Post p/ Chimarrão, em 25/08/2011
=======================
Escola Técnica em Lajeado
O Deputado Dionilso Marcon acompanhou lançamento do PRONATEC e repassou as boas notícias para a vice-pefeita de Bom Retiro do Sul, Claudia Köhler. Com o PRONATEC o RS ganha mais um campus da UFSM (Santa Maria), agora em Cachoeira do Sul. “Vamos melhorar a educação no nosso estado!!! E o RS terá 7 novas escolas técnicas nos municípios de SAPIRANGA, VACARIA, GRAVATAÍ, VIAMÃO, ALVORADA, LAJEADO (no nosso Vale do Taquari) e SANTO ÂNGELO”, manifestou-se contente com a conquista a vice bom retirense.
De marido para mulher
Desde que foi nomeado ministro das Cidades, em janeiro, Mário N
egromonte, do PP da Bahia, já conseguiu liberar 1,4 milhão de reais em emendas do Orçamento para a cidade baiana de Glória. Desse total, 200 000 reais foram pagos pelo próprio ministério que ele comanda. O município, de 15 000 habitantes, tem como prefeita Ena Vilma Negromonte, mulher do ministro. As emendas haviam sido apresentadas por Negromonte em 2009, quando era deputado, mas estavam congeladas até ele chegar ao ministério. Esse valor é maior do que o que a cidade havia recebido nos oito anos do governo anterior.
Conspiração do charuto
Toda segunda-feira à noite, os principais dirigentes do PMDB se
reúnem para fumar charuto em Brasília. No último encontro, decidiram apoiar a criação no Senado de uma CPI que investigue somente o PT, ideia apresentada pelo líder do partido na casa, Renan Calheiros. É uma tentativa de pôr a presidente Dilma Rousseff na parede e, com isso, conseguir liberações represadas de cargos e verbas. A avaliação é que 35 senadores apoiaram essa CPI – oito a mais do que o necessário. A primeira missão do grupo é levantar alguma denúncia contra um petista que justifique a investigação.
Os arrecadadores do ex-presidente
O ex-presidente Lula se reuniu há duas semanas com seus
ex-tesoureiros de campanha Paulo Okamotto e José de Filippi Júnior, em São Paulo. E deu uma ordem direta: até o fim do ano os dois devem conseguir com empresários pelo menos 10 milhões de reais, daquele
s contabilizados. O dinheiro será utilizado para a abertura e manutenção do Instituto Lula, que funcionará em uma casa próxima ao Parque do Ibirapuera, reunirá o acervo de seus oito anos na Presidência e servirá como escritório político quando ele estiver no Brasil. Com conhecimento de causa, Okamotto e Filippi já começaram a se reunir com seus alvos preferenciais: bancos, empreiteiras e telefônicas – principalmente os que se beneficiaram de medidas tomadas durante o governo Lula. Por enquanto, o empresariado tem se mostrado generoso.
Dilma escala Gleisi para fazer cobranças diárias aos colegas
Diante de novas denúncias envolvendo desvio de dinheiro público em mi
nistérios, a Casa Civil voltará a ter papel mais político. Por determinação da presidente Dilma Rousseff, a ministra Gleisi Hoffmann já começou a cobrar pessoalmente dos colegas explicações para cada acusação. Depois da "faxina" nos Transportes, que derrubou 22 pessoas, a estratégia consiste em impedir que a crise bata à porta do gabinete de Dilma. Longe dos holofotes, a chefe da Casa Civil - batizada de "Dilma da Dilma" - fará a triagem dos assuntos espinhosos para encaminhar à presidente. Além disso, o site da Casa Civil abrigará, nos próximos dias, um espaço com perguntas e respostas sobre programas e projetos do governo federal. A ordem é afastar a turbulência do Planalto e diminuir os "ruídos".
''Fichas-sujas'' querem salários retroativos
Depois de garanti
rem o mandato por meio de decisão Judicial, deputados antes barrados pela Lei da Ficha Limpa ou que assumiram em lugar de colegas cassados procuram agora recuperar o dinheiro que teriam perdido no tempo em que ficaram fora da Câmara. Parlamentares desse grupo que tomou posse após o início do novo Congresso em 1.º de fevereiro estão se movimentando para tentar receber salários retroativos ao período compreendido entre a decisão da Justiça e o início efetivo do mandato. Um requerimento formal já foi entregue à Mesa da Câmara pelo deputado Francisco Araújo (PSL-RR), e o deputado João Pizzolatti (PP-SC) está fazendo consultas à assessoria jurídica para saber se cabe um pedido de ressarcimento à Casa.
Ruralistas miram áreas de preservação
Depois de costurar as mudanças no Código Florestal Brasileiro, conseguir a aprovação da Lei em plenário e impingir uma derrota ao governo, a bancada r
uralista da Câmara dos Deputados prepara uma proposta que mais uma vez afronta o Executivo. O deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) prepara um projeto de lei que muda a forma como são definidas as unidades de conservação, consideradas os principais redutos da biodiversidade brasileira. Micheletto e um grupo de parlamentares articulam para que a delimitação de novos parques federais seja responsabilidade do Congresso, e não da presidente da República. Por determinação de lei vigente há 11 anos, a criação de unidades é feita por meio de decreto presidencial.
Na linha de tiro
O comando do PMDB acredita que os Senadores petistas vão voltar à carga e tentar desestabilizar o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), constrangido pelas declarações do irmão, Oscar Jucá Neto, demitido da Diretoria Financeira da Conab. Jucá corre o risco de perder apoios em seu próprio partido. Os ataques de Jucá Neto atingiram o ministro Wagner Rossi (Agricultura), cujo padrinho é o vice Michel Temer.
Funcionários nomeados
Nenhum partido político quando entra no governo confia no ―taco para mand
ar no país. Chegam a 21.398 funcionários comissionados dos segundo e terceiro escalões os pertencentes ao PT. Transportes, energia, integração nacional, agricultura, Incra e diretorias dos bancos públicos formam o elenco das prioridades do Executivo federal. A coisa começa a crescer quando os outros poderes não querem ficar para trás. Nos estados, a ganância não é menor. Governadores, animados pelo exemplo, aderem à conquista dos funcionários novos. Muitos desses sequer comparecem ao emprego. É preciso ter chefe rigoroso para exigir frequência (Correio Brasiliense).
Sob influência Petista
O Ministério do Desenvolvimento Agrário é um tradicional reduto do PT desde o início do primeir
o governo de Lula. Os petistas também controlam o Incra e suas superintendências nos estados. Eleito deputado federal pela Bahia, Afonso Florence assumiu o cargo de ministro da pasta em janeiro, por indicação do governador do estado, Jaques Wagner. Afonso substituiu Guilherme Cassel, do Rio Grande do Sul. Os dois pertencem à mesma ala do PT. O petista é um dos seis ministros que a oposição pretende convocar na Câmara para prestar esclarecimento sobre denúncias de corrupção publicadas pela imprensa.
Planos ousados
Vem aí a caravana da cidadania 3. O ex-presidente Lula pretend
e percorrer o país no ano que vem em campanha pelos candidatos do PT ou de partido
s aliados ao governo Dilma Rousseff nos lugares onde não houver trombadas. Diferentemente das edições anteriores, que só tinham conotação eleitoral, Lula vai expandir os horizontes. Ele está mesmo interessado na questão do combate à pobreza na África e quer aprofundar a integração da América do Sul e partir para a etapa de unir toda a América Latina.
Previsão do tempo: nuvens carregadas
A promessa feita pela ministra Ideli Salvatti (R
elações Institucionais), de que o governo está disposto a pagar R$1 bilhão em emendas individuais, não agradou aos líderes aliados. Eles esperavam que Ideli apresentasse um cronograma de liquidação das emendas até o fim do ano. Os líderes relatam que nos últimos 15 anos, em média, o Executivo costuma pagar de 15% a 20% das emendas individuais até julho e terminar o ano liquidando de 75% a 80% delas. Mas que, neste ano, já estamos em agosto, e o Executivo não liberou nada. O valor total das emendas individuais ao Orçamento de 2011 é de R$2,7 bilhões.
De venda irregular de terras a achaques a empresários
Paulo Bernardo (PT) terá que falar sobre suspeitas lançadas por dirigentes do Dnit de que ele teria envolvimento em n
egociações de contratos para obras rodoviárias e ferroviárias no Paraná, ano passado, quando era ministro do Planejamento. Negromonte (PP) deverá esclarecer denúncias de favorecimento a empresas doadoras
de campanha, publicadas pela revista "Isto É". Izabella e Florence tratarão de denúncias feitas no "Fantástico" sobre ocupação ilegal de terras em Áreas de Proteção Ambiental (APAs) e de venda irregular de terras do Incra destinadas à reforma agrária. Já o presidente da ANP terá de explicar relatos de empresários, que teriam sido vítimas de achaques por supostos assessores da agência, denúncia publicada pela revista "Época".
Gatos de padaria
O
s partidos têm direito de participar do governo, mas não de lotear, fazer fisiologismo e, muito menos, corrupção". Por incrível e inacreditável que possa parecer, essa foi uma das ponderações do ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, durante um seminário promovido pelo Partido dos Trabalhadores em São Paulo. Quem ouve isso, pode chegar a imaginar que gato é pão nesse imbróglio que abate os primeiros meses de gestão da presidenta Dilma Rousseff, ainda um híbrido entre sua própria farinha e os "pacotões" deixados pelo ex-presidente Lula.
No Senado, PT barra mudança no rito das MPs
Sintonizado com o Planalto, o PT impediu no Senado, a aprovaç
ão da proposta de emenda constitucional de autoria do senador Aécio Neves (PSDB-MG) que modifica o rito de votação das medidas provisórias (MPs). Hoje, o Senado praticamente não discute as medidas de iniciativa da presidente Dilma Rousseff. Todo o tempo de tramitação é consumido na Câmara. Nos últimos meses, restou aos senadores a função de apenas "carimbar" as MPs, recebidas nos últimos dias de validade. Para Aécio, a bancada do PT mostrou que está "confortável com a situação de hoje, em que o Senado age como um poder subalterno que aceita todas as subordinações do Poder Executivo e que abdica de sua prerrogativa fundamental de discutir as matérias".
Deputado do PDT ganhou R$ 8,8 milhões da União
Duas empresas d
o deputado André Figueiredo (PDT-CE) receberam pelo menos R$ 8,8 milhões do governo federal entre 2009 e 2011. O parlamentar vende m
aterial hospitalar para órgãos vinculados aos Ministérios da Saúde, Educação e Defesa. Segundo informações obtidas pelo Estado, o nome de Figueiredo aparece no relatório sigiloso do Tribunal de Contas da União (TCU) que trata dos contratos firmados entre empresas de parlamentares e o governo federal. Para o TCU, essa relação fere a Constituição.
Jarbas declara apoio à faxina e culpa Lula
O senador Jarbas
Vasconcelos (PMDB) declarou apoio às ações da presidente Dilma Rousseff (PT) para acabar com a corrupção no Governo Federal. O peemedebista foi à tribuna
do Senado e incentivou que a petista leve a faxina para todas as áreas em que forem identificados problemas com a gestão de recursos públicos. “Quero tornar público o meu apoio pessoal e político a qualquer iniciativa da presidente Dilma que implique no combate à corrupção e no combate ao aparelhamento político e partidário de setores da Administração Pública Federal. Como cidadão e senador por Pernambuco, espero que seja a mais pura verdade”. De acordo com o senador, o Brasil tem assistido a “maior saia-justa” enfrentada em quase nove anos de governo petista, e responsabilizou o ex-presidente Lula pelo ocorrido.
O medo tomou conta do PT
Os senadores petistas ficara
m apreensivos com a tentativa frustrada da oposição de criar uma CPI. A Comissão foi inviabilizada, mas integrantes da bancada consideram que ela apenas não virou realidade porque ninguém quer transformar o PR num alvo. Entre os petistas há uma avaliação de que os aliados vão criar uma CPI na primeira denúncia que envolver um ministério comandado pelo PT. Um deles chega a dizer: "a crise foi adiada". Os petistas desconfiam do PMDB, que acusam estar interessado em acuar o partido e a presidente Dilma. Com a fragilidade da oposição, o embate político principal se dá na base aliada.
Cresce a nova legenda
A senadora Katia Abreu comemora a marca dos 400 mil
filiados registrados em 15 estados pelo PSD do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. Segundo ela, a legenda deve ultrapassar os 450 mil filiados com a regularização de mais três estados. Ficam faltando apenas Amazonas, Ceará, Maranhão e Paraíba. Com o registro da legenda, a senadora de Tocantins acredita que a bancada do PSD na Casa chegará a quatro senadores.
Dinheiro para a Ospa
Ao pressionar o gov
erno federal pela liberação de uma emenda da bancada gaúcha para a construção da sede da Ospa, o coordenador da bancada gaúcha, Paulo Pimenta, descobriu que, por um equívoco, os recursos estavam destinados à prefeitura de Porto Alegre. Com o aval do prefeito José Fortunati, o secretário municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, autorizou a transferência dos recursos para o Estado. Pimenta recebeu garantias de que, tão logo o governo apresente o plano de aplicação dos recursos, o dinheiro será liberado.
Rota de fuga para o banheiro
Responsável pela nomeação do ex-presidente da Embratur Mário Moyses, preso na Operação Voucher, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) chegou a se esconder no banheiro do cafezinho
do plenário do Senado para fugir de jornalistas. Impecável num tailler vermelho, a vice-presidente da Casa se encastelou na cadeira de presidente por quatro horas, de olhos grudados no computador, enquanto a oposição criticava o desvio de R$4 milhões no Ministério do Turismo, durante parte da gestão de Marta. Moyses foi braço-direito de Marta em São Paulo, inclusive em campanhas.
Reflita:
“No teatro do poder, todos são formados em artes cínicas”
&&&&&&&&&&&
É muita falcatrua! Que vergonha!
ResponderExcluirvergonha!! vc tem que ler o material que recebo diariamente dos maiores jornais do país, mais de 200 pg por dia e falcatrua é o q n falta. fosse no Irã ou outros países islâmicos, teríamos centenas de manetas em Brasilia e outros estados!!
ResponderExcluir