24 de jul. de 2011

Audiência em Estrela discute alternativas de trafegabilidade na RS 129 e Rota do Sol

========= =======================
Post p/ Chimarrão, em 24/07/2011
=======================

A incidência de acidentes ocasionados pelo tráfego intenso de veículos pelas rodovias RS 129 e Rota do Sul, no perímetro urbano de Estrela, motivou a realização de uma audiência pública da Comissão de Segurança e Serviços Públicos na Câmara de Vereadores do município. Requisitada pelo vereador estrelense Marco Aurélio Wermann, a audiência foi presidida pelo deputado Luís Fernando Schmidt, que, ao final do encontrou, sugeriu a criação de uma comissão de lideranças para reivindicar soluções ao problema. “A Assembleia Legislativa está aqui para tentar auxiliar a buscar soluções, a partir das reivindicações apontadas pela comunidade”, enfatizou o deputado. “Precisamos de uma medida que desvie o trânsito de veículos pesados pelos bairros Boa União, São José e Pinheiros, porque o problema é muito grave nesses perímetros urbanos”, alertou o vereador Marco Aurélio, referindo-se ao desvio feito por motoristas para escapar do pedágio localizado na BR 386, em Encantado.

O representante da Superintendência do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) de Lajeado, Jorge Textor, informou a intenção do órgão em amenizar a situação, especialmente nos pontos considerados mais críticos, porém lembrou que o Estado tem um volume de atividades elevado, daí a necessidade de projetos técnicos que apontem objetivamente as melhorias a serem executadas. “Estamos abertos às reivindicações das prefeituras e prontos a orientar quanto aos procedimentos para apresentação de projetos”, sinalizou.

O diretor de Infraestrutura da Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Jeferson Berni Couto, reforçou a necessidade de projetos técnicos que materializem as necessidades. “Somos, em última análise, a ferramenta para que as demandas sejam executadas. Às vezes não se avança porque as coisas não são bem encaminhadas”, ponderou. Segundo Couto, algumas obras devem ser feitas de forma compartilhada, uma vez que os municípios conhecem as características locais. Também participaram da reunião o secretário da Administração de Estrela, Ademar Dadall; Eduardo Mesquita e Vinícius Ilha, representando a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (AGERGS), além de vereadores e comunidade.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Nenhum comentário:

Postar um comentário