência e Tecnologia (veja, um só para tudo isso e funciona) informou que os livros terão conteúdo tradicional e também multimídia (vídeos, músicas etc) e todas escolas vão possuir redes Wi-Fi para que os alunos tenham acesso aos livros e conteúdos disponíveis na web. Para as famílias de baixa renda, o governo irá fornecer tablets de graça. A distribuição, aliás, deve começar logo já que nessa primeira fase os livros em papel vão conviver com os digitais até que, em 2015, seja feita a transição total. Vale lembrar que, dependendo do tablet ele vai poder ser usado até como carderno e aí menos papel será feito.

Gigantes se juntam para retirar gases nocivos dos sistemas de refrigeração

Coca-Cola, PepsiCo, McDonald’s e Unilever criaram, juntos com o Greenpeace e a ONU, o programa Refrigerants, Naturally!” (“Refrigerantes, Naturalmente” em tradução livre) que visa retirar os gases fluorados utilizados na refrigeração das bebidas. Os gases nocivos à camada de ozônio (F, CFCs, HCFCs e HFCs) estão sendo substituídos por substâncias naturais, como amônia, hidrocarbonetos e o dióxido de carbono. O esforço é compreensível quando a estimativa diz que os HFCs, utilizados nas redes de comércio, têm um impacto no aquecimento global que pode chegar a até mil vezes mais que o gás carbônico. A iniciativa já conseguiu um prazo: Até 2015 todo o setor de varejo se comprometeu a mudar a tecnologia de refrigeração.

Medidas simples reduziriam até 73% do consumo de energia do mundo

Com adoção de medidas simples e o uso de tecnologias já existentes o mundo todo poderia economizar 73% da energia que gasta, é o que diz o estudo feito pela Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Foram analisados prédios, veículos e indústrias e afirmado que, se aplicada uma política de como aproveitar melhor cada uma dessas coisas, o mundo poderia consumir pouco mais de um quarto da energia consumida atualmente. As medidas são simples como, por exemplo, instalar vidros triplos em casas e edifícios para melhorar o isolamento térmico, tampar as panelas enquanto está cozinhando, reduzir a temperatura da máquina de lavar roupa e louça. Também é recomendado, na área de transportes, que os carros tenham limite de peso em 300 quilos.

Italiana coloca painéis solares e faz notebook ficar ecológico

Num mundo ideal todas as coisas que precisam ser ligadas já viriam de fábrica com painéis solares para se recarregar. Celulares, notebooks, carros, motorzinho do dentista e, talvez, até roupas/bonés teriam alguns para você carregar seu iPod enquanto faz aquela caminhada/pedalada. Ainda não estamos nesse mundo ideal (talvez, infelizmente, ele nem aconteça), mas uma designer italiana já começou a querer implantar algo: Notebook com painel solar. Andrea Ponti fez um notebook lindo e ecológico. Com dois painéis solares (na tampa e no teclado) o computador ficou elegante e estiloso e, obviamente, mais funcional. Já que não precisa ficar carregando na tomada. Se funciona direito? Bem, ainda é só um projeto sem data para sair do papel, mas Andrea já está procurando parceiros para fabricar o “sunbook”.

Faça água “do nada”

O “nada” na verdade é o ar, e é ele quem o H2O Pure utiliza para criar água. Ela parece um filtro convencional, mas é muito mais que isso. Ela retira a umidade do ar e a transforma em água depois de um processo de compressão e condensação do ar. A máquina ainda filtra o “orvalho” criado dentro dela para, aí sim, virar água potável. E podemos comemorar, pois a tecnologia que a máquina usa foi criada aqui no Brasil, em Minas Gerais, pela empresa HNF. A empresa diz que quanto mais úmido for o local onde a máquina fique, mais água ela cria. Por dia a máquina consegue gerar 40 litros de água. O preço ainda não é o melhor do mundo (ela custa R$ 6,5 mil), mas vários estabelecimentos já estão começando a comprar e outros países estão comprando também. Com isso, segundo a empresa, o preço deve começar a cair.

Conceito de tablet dispensa carregadores

Tablets são a nova onda do mercado tecnológico. Depois do iPad, toda empresa quer ter uma tábua digital. Três designers se aproveitaram da onda para idealizar o Ecopad: Um tablet que se carrega conforme leva toques. A ideia é do trio Jun-se Kim, Yonggu Do e Eunha Seopode. Eles pensaram em utilizar uma tecnologia de nano filmes na tela do Ecopad. Com isso, o sistema utiliza piezeletricidade que é muito mais que um trava-línguas. Essa tecnologia permite que os toques na tela do tablet (pressão mecânica) gere energia para ele funcionar. Lógico que ele não tem previsão de chegar a fase final de desenvolvimento (muito menos ao mercado), mas seria interessante essa tecnologia chegar em, pelo menos, E- Readers que precisam de menos energia por ter só a tela E-Ink.

Incêndio assustador em fazenda do Mato Grosso do Sul

Infelizmente esta imagem assustadora é real. Ela foi feita numa plantação de cana-de-açúcar em Chapadão do Sul, 325 quilômetros de Campo Grande/MS. Foram necessárias duas equipes de bombeiros, caminhões pipa e vários brigadistas da própria fazenda para controlar o fogo. O incêndio, segundo o Corpo de Bombeiros, deve ter sido iniciado por uma fagulha que saiu de uma máquina que fazia a colheita. Não se sabe ao certo o tamanho da área destruída pelo fogo. Foi o segundo caso em poucas horas, pois na manhã do mesmo dia o Corpo de Bombeiros teve que controlar as chamas que consumiram 10 hectares de uma plantação de milho de outra fazenda local. Um dos maiores culpados é o tempo seco da região e a temperatura que chegou aos 36ºC em Chapadão do Sul.

China diz que irá endurecer combate aos hackers

A Suprema Corte e a promotoria da China reforçarão a luta contra os hackers ao adotar penalidades mais severas para as pessoas envolvidas nesse tipo de delito, informou a mídia estatal do país. Sob regras que vigorarão a partir de setembro, as pessoas que “deliberadamente comprarem, venderem ou encobrirem dados ou acesso a redes obtidos de forma ilegal estarão sujeitas a punição criminal”, afirma um comunicado oficial do governo, de acordo com a agência oficial de notícias Xinhua. - Atividades como essas estão se tornando cada vez mais comuns, e chegam a dar origem a grandes plataformas online para transações. Penalizar esse tipo de transação vai romper a cadeia de lucros dos crimes de computação – acrescenta o texto.

Reflita:

A natureza dos homens é a mesma, são os seus hábitos que os mantém separados.

%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Nenhum comentário:

Postar um comentário