24 de jun. de 2011

Coluna do Chimarrão

====================================
Post p/ Chimarrã0, em 24/06/2011
========================

Bateria líquida pode ser o futuro dos carros elétricos

Um dos maiores problemas dos carros elétricos, sem dúvidas, é a demora para recarregar as baterias. Para mudar isso, uma equipe está estudando uma maneira de armazenar energia em um material semi-líquido. Imagine uma bateria que, ao invés de ser uma caixa, é um “líquido”. Dessa forma, quando ela está no motor do veículo, você vai poder recarrega-la na tomada normalmente. Mas se precisar fazer uma troca rápida, tira todo o “líquido velho” e coloca um carregado pronto para mais alguns quilômetros de energia. O tal “líquido velho” não será descartado, já que ele pode ser recarregado e voltar para outro veículo.

Google se torna a empresa com maior frota de veículos elétricos dos EUA

A gigante das buscas acabou de anunciar sua nova aquisição: 30 veículos elétricos para compor sua Gfleet, um programa de compartilhamento de carros elétricos entre os funcionários da empresa. Com esse número de carros (formados por Leafs, da Nissasn e Volts da GM) a empresa se torna a dona da maior frota de carros elétricos nos EUA. Eles também já avisaram que pretendem expandir a frota quando mais empresas lançarem veículos elétricos. Mais do que comprar os carros, o Google também está colocando em seu estacionamento postos de recarregamento rápido e está fazendo parcerias para levar essas tomadas para outros locais. Já são 200 pontos de recarregamento espalhados pelo Googleplex.

Pesquisadores do MIT criam cadeira ecológica

Alguns pesquisadores estavam cansados de sentar no mesmo lugar de sempre e desenvolveram as SOFT Rockers: Cadeiras que, além de ter um desenho diferente, são funcionais. Cada SOFT Rocker já vem equipada com entradas USB e célula solar. Dessa forma, o estudante pode ouvir suas músicas e/ou ler seu e-book, carregando seu gadget de maneira ecológica. Ela foi criada para a celebração de 150 anos do Instituto e participa do Festival de Arte + Ciência + Tecnologia. Minha vontade era pegar uma dessas, colocar um sistema de som bacana e uma tela HD. Aí teríamos uma ótima cadeira para gamers verdes! Mas é claro que esse projeto já é excelente e poderia ser adotados em vários espaços públicos.

Alemanha tem o primeiro tigre com prótese de quadril

Em Leipig, oeste alemão, uma tigresa de oito anos passou por três horas de cirurgia e se tornou o primeiro animal da espécie a ter um quadril artificial. Girl, a tigresa, foi operada por conta de uma artrite na anca direita. Seu coração parou durante a cirurgia e, não fosse a anestesista agir rápido, ela não teria sobrevivido. O responsável pela cirurgia, o veterinário Peter Böttcher, diz “Não conheço outro caso no mundo no qual um tigre teve implantada uma prótese de quadril”. É a mesma utilizada em cães, por isso Girl está numa jaula separada em observação que deve durar 6 semanas. A Universidade de Leipzig bancou todos os custos da cirurgia por se tratar de um tigre-malaio. Apenas 500 desses animais vivem em seu habitat natural (centro e sul da Península da Malásia, sul da Ásia).

Conpasul distribui cartilha ambiental da Agabritas em escolas

Educação ambiental – A cartilha ambiental da Agabritas “Conservar o ambiente é construir o futuro”, está sendo distribuída em escolas de ensino fundamental nas cidades em que a Conpasul tem unidades. O impresso apresenta dicas de preservação ambiental e orientações sobre como proteger a ecologia. A primeira visita, com uma palestra, ocorreu no Colégio Martin Luther, de Estrela (cidade sede da empresa) e foi organizada pelos departamentos de comunicação e ambiental da Conpasul (Foto: Juliana Lerner/Conpasul).

Senado aprova Políticas de Proteção aos Autistas

O Plenário do Senado Federal aprovou Projeto de Lei de autoria da Comissão de Legislação Participativa, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, sugestão da Associação em Defesa do Autista e teve início na Comissão de Direitos Humanos durante a gestão do Senador Paulo Paim como Presidente da Comissão. Para a senadora Ana Rita (PT-ES), relatora do projeto inicial, o autismo passa a ser considerado um problema de saúde. “O autismo não tinha esse olhar por parte da Medicina.” Segundo ela, a transformação do Projeto em Lei vai permitir aos autistas a expansão do acesso aos serviços de saúde, democratizando os atendimentos médicos. “Esperamos que os profissionais de saúde possam ser preparados para poder identificar as pessoas que têm o problema do autismo .”

Goleiro colorado mostra que também gosta do verde

Esse aí da foto é o Lauro, goleiro do Internacional de Porto Alegre. Time que tem o vermelho como cor principal. O que o fez gostar do verde? Não, ele não está sendo negociado com algum outro time… o eco4planet continua sendo sobre ecologia, claro. E esse é o motivo pra ele estar aqui. Mostrando que é bom empreendedor, Lauro inaugurou no começo desse mês uma loja de roupas ecológica. A loja fica em Porto Alegre e vende roupas de várias grifes do mundo todo. O que a faz ser ecológica? Suas araras (local onde se pendura as roupas) são feitas de corrimão de ônibus e seus decks são construídos com casca de arroz. Agora, eco torcedor colorado, você pode ficar mais orgulhoso: Seu time tem um goleiro que pensa no verde, mesmo quando está fora do gramado

Baleias também tem suas “músicas do ano”

Você deve saber que as baleias, principalmente as Jubartes, “cantam”. Mas não que cantam sempre a mesma música a cada ano. A cada nova temporada de acasalamento essas baleias aparecem com um novo “sucesso” criado, geralmente, no litoral leste da Austrália e se espalhando por todos os cantos das discotecas submarinas. O estudo publicado na revista “Current Biology” ainda não sabe explicar o motivo do canto ser um só, que o mais “certo” seria tentar ser diferente para se destacar no grupo.

Cachorro é condenado à morte por ser “reencarnação de advogado”

Vinte anos atrás, um advogado insultou juízes do tribunal de um bairro de Israel, Mea Shearim. O advogado foi condenado à morte por apedrejamento e os juízes desejaram que o espírito do homem entrasse no corpo de um cão, animal impuro para o judaísmo tradicional. Sem saber disso tudo, um cãozinho entrou na corte na semana passada e, por conta da história do advogado, foi condenado à morte da mesma forma que o advogado. Isso é bizarro demais pra ser verdade, por isso o tribunal nega que tenha condenado o cão, mas existem fortes relatos que isso aconteceu. Sorte do cão que conseguiu fugir antes de qualquer coisa mais grave. Embora esses relatos contem que um juiz ainda pediu para as crianças do bairro, caso encontrassem o cão, executarem a sentença. Um representante da corte ainda afirmou para o jornal “Yediot Aharonot” que o apedrejamento foi ordenado como uma “maneira apropriada de ‘se vingar’ do espírito que entrou no pobre cão”. Veja que bela argumentação, né? Já foi registrada uma queixa na polícia contra a autoridade da corte que teve essa (falta de) ideia.

Chineses vão copiar cidade europeia

Hallstatt é uma cidade montanhosa que fica Áustria. Os chineses parecem ter gostado dela já que anunciaram uma cidade inteira que será construída copiando Hallstatt. É, a China sempre é lembrada quando o assunto é pirataria ou cópia, mas isso é demais. Tudo será copiado: Maçanetas, estátuas, igreja. A que a igreja pode até ser construída, mas a China também é conhecida por não ser tão aberta com religiões, então vai ser raro ver alguém rezando no prédio. A cidade original é patrimônio mundial da UNESCO e é realmente muito linda. As autoridades e a população ficaram divididas ao saberem que foram vítimas de cópia. Embora o prefeito tenha dito que isso pode ajudar a promover o turismo. Muita gente mora na China, muita gente mesmo. Lá já existem versões de Veneza e Barcelona, mas o governo poderia mesmo é investir em novas cidades ecológicas e não ficar gastando dinheiro só pra copiar cidades charmosas.

Caminhão cai no rio e derrama 35 mil litros de combustível em GO

Um caminhão que transportava 35 mil litros de combustível perdeu o controle na pista molhada pela chuva e foi parar no córrego São Domingos, em São Luís de Montes Belos (GO). Os bombeiros da 15ª Companhia Independente trabalharam no resgate do veículo. O veículo parcialmente encoberto pela água do rio não causaria grandes problemas, já que não provocou vítimas no acidente, mas toda a carga vazou para o riacho, 10 mil litros de gasolina e 25 mil litros de óleo diesel. A empresa de transportes responsável fez o transbordo do combustível com a supervisão da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado e o apoio da Polícia Rodoviária Estadual.

Jacaré não é reciclável

Esqueça a lenda urbana de jacarés no esgoto. Numa cidade chinesa o problema é mais em cima, no lixo. Imagine você dar de cara com uma réptil desses na hora que você vai despejar o lixo na caçamba. Segundo a TV chinesa, isso aconteceu na cidade de Chonging onde uma mulher encontrou um Jacaré-da-China, espécie ameaçada de extinção, no lixo do seu bairro. A polícia veio e, depois de selar a boca do dinossaurinho, o levou para a delegacia. As investigações trabalham com as hipóteses de fuga de aquário ou contrabando. Ele será liberado na natureza ou levado a um zoológico. Pessoal da China: Reciclem, é legal. Mas só o que deve ser reciclado.

EnduraLED: mais luz por menos dinheiro.

Que tal uma lâmpada de LED que proporciona uma economia de 80% e dura 25 vezes mais que uma lâmpada de 60 watts? Esta é a realidade do novo lançamento da Philips, a EnduraLED – no Brasil será chamada de MASTERLED. Ela proporciona 806 lumens com apenas 12 watts. A Philips também resolveu um dos grandes problemas dessas lâmpadas: aquela irritante luz opaca, de tom branco-azulado pouco agradável – a famosa “luz de padaria”. O novo modelo tem uma cobertura de fósforo amarelada que faz com que a luz se pareça bastante com a emitida por uma lâmpada incandescente. A empresa estima que seu uso poderia economizar 32,6 terawatts-hora de eletricidade ao ano (o suficiente para iluminar 16,7 milhões de lares nos EUA) e eliminar a geração de 5,3 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono ao ano. Isso é o que chamamos de energia eficiente (Fonte: Revista Veja).

Como reduzir o roubo de ovelhas?

Câmeras de última geração? Seguranças por volta do pasto? Chips com gps? Nada disso: Tinta. Isso mesmo, tinta. Foi isso que um fazendeiro britânico, cansado de ter ovelhas roubadas, fez. No país o roubo desses animais cresceu cerca de 500% e John Heard falou que 200 de suas ovelhas foram roubadas. Cada animal custa entre R$ 280 a R$ 400 reais. E funcionou: Ele começou a pintar as ovelhas no fim do ano passado e, até agora, não teve nenhuma roubada. Não temos confirmação sobre a fórmula da tintura utilizada, mas não creio que seja tóxica, já que ele não teria o menor motivo para maltratar as ovelhas.

Empresa cria escova de dentes descartável

Uma escova de dentes que já vem com pasta de dentes e, o mais importante: não utiliza água. Legal? Essa é a Bresh, da KPK. Escova que, além de tudo, é 100% biodegradável e reciclável. A escova ainda usa um flúor (Xylintol) que é usado para substituir açúcar em gomas de mascar e aromantes. Quando você aperta a tampa da escova, a pasta que contém o Xylintol, vai direto para as cerdas e isso faz o gosto ficar doce. A KPK diz que “Ao eliminar a necessidade de água, os nossos produtos economizam milhões de litros de água por ano” e eles querem ajudar a salvar a água do planeta. Ok, economizar a água é legal. Mas, com todo o processo de produção e logística da escova, o modelo continua valendo a pena? (eco4planet).

De quem é o Cristo?

A quem pertence a imagem de Jesus Cristo que há setenta anos enfeita o cume do Morro do Corcovado no Rio de Janeiro? Até hoje, ninguém tinha dúvida de que era da Arquidiocese do Rio de Janeiro, a quem sempre coube liberar o uso da imagem da estátua-símbolo do Brasil. Surpreendentemente, no entanto, os netos do escultor francês Paul Landowski, responsável pelos traços do Cristo Redentor, passaram nos últimos tempos a notificar aqueles que têm se utilizado da mítica imagem em propagandas. Mais: chegaram a processar a H. Stern por ter produzido uma joia baseada na estátua. A primeira decisão da Justiça, contudo, acaba de sair. A Arquidiocese ganhou a ação baseada numa doação por escrito feita pelo próprio Landowski (Veja).

As novas ameaças do Irã – e da Síria

Em mais um desafio ao Ocidente, a agência iraniana de energia atômica anunciou que vai triplicar sua produção de urânio enriquecido a 20% e transferi-la do complexo de Natanz para um bunker subterrâneo. O temor é que o Irã use a tecnologia para fins militares. O Conselho de Segurança das Nações Unidas já impôs uma série de sanções ao país por causa de seu programa nuclear. A Síria também passou a causar apreensão por causa de suas atividades no setor. A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) decidiu investigar se o país está construindo um reator secreto com a ajuda da Coreia do Norte. A pressão sobre a agência aumentou com a repressão do regime sírio aos protestos que pedem a saída do ditador Bashar al-Assad.

Por dentro do mercado mais difícil

Está a caminho das livrarias a obra O trabalho dos ex-infratores, do professor José Pastore, da Universidade de São Paulo. Ele analisa as dificuldades de um sujeito que cumpriu pena de prisão para encontrar trabalho entre gente honesta. Numa pesquisa em oito presídios, Pastore chegou a números alarmantes. A cada ano são liberados cerca de 30 mil presos no país. As oportunidades de emprego oferecidas se contam na ponta dos dedos: uma meia dúzia de vagas de faxineiro aqui, outra dezena de postos de manobristas ali, e assim por diante. Para cada dez libertos, sete voltam para a cadeia, como reincidentes.

Último aviso

A Globo voltou a ter problemas com o Departamento de Classificação Indicativa.Insensato Coração, que tem como vilão o ator Gabriel Braga Nunes, possui cenas de violência e mortes impróprias para a faixa ―livre a partir de 12 anos‖. O órgão quer mudanças até 1º de julho. Nada ocorrendo, a novela irá mesmo para a classificação ―acima de 14 anos‖, ou seja, não poderá ser vista em nenhuma cidade do País antes das 21h.

Direitos Humanos

Causou muito tititi a declaração da ministra Maria do Rosário de que o governo federal não tem como proteger os dois mil ativistas ameaçados de morte em razão de conflitos fundiários. Mas a verdade é que a Comissão Pastoral da Terra não pediu vigilância especial para todo mundo. Na extensa lista há quem nem esteja mais em risco, estando na relação para mero efeito estatístico. À bem da verdade, a CIP pede atenção para 30 casos.

Acabou a mordomia

A juíza federal Simone Barbisan Fortes, de Santa Maria (RS), concedeu liminar determinando que as Forças Armadas deixem de usar militares subalternos em tarefas domésticas nas casas de seus superiores em todo o território nacional. Ela atendeu à ação movida pelo Ministério Público Militar, que considera abusivo o uso dos taifeiros nas casas de generais e almirantes.

Floresta, para que floresta?

Um repórter anda por SP com microfone em punho. Para um transeunte qualquer, um moço apressado, de gravata e com o notebook nas costas, e lança a pergunta: “Você sabe em que bioma você vive?” A resposta tem uma lógica cristalina: “Na cidade”. Como ele, milhões de pessoas lá vivem não sabem que a região onde a cidade fincou suas raízes é, na verdade, um pedaço do bioma da Mata Atlântica. Da grande floresta encontrada pelos descobridores em 1500, e que cobria 15% do território brasileiro, com mais de 1,3 milhão de quilômetros quadrados, restaram apenas 102 mil quilômetros quadrados, ou cerca de 7% da área original. Assim como a Mata Atlântica foi quase toda arrancada da paisagem, outros biomas brasileiros também estão em risco pelo avanço da ocupação humana. É por isso que o País precisa de um Código Florestal, um conjunto de leis que garanta a preservação de áreas florestais e de biomas importantes para garantir a qualidade ambiental não apenas nas áreas rurais, mas também nas cidades, que de tão cinzentas e poluídas já dão a impressão de ser um corpo estranho, deslocado da natureza.

Histórico das Leis

O pau-brasil foi o primeiro eixo de exploração econômica das florestas. Durante três séculos ele foi superexplorado e quase chegou à extinção nas matas costeiras. Este cenário levou à criação da primeira legislação para coibir o uso abusivo dos recursos florestais. Em 30 de janeiro de 1802, foi baixado o Alvará de Regimento das Minas e Estabelecimentos Metálicos, o qual exigia ordem escrita da Administração das Matas e Bosques para a venda de madeiras e lenhas por particulares, ou para se fazer queimadas. Em 1825 uma nova lei passou a exigir licenças para o corte do pau-brasil, de perobas e de tapinhoãs, dando ênfase a madeiras utilizadas na construção. E, de 1843 a 1858, foram criadas leis relacionando as espécies florestais que não poderiam ser exploradas sem consentimento do Estado, neste caso a Coroa Brasileira. Nasce, então, o termo - madeira de lei para as espécies florestais mais nobres do Brasil.

Reflita:

Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço.

(Dave Weinbau)

**********************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário