18 de jul. de 2011

O imbróglio que se espera

============================

Post p/ Chimarrão, em 18/07/2011

=======================

Eduardo Campos considera-se parceiro do futuro. No segundo mandato consecutivo, o governador de Pernambuco e presidente linha dura do PSB nacional cultiva a vaidade desde jovem. Os colegas de universidade e companheiros das hedonistas noites recifenses chamavam-no Dudu Beleza. O apelido sumiu com o tempo, ao contrário do progresso da calvície que o implante já não consegue esconder. Campeão de votos no estado e nome em ascensão na política do país, ele assina a lista de pretendentes ao Palácio do Planalto. Se possível, logo em 2014. Se não der certo, o neto e herdeiro de Miguel Arraes, mito nordestino, ocupará espaço nobre entre os nomes possíveis para vice-presidente.

Os socialistas estão bem posicionados no Nordeste. Administram quatro estados da região. Além de Pernambuco, Piauí (Wilson Martins), Ceará (Cid Gomes) e Paraíba (Ricardo Coutinho). No Norte, ganhou o Amapá (Camilo Capiberibe) e, no Sudeste, o Espírito Santo (Renato Casagrande). Campos é amigo de Lula da Silva, e o ex-presidente sempre tem palavras de elogio ao pernambucano manhoso que bate nos adversários com luva de pelica. Como o petista se autodenomina “metamorfose ambulante”, é difícil prever como será adiante a relação eleitoral entre os dois. Com a presidente Dilma Rousseff, afilhada-sucessora, alheia às manifestações de acalorado entusiasmo, o entendimento é político-administrativo, sobretudo.

Na hipótese – possível, mas não provável – de Lula tentar o retorno ao poder federal, Campos tem cacife para ser o companheiro de chapa do petista. A mesma referência pode ser feita em relação à senhora Rousseff. Pós-escrito: Deve-se evitar o descarte de Eduardo Campos aliar-se a Aécio Neves ou Geraldo Alckmin. Os dois tucanos também postulam o ―trono‖ da República imperial. Entretanto, é cedo demais para esse tipo de conjetura. Daqui a quase 40 meses, pode surgir do bafafá da política brasileira um populista que emocione o país. Nada de inédito, caso os deuses da política assim determinarem (Fonte; Brasília em Dia).

%%%%%%%%%%%%%%%%

Nenhum comentário:

Postar um comentário