20 de jun. de 2011

Histórico - Bom Retiro do Sul

=============================
Post p/ Chimarrão, em 20/06/2011
=====================

Junho, mês oficial de instalação da primeira administração de Bom Retiro do Sul, merece um registro de retalhos de nossa recente história, um retrato de como a caminhada teve sua origem e os primeiros passos para a independência do município.

Falam que a origem do nome procede de um morro utilizado para reunir o gado de uma fazenda para dar-lhe alimentação. Quando o fazendeiro perguntava onde esta o gado, os peões respondiam: está lá no bom retiro (local tranquilo). O território do atual município de Bom Retiro do Sul começou a ser povoado, poucos anos depois de Taquari, quando foram doadas sesmarias às diversas famílias, na região do vale do rio Taquari. Consta inclusive, que Manuel da Silva Jorge, pai dos Barões de Antonina e Ibicuí, já morava no território, em 1785.
Outras sesmarias foram doadas, segundo o IBGE, a João da Silva Ribeiro e Manuel Alves dos Reis Lou
zada. João da Silva Ribeiro, pai de Antônio Israel Ribeiro, 1º Barão de Guaíba, era casado com Dona Érsula Clara Trindade, a quem se deve a primeira denominação de Bom Retiro do Sul, "Porto da Érsula". Era proprietário da Fazenda dos Barros, que se estendia para o Norte, até o arroio do Ouro. Posteriormente, estabeleceram-se outras famílias, ao longo das margens do rio Taquari, dando início as fazendas Geraldo, Capitão Miguel, Silva Jorge, Pedreira e outras.

A Revista dos Municípios, órgão do Departamento das Prefeituras Municipais - DPM - diz que a designação de Bom Retiro provém de um morro que prestava admiravelmente para, com facilidade, reunir o gado da fazenda, para selecionar, contar e dar-lhe sal. Outra versão reza que a denominação, teria provindo em homenagem ao Dr. Luiz Pedreira de Couto Ferraz, Visconde de Bom Retiro, falecido em 1886.
Posteriormente, foram proibidas denominações homógrafas com outras localidades brasileiras, por esta razão, a designação de Bom Retiro foi mudada para "Inhandava", palavra indígena com o significado de "Águas que Correm", pelo Decreto Lei nº 720, de 29 de dezembro de 1944, para entrar em vigor a partir de 1º de janeiro de 1945.

Mais tarde, a 28 de abril de 1949, através da Lei nº 59, sancionada pelo Prefeito Municipal, a localidade voltou a chamar-se Bom Retiro, com o acréscimo de "do Sul". O povoamento da cidade ocorreu a partir de 15 de março de 1887, quando Jacob Arnt adquiriu de Adolfo Martins Ribeiro, uma colônia de terras, conforme escritura lavrada no primeiro Cartório de Notas de Taquari, dando início a formação do núcleo de Bom Retiro.
Dois anos mais tarde, Cristiano Fett, adquiriu meia colônia de terras de Antônio Israel Ribeiro, enquanto que, Henrique Arnt, Jacob Arnt e Jorge Fett, adquiriram mais duas colônias de Adolfo Ribeiro, sendo estas terras divididas em terrenos e chácaras, marcando a continuação efetiva do povoado.

A 28 de fevereiro de 1895, foi criado o curato e construída uma capela em terrenos de Jacob Arnt, assumindo como 1º vigário o Pe. Albino Eugênio Malmann. A paróquia foi criada a 22 de janeiro de 1929. Pelo Ato Municipal de nº 11, de 15 de dezembro de 1895, a localidade de Bom Retiro era elevada à categoria de 2º distrito de Taquari.
Com o progresso do distrito, a pedido da população, o Governo do Estado, através da Lei nº 3.481, de 06 de setembro de 1958, autorizava a realização da Consulta Plebiscitária, no território, visando a elevação à município.
Demonstrada a vontade popular através da consulta, o Governador Ildo Meneghetti, através da Lei nº 3.704, de 31 de janeiro de 1959, elevava o distrito à condição de município, desmembrando-o de Taquari. A instalação oficial do novo município ocorreu a 1º de junho de 1959.

Fonte: http://www.raizesdosul.com.br/mun047.htm

Colaborou: José Ivan Maia

%%%%%%%%%%%%%%%%%%%%

Nenhum comentário:

Postar um comentário