3 de mar. de 2011

Ex-Secretários da Agricultura voltam a se reunir

==================================
Post p/ CHIMARRÃO, em 03/03/2011
=====================

A Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari esteve reunida ontem (quarta-feira) à noite, na residência do prefeito de Travesseiro, ex-secretário da agricultura Ricardo Rockenbach. Paulo Steiner, de Arroio do Meio comentou a publicação do índice de retorno do ICMS dos municípios em 2011, dizendo que “o Valor Adicionado é levado em conta na média de dois anos”. Ressaltou que Roca Sales teve o melhor desempenho – cresceu 47% - e quem foi pior, foi Muçum que caiu 51,68%. “Catorze municípios tiveram índices negativos e eles dependem da agricultura”. Ele realçou a necessidade dos ex-secretários participarem do Codevat, que agora em março irá organizar as comissões setoriais. Paulo Steiner destacou que a Fundação Getúlio Vargas apontou uma inflação de 4,21%, e o Vale do Taquari cresceu apenas 6,12% índice muito pequeno.

Arly Volken de Roca Sales disse que a empresa Couros Bom Retiro foi a principal responsável pelo crescimento do município. O prefeito de Travesseiro, Ricardo Rockenbach, disse que seu município teve problemas com integrados de suínos e aves, mas em contrapartida cresceu na indústria e comércio, compensando a queda na agricultura. Hilário Eidelwein de Estrela disse que a Coordenadoria Regional da Agricultura, criada pelo ex-governador Olívio Dutra, teve na época um bom coordenador, João Ribeiro, que fez um belo trabalho. Mas agora, recebeu informação do coordenador técnico Valmor Vargas de Barros, que teria informado as condições quase de paralisação da entidade: “Ela quase nem existe mais”.

Dois nomes foram indicados pelos partidos políticos para integrarem a Coordenadoria: Arly Volken pelo PDT e Hilário Eidelwein pelo PSB, e ambos deverão aceitar os cargos para fazer a entidade novamente ser útil para a agricultura da Região. Ricardo Rockenbach informou ainda que a prefeitura de Travesseiro comprou uma área de 7,2 Hectares, onde está se instalando uma empresa de laticínios “nova aqui na Região”. Esta empresa irá processar todo o leite produzido no município, hoje em torno dos 18mil litros por dia. “Iremos pasteurizar o leite, produzir queijo, iogurte e colocar o produto no mercado ainda este ano, inicialmente industrializando 10 mil litros de leite por dia”, informou.

Já Círio Schneider, ex-secretário e hoje vereador de Lajeado mostrou-se revoltado com a atuação de fiscais, promotoria e juizes na questão do corredor ecológico.Disse que os agricultores que moram na beira dos rios e arroios da região estão com sérios problemas, e apóia integralmente o movimento dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, que estão elaborando um abaixo assinado. Afirmou que os agricultores tem que ganhar uma compensação, por serem atingidos com a obrigação de plantar mata nas margens dos rios: “Onde o agricultor vai plantar para ganhar o sustento de sua família? Onde vai tirar o pão de cada dia?” – perguntou. Afirmou que o meio ambiente tem que ser protegido, mas não tão radicalmente: “Temos de defender os que vivem da agricultura”. A próxima reunião dos ex-secretários da agricultura será em Estrela, dia sete de abril.

Matéria e fotos Luiz Carlos Freitag

%%%%%%%%%%%%%%%

Nenhum comentário:

Postar um comentário