============================
Post p/ Chimarrão, em 24-09-2011
========================
Post p/ Chimarrão, em 24-09-2011
========================
Diante dos pedid
os de nossos leitores habituais que ainda não são seguidores deste espaço interativo, a partir de agora o espaço para consultas e leituras está novamente reaberto para todos, visto que o fechamento de comentários para leitores não cadastrados estava também privando nossos leitores que têm colaborado com este espaço. Diante do exposto, reabriu-se o BLOG DO CHIMARRÃO para que todos possam ler e comentar as matérias publicadas, sempre dentro da ótica do elogio ou da crítica construtiva. A partir de então não se pretende bloquer este espaço, mas todo comentário julgado inconveniente, será excluído.
Abraços e boa leitura!!
<><><><><><><><><><><>
PREVIDÊNCIA SOCIAL
ResponderExcluirDEBATE SOBRE O FATOR PREVIDENCIÁRIO SERÁ RETOMADO.
O atual Fator Previdenciário diminui muito as aposentadorias dos que completam o tempo de contribuição exigido e por motivo de emprego, renda e/ou saúde debilitada não possuem mais a capacidade contributiva, não faz com que as pessoas se aposentem com a idade adequada, leva em conta a expectativa de vida das mulheres ao calcular a aposentadoria dos homens e reduz indevidamente as aposentadorias dos trabalhadores que completam trinta e cinco anos de contribuição aos sessenta de idade.
Alternativas ao Fator Previdenciário.
A adoção de Idade Mínima para aposentadoria infelizmente leva as pessoas a deixarem para se preocupar com a previdência com idade mais avançada, o que não é bom para o sistema.
A proposta da soma da idade com o tempo de contribuição (Fator 85/95) é razoável, no entanto não extingue o Fator Previdenciário e não apresenta nenhum estímulo aos que gostariam de trabalhar por mais algum tempo depois de completar os pré-requisitos.
O ideal seria substituir o Fator Previdenciário pelo *FATOR INCENTIVO e conceder aumento real aos aposentados.
*facultativo aos que completam o tempo de contribuição e desejarem postergar a aposentadoria recebendo por isto um bônus para cada ano a mais de contribuição.
Atende as necessidades da previdência sem ferir as expectativas dos segurados e oferece aos contribuintes do INSS a possibilidade de melhorar a aposentadoria.
Obrigado pela atenção Jorge M. Schommer.
SEM DÚVIDA, A ADOÇÃO DE INSTRUMENTOS QUE TORNEM LEI ESSES DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO E TAMBÉM DE INCENTIVO, DEVERÁ TRAZER MUITO MAIOR QUAALIDADE DE VIDA AOS INATIVOS, MUITOS DOS QUSIS SE APOSENTAM E DEPOIS DE DEFASADOS SEUS PROVENTOS, RETORNAM À ATIVA EM EMPREGOS QUE NEM SEMPRE GOSTARIAM DE EXECUTAR, MAS A NECESSIDADE LHES EMPURRA NESSE SENTIDO EM NOME DA SOBREVIVÊNCIA, QUANDO DEVERIAM ESTAR NA INATIVIDADE DEPOIS DOS ANOS REGULARES DE TRABALHO.
ResponderExcluirFALA SÉRIO disse...
ResponderExcluirAgradecemos desde já por novamente oportunizar novamente a darmos nossos pitacos no dia-a-dia político de Bom Retiro.
E gostaria de iniciar dizendo que realmente devemos encarar de modo sério a política local eis que ela contribuirá na formação da política regional, estadual e federal.
Brigamos, xingamos, esbrajevamos, mas sempre ficamos quietos e passivos quando deputados federais, para se autoprotegerem despenalizam um de seus pares -através do VOTO SECRETO é lógico- como foi o caso recente em Brasília.
Tais como crianças travessas que tentam se redimir culpando aos outros, transferimos as responsabilidades para os políticos. Mas nos esquecemos do principal: OS POLÍTICOS TEM A NOSSA CARA. Sim, isto é verdade. Fomos nós que os colocamos lá, fomos nós que votamos neles sem os conhecermos da maneira que deveria ter sido feito ou então, por amizade, por que era "o cara", rico, pobre, preto, branco, esperto, amigo de "buteco", fala bem, tem estudo, semi-analfabeto, maduro e experiente, mais jovem, já foi prefeito, nunca foi político antes, etc...
E o que é pior, depois que os colocamos lá nos distanciamos deles. Passamo-lhes uma procuração para nos representar e não cobramos o que está sendo feito. Apenas aguardamos novas eleições para votarmos novamente.
Talvez nos falte consciência. Política não é time de futebol, onde você é vermelho ou azul, onde se perdendo um campeonato tem outro logo alí adiante. Política, é saúde, Educação com qualidade, segurança pública. É a esperança de um futuro melhor para nós, nossos filhos e netos.
Um abraço a todos.
Falando em Política,
ResponderExcluirGOSTARIA DE APRESENTAR ALGUMAS SUGESTÕES PARA UM BRASIL MELHOR.
SE QUIZEREM ACRESCENTEM OUTRAS, PODERÍAMOS FAZER UMA SELEÇÃO E APRESENTAR UMA SÍNTESE DE PROPOSTAS PARA AOS NOSSOS GOVERNANTES.
Fortalecer o ensino fundamental e implantar mais escolas técnicas.
Construir novos hospitais e aparelhar as unidades de saúde.
Modernizar e integrar os sistemas de segurança.
Remunerar melhor os professores e os profissionais da saúde e da segurança.
Aperfeiçoar as instituições públicas.
Supervisionar os programas sociais e viabilizar empréstimos a juro zero (apenas correção monetária) para aquisição da primeira moradia.
Estimular o trabalho formal e valorizar as economias dos trabalhadores remunerando melhor o Fundo de Garantia.
Estender as trabalhadoras autônomas o benefício da nova licença-maternidade de 180 dias.
Conceder aumento real aos aposentados e extinguir o Fator Previdenciário.
Reorganizar o sistema tributário, destinando a cada Unidade da Federação os recursos necessários para atender adequadamente as suas atribuições.
Simplificar, automatizar e diminuir impostos e encargos.
Cuidar do meio ambiente e investir mais em saneamento.
Providenciar a infraestrutura necessária para o desenvolvimento sustentável.
Fazer um governo eficiente, participativo e transparente atendendo os anseios de toda a sociedade.
Obrigado por reabrir o espaço chimarrão, realmente algumas pessoas se excederam, temos que ficar no campo das idéias, até podemos citar nomes, mas antes dessas pessoas serem políticos ou pretendentes a cargo público, são seres humanos, tem família e merecem respeito.
ResponderExcluirSó para lembrar, seguimos, respeitosamente, a campanha via internet e pelas ruas da cidade para o lançamento da candidatura de Ivan Maia a prefeitura em 2012. Um novo nome, com a cara da juventude bonretirense. Acredito que na semana que vem já teremos o orkut, facebook e blog. Um abraço aos simpatizantes de Ivan Maia para prefeito. Vamos dar um rumo profissional a nossa cidade!!!!!
ResponderExcluirPRECISAMOS É NOVAS MENTES, NOVOS PENSAMENTOS PRA FRENTE, JOVENS IDEALISTAS....
ResponderExcluirGOSTARIA DE VER ELEITOS NO PRÓXIMO ANO ESTE JOVEM IVAM MAIA PARA PREFEITO E JOICE DO BOM RETIRO EM FOCO PARA VEREADORA.
PRECISAMOS DA FORÇA DESTES JOVENS QUE MOSTRAM SUA BOA CAPACIDADE!!!
Pronto: FOI SÓ CHIMARRÃO REABRIR ESPAÇO E JÁ NOS APARECE ESTE QUE QUER PORQUE QUER, COM SEUS PSEUDÔNIMOS, ELEGER SEU CANDIDATO. QUE BOM SERIA SE FOSSEM COMENTADAS AS MATÉRIAS POSTADAS PELO NOSSO CHIMARRÃO. QUANTA COISA BOA PRA SE TECER BONS COMENTÁRIOS.
ResponderExcluirEu voto na claudia koller.
ResponderExcluirMeu caro anônimo BRS...são essas situações que não se consegue evitar...+ estou p descobrir um detalhe importante q me foi passado p um consultor em informática e se der certo, terei em mãos o autor dos comentários, que é claro, manterei eu no anonimato, pois a intenção e perceber se de fato está havendo uma postagem maciça e um só com pseudônimos, q é claro, tira o pessoal das discussões. Mas essa situação, no final das contas, para mim não tem relevância, não colabora com o que pensa a maioria. Mas enquanto tudo estiver dentro de um controle ético, a postagem será mantida. abraços. reforço, postagem fora dos padrões deste espaço, serão deletadas!!
ResponderExcluirCaro sr. Jorge M. Schommer,
ResponderExcluirtudo o que você postou está corretíssimo. Porém, a ineficiência de nossos políticos faz com que nada disso aconteça. Como o Chimarão já postou em artigos anteriores, nossos políticos preferem construir presídios ao invés de construir escolas e tentar cortar o mal pela raiz.
O cidadão que tiver acesso a educação de qualidade, a saúde, a uma condição de vida decente, ele não vai precisar roubar, matar para conseguir viver. Muito pelo contrário, ele vai crescer com dignidade e levará uma vida digna. Dignidade essa que ele irá passar para seus filhos e assim iriamos mudando o nosso país.
Porém, enquanto os nossos políticos continuarem agindo da forma como agem, se importando com o povo apenas em época de campanha eleitoral, as coisas não irão mudar.
Cabe a nós, povo brasileiro, tentar mudar isso com a maior arma que nós temos: o voto!