Post p/Chimarrão, em 07/03/2011
====================
uitas conquistas é preciso avançar. As mulheres conquistaram, por exemplo, o mercado de trabalho. No entanto, isso gerou para elas a dupla jornada. Além de trabalhar fora fazem o trabalho doméstico, pois não a divisão de tarefas com os homens e ainda recebem cerca de 30% a menos do que eles, desempenhando as mesmas funções. Outro exemplo é a violência sofrida pelas mulheres. A cada dois minutos cinco mulheres são vítimas de violência física no Brasil, praticada pelos seus namorados e maridos, que se acham donos de suas vidas e suas vontades. Diante disso, reafirmamos que o dia 08 de março na é apenas de comemoração, mas, sobretudo, de luta e de olhar crítico para atual situação de opressão que as mulheres vivem na sociedade. Chega de violência contra as mulheres! Pesquisa recente realizada no Brasil traz um dado alarmante: a cada 2 minutos, cinco mulheres são violentamente agredidas. Isso significa que 7,2 milhões de mulheres, com mais de 15 anos, já sofreram algum tipo de agressão. A pesquisa mostra também, que os agressores repetem com frequência essa violência, o que demonstra ser um padrão de comportamento, que deve ser abolido de nossa sociedade. Não se cale frente à violência contra as mulheres! Ligue 180, e denuncie! “Enquanto mulheres receberem salários baixos e sofrerem assédio nos ambientes de trabalho; enquanto mulheres forem vítimas de violência doméstica ou na sociedade; enquanto vozes medievais negarem os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres; não haverá democracia de gênero e a luta feminista precisará ser reafirmada” (Pepe Vargas – deputado federal PT/RS).Mais mulheres na política, mais política para as mulheres!
A eleição da primeira presidenta da República repr
esenta uma quebra de barreiras na participação feminina nos espaços públicos. Ter uma mulher no principal cargo político do país representa ter olhares voltados às políticas de superação da desigualdade. O governo do Estado, com Tarso Genro, também sinaliza avanços em relação às políticas públicas para as mulheres ao criar a Secretaria de Mulheres. Assim, os governos federal, estadual e o mandato do deputado federal Pepe Vargas trabalham juntos para continuar melhorando a vida das mulheres. Movimento de Mulheres no Brasil: uma luta atual! Diferente do que muitos pensam, o movimento de mulheres continua organizado e pautando suas lutas. No Brasil existem movimentos feministas fortes, e que vão às ruas exigir seus direitos e mostrar sua indignação!
Marcha Mundial das M
ulheres - Movimento feminista internacional, existente em cerca de 150 países. Surgiu no ano de 2000, com uma grande campanha mundial pelo fim da pobreza e da violência contra as mulheres. Ano passado, foi realizada sua 3ª Ação Internacional, que ocorre a cada cinco anos. No Brasil, três mil mulheres marcharam durante 10 dias, da cidade de Campinas a São Paulo, buscando dar visibilidade à luta e às reivindicações das mulheres, sob o lema “Seguiremos em marcha até que todas sejamos livres”.
Marcha das Margaridas - Organizada pelas mulheres trab
alhadoras rurais, tem como principais pautas de luta o combate à fome, pobreza e à violência de gênero. Teve sua primeira manifestação também no ano de 2000, onde reuniu cerca de 20 mil mulheres em Brasília. Esse ano ocorrerá nos dias 16 e 17 de agosto, e pretende reunir 100 mil mulheres, sob o lema “2011 razões para marchar por desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade” (Assessoria de Imprensa).
==mulheresmulheresmulheres==
Nenhum comentário:
Postar um comentário