Post p/ Chimarrão, em 23/09/2011
======================
Com Licença, vou à luta é um programa que tem como propósito desenvolver o empreendedorismo das mulheres na gestão de negócios. O programa está sendo desenvolvido em Bom Retiro do Sul em parceria com o SENAR/RS e objetiva desenvolver competências de gestão para aplicação no seu próprio negócio e contribuir para a renda familiar com melhorias na eficiência da gestão. Este curso foi programado no mês de março junto às atividades desenvolvidas no mês da mulher. Na abertura desse curso estiveram presentes as idealizadoras do evento
: Claudia Köhler (vice-prefeita), Afaf Wermann (presidente do COMDIM/BRS) e Nilsa Freitas. Claudia Köhler, em sua fala relatou que em outubro de 2009 assumiu a Coordenadoria da Mulher de Bom Retiro do Sul dando seguimento ao trabalho de Claudia Maria Griebeler que focalizou suas ações no apoio e acompanhamento às mulheres em vários setores dando atenção especial a área da saúde, apoiando a iniciativa de fundar a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Bom Retiro do Sul. As ações da Coordenadoria da Mulher no ano de 2010 estiveram voltadas para o projeto Alimentando Sonhos, desenvolvido em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul e para a criação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Em 2011, a ação foi centrada na união de pessoas e entidades que trabalham em prol da mulher bonre
tirense. Segundo Claudia, foi o ano de investir na formação das mulheres e na qualificação daquilo que muitas mulheres produzem: artesanato, queijo, bolacha, macarrão... Foram desenvolvidos muitos cursos, em parceria com o Senar/RS com o objetivo de desenvolver habilidades de planejamento, organização de negócios e comercialização. Neste ano foi iniciada a Feira do Artesanato, junto ao Parque Pôr-do-Sol. O curso Com licença, vou à luta é a culminância deste trabalho. Claudia ainda entregou a nova Coordenadora da Mulher, Simone Görgen, o computador que recebeu em doação do Banrisul.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Agradecemos desde já por novamente oportunizar novamente a darmos nossos pitacos no dia-a-dia político de Bom Retiro.
ResponderExcluirE gostaria de iniciar dizendo que realmente devemos encarar de modo sério a política local eis que ela contribuirá na formação da política regional, estadual e federal.
Brigamos, xingamos, esbrajevamos, mas sempre ficamos quietos e passivos quando deputados federais, para se autoprotegerem despenalizam um de seus pares -através do VOTO SECRETO é lógico- como foi o caso recente em Brasília.
Tais como crianças travessas que tentam se redimir culpando aos outros, transferimos as responsabilidades para os políticos. Mas nos esquecemos do principal: OS POLÍTICOS TEM A NOSSA CARA. Sim, isto é verdade. Fomos nós que os colocamos lá, fomos nós que votamos neles sem os conhecermos da maneira que deveria ter sido feito ou então, por amizade, por que era "o cara", rico, pobre, preto, branco, esperto, amigo de "buteco", fala bem, tem estudo, semi-analfabeto, maduro e experiente, mais jovem, já foi prefeito, nunca foi político antes, etc...
E o que é pior, depois que os colocamos lá nos distanciamos deles. Passamo-lhes uma procuração para nos representar e não cobramos o que está sendo feito. Apenas aguardamos novas eleições para votarmos novamente.
Nos falta consciência. Política não é time de futebol, onde tu é vermelho ou azul, onde se perdendo um campeonato tem outro logo alí adiante. Política, é saúde, Educação com qualidade, segurança pública. É a esperança de um futuro melhor para nós, nossos filhos e netos.
Um abraço a todos.