Post p/ Chimarrão. em 28/08/2011
==========================
A Lei Maria da Penha comemora cinco anos com avanços. Um deles afasta o suposto agressor do convívio com a mulher, com o objetivo de assegurar a ela o direito à integridade física, sexual, psíquica e moral. A dimensão do problema da violência contra a mulher pode ser avaliada pelos dados
da Fundação Perseu Abramo: 7,2 milhões de mulheres com mais de 15 anos já foram vítimas de agressões e mais de um milhão agredidas em 2009. Entre 73 países, o Brasil é o 12º com a maior taxa de assassinatos de mulheres. As agressões físicas, psicológicas, morais e patrimoniais são impressionantes: 43% das mulheres brasileiras já foram vítimas da violência machista, 33% já sofreram agressões físicas, e 6,8 milhões, espancadas. O STF, por sinal, colocou a Lei Maria da Penha no seu exercício pleno: bateu em mulher vai para a cadeia. E foi além: decidiu que não se pode mais retirar uma queixa contra o agressor. O perigo mora ao
lado. Pesquisas realizadas desde 2007 pelo governo federal mostram que quem bate e mata mulher é o companheiro, o marido, o amante, o noivo. E entre as mulheres que, em 2011, se colocaram como vítimas de violência, 23% não fizeram nada, não denunciaram, nem procuraram ajuda.
Fonte: Jornal do Commercio
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Considero que além da conquista feminina (e humana, no geral) alcançada com a Lei Maria da Penha, a criação de delegacias especializadas para atendendimento de mulheres, contribuiu muito para motivar as vítimas de violências à procurarem ajuda e justiça. Antes disso, a mulher sofria discriminação dentro da própria delegacia e isso inibia a procura por justiça. Espero que continuemos avançando. A violência não condiz com a busca por uma sociedade saudável e em paz. Um abraço.
ResponderExcluirPOXA, DISCRIMINAÇÃO NA DELEGACIA....DESCULPE + TENHO MEUS RECEIOS COM ESSA CATEGORIA.. O PRÓPRIO SEC SEGURANA DE GOVERNO PASSADO TAXOU DE "BANDA PODRE" SEGMENTOS DA PC DO RS. N É DE SE ADMIRAR + A MULHER JÁ CONQUISTOU SEU ESPAÇO, CERTOS - DITOS - HOMENS QUE AINDA N SE APERCEBERAM DISSO. ABRAÇÃO!!
ResponderExcluir