Post p/ CHIMARRÃO, em 02/09/2011
=========================
(clique na foto desejada p/ampliar)
INDICAÇÕES
Juarez Cardoso (PMDB) solicitou a limpeza da Estrada Pedro Simão Poersch, desde seu início, junto à Rua José Armindo Beppler, até o seu final. Igualmente pede a recuperação geral das estradas do Distrito de Pinhal com a devida colocação de material, visto o mau estado de conservação em que se encontram.
Eder Cíceri (PSB) sugeriu a viabilização de espaço físico com dimen
sões e condições, para abrigar a coleta de lixo reciclável e seus catadores e deseja que o local seja o mais próximo possível da sede do município. Pedido é em função de haver locais diversos e reclamação de moradores vizinhos a esses, em função da falta de higiene, mau cheiro e também pelo perigo de contaminação, que leve a doenças transmissíveis. Considera, se atendido seu pedido, se terá melhores condições de trabalho dos catadores, como também, atenderá o reclame de população em geral.
Silvio Portz (PMDB) pede a construção de abrigo para passageiros no encontro das Ruas Ipanema com Inhandava, no bairro San Diego. Justifica essa melhoria pelo grande número de pessoas que tomam os coletivos naquele local e sem o abrigo tem enfrentado problemas com chuva e frio.
DESFILE CÍVICO
O Secretário Municipal de Educação e Cultura, em correspondência, emitiu convite ao legislativo e população para a caminhada cívica que ocorrerá no próximo dia 07 de setembro na Rua Jorge Fett, com início previsto para às 8hs30min, quando alunos dos educandários e entidades representativas do município deverão desfilar em homenagem à Pátria nesta data.
EXPLICAÇÕES PESSOAIS
Gilberto Quadros (PP) utilizou seu espaço na tribuna para reiterar comentários já feitos em relação à empresa concessionária de energia elétrica da região –Aes Sul – e lembrou que no último final de semana dois postes caíram próximo da Creche Vó Marica e houve falta de energia. E aparte Eder Cíceri disse ser uma vergonha um poste cair e puxar outro junto por estar podre e vários
consumidores ficam por quase um dia sem energia. Quadros disse estar cansado dessa situação e pede providências, “porque 90% dos postes estão podres em sua base e os consumidores querem saber quem irá lhes ressarcir dos danos que tiveram com eletrodomésticos queimados”. De sua parte o vereador disse que muitas vezes pediu providências e a empresa nada fez com relação a suas reclamações. Por fim elogiou a SMEC peloenvio do convite para o desfile da Pátria, com a devida antecedência. “O que não acontecia habitualmente”, destacou.
Juarez Cardoso (PMDB) falou sobre a área maior adquirida pelo município e se referiu a conversas de bastidores que davam conta que 200 casas populares foram perdidas pelo município. Com respeito a isso, disse que a área de aproximados 12 hectares foi dividida para habitações e distrito industrial e a primeira somente permite a construção de 180 moradias “e a
s outras dez da área menor, o prefeito foi até a capital para ver da possibilidade de dar início em 20 casas populares e a área maior jamais suportaria 300 imóveis como se comentou e também porque a União e a CEF não permitiria essa destinação, porque o município possui somente 12 mil habitantes e para esse número de casas deveria ter pelo menos 25 mil”, esclareceu. Disse que seu partido é uma das maiores bancadas e não acredita que a oposição esteja criando situações para que o PMDB acabe brigando, mesmo porque não é conversa de bastidores que acabará com a união que existe dentro da bancada.
Silvio Portz (PMDB) falou sobre a continuidade das obras de implantação da canalização da água para a região de Beir
a do Rio, afirmando que a empresa responsável aguarda tempo bom para a execução do trabalho necessário. “Espero que o tempo melhore e permita a colocação dos canos aguardados pela comunidade e que tenhamos concluída essa obra”. Sobre energia elétrica que fora reclamado por seus colegas, com relação ao não atendimento dos consumidores pela concessionária, disse que na região baixa é o contrário, porque a empresa responsável, Certaja, tem a devida preocupação com seus consumidores e relembrou o andamento dos trabalhos na rede trifásica da região de Faxinal, os quais estão dentro do previsto e destacou que quase toda a re
de está sendo instalada com postes de concreto. Afirmou que essa melhoria já despertou interesse de empresários que devem se instalar naquela região. Por fim registrou que o problema da região ainda é o sistema de telefonia e que reunião entre os moradores deverá definir o caminho, se continuidade da telefonia convencional ou o uso do celular rural.
Eder Cíceri destacou o atendimento de seus pedidos pelo Executivo, dentre eles a área para execução de um distrito industrial e anunciou que em breve uma empresa local, hoje atuando em prédio
locado, começa a obra de seu prédio próprio. “Isso é um trabalho não só do Poder Executivo, mas também dos vereadores que aprovaram a proposta de aquisição. E a iniciativa de destinar parte da área para instalação de empreendimentos foi nossa e por isso agradecemos o apoio que se teve do poder público, pois dessa forma se para de pagar aluguel que é o mesmo que rasgar
dinheiro público e o incentivo para construção vai dar condições a que o empresário hoje subsidiado em locação, de caminhar com suas próprias pernas”. Também fez referência a academia ao ar livre, que o governo municipal já está atendendo sua indicação e começa a dar andamento com a preparação da área junto ao Parque Por do Sol, para posterior instalação dos equipamentos para uso da comunidade.
Edson Garcia (PDT) se disse alegre ao ver pessoas novas na política presenciando as sessões da câmara para assistir aos assuntos discutidos nessa casa legislativa, como ultimamente vem acontecendo com lideranças jovens. Cumprimentou o hospital local pela entrega do aparelho de ecografia para a comunidade. “Isso demonstra que as melhorias vêm acontecendo devagar, mas continuadamente e é isso que se precisa para que tenhamos uma saúde de qualidade para a população”. Disse que não coloca proposições porque seus pedidos não encontram atendimento e por isso comenta os pedidos da comunidade verbalmente. “Se percebe que na questão de ruas ou estradas a justificativa para não atender é a ocorrência de chuvas, mas nos próximos dias teremos tempo bom e esperamos que ocorra o atendimento, pois existem várias vias em mau esta
do de conservação”. Reclamou da falta de recolhimento de lixo em determinadas ruas do bairro São João, com destaque para a Rua Enio Klock, que já toma metade da via e por isso reiterou que se faça um cronograma de recolhimento e se cobre que obedeçam as regras. “mas como não fazem o que sugerimos também não podem cobrar da população e sim recolher o que foi colocado na via pública, pois as pessoas, não sabendo quando vai haver recolhimento, colocam lixo a qualquer dia”, argumentou Farias. Elogiou proposta do colega Eder Cíceri quando a reciclagem e disse que somente comprando uma prensa, se poderia minimizar a atual situação e a seguir viria o transporte do material, “consequência natural e maiores benefícios viriam para os recicladores e se evitaria os problemas elencados pelo colega com relação à saúde pública”. Por fim cobrou agilidade do setor de trânsito, em especial na rua principal, onde disse não ter visto mudanças que melhorem o fluxo e destacou necessidade de recuo dos abrigos nas paradas, para que os coletivos possam estacionar devidamente e não na pista de rolamento como ocorre hoje. Também pediu adequação da carga e descarga, com determinação de horários na via principal, um dos motivos de congestionamento. Reclama que veículos com peso acima do permitido estão acabando com o asfalto da rua principal da cidade e a maioria são veículos que usam essa via para fugir do pedágio e pede que o setor de trânsito regularize essa situação.
Obs: Algumas fotos são ilustrativas, conforme sugere o texto postado.
@@@@@@@@@@@@@@@@@
É triste! Onde estão os projetos? Os planos? É deprimente ler estas ações da câmara. Temos que renovar todo este grupo nas próximas eleições.
ResponderExcluirMeu caro, atuo no legislativo realizando cobertura dos trabalhos, desde 1978 e nunca foi diferente o desenvolvimento do expediente semanal da câmara. Quem assiste sabe que essa é a forma de atenderem o eleitorado, fazendo pedidos ao governo municipal e/ou a entidades locais e de outras esferas. Os novos podem e devem ter novas ideias, iniciativas, projetos de ordem legislativa, pois a maioria parte do Executivo e principalmente, trazer novidades que atendam os anseios de sua comunidade. Mas para isso o legislador tem que manter um contato mais estreito com a população e levar seus anseios para a tribuna. Sendo assim, haverá mudanças, ao contrário, a rotina será a mesma de décadas. Abraços!!
ResponderExcluir