6 de nov. de 2010

Cenas da natureza reduzem dor de pacientes com câncer, diz estudo

======================================
Post p/Gilmar Silva, em 06/11/2010
====================

Uma combinação de imagens de belas cenas da natureza e música com sons relaxantes ajuda a amenizar dores de pacientes com câncer durante procedimentos invasivos como punções e biópsias, segundo cientistas americanos. Pesquisadores da Universidade de Baltimore fizeram testes para encontrar formas de aliviar a dor em pacientes submetidos a mielogramas, um exame doloroso em que é feita uma punção óssea. Apenas com anestesia local, uma grande agulha é inserida em um osso, geralmente nas costas, de onde é retirada uma amostra da medula óssea. Tal procedimento pode prolongar-se por até dez minutos. "Queríamos encontrar um jeito de tornar essa experiência mais tolerável", disse Noah Lechtzin, do departamento de medicina da Universidade de Baltimore. "Então fizemos um estudo no qual pacientes olhavam dois tipos de imagem durante o exame: cenas da natureza acompanhadas de sons agradáveis ou cenas da cidade, com seus barulhos típicos." A imagem relaxante mostrava uma região próxima às Cataratas Vitória, na Zâmbia, e era acompanhada de passarinhos cantando. A da cidade retratava uma rua movimentada, com vários carros e pessoas caminhando apressadamente.

Os pesquisadores mediram então o nível da dor dos grupos de pacientes e perceberam mudanças significativas. Pacientes que fizeram o exame sem ver nenhuma foto registraram dores no nível 5,7 de uma escala conhecida como Hopkins Pain Rating. Já os que observaram a paisagem natural relataram, em média, níveis 3,9 de dor. Os pacientes que viram as fotos da cidade registraram índices semelhantes aos dos que não viram nenhuma imagem. Isso, segundo Lechtzin, prova que a redução da dor não é apenas uma questão de distrair o paciente. "Acredito que há certos tipo de elementos na natureza que relaxam mais as pessoas", afirmou. "Não seria interessante colocar uma foto de pedras que possam esconder animais perigosos. Mas cenas de água correndo, por exemplo, são muito úteis, especialmente se acompanhadas de sons de passarinhos cantando e do vento batendo nas árvores."

%%%%%%%%%%%%%%

2 comentários:

  1. Amigo, achei muito interessante essa pesquisa. Mas,enquanto lia o texto e admirava as imagens, não pude deixar de refletir sobre um medo que carrego dentro de mim. Temo que um dia imagens como essas não sejam mais reais, apenas retratos de um passado que o homem não soube dar valor. Porém, não sou pessimista, sinto que há esperanças,felizmente tem muita gente preocupada com a preservação da natureza e muitas dores poderão continuar sendo aliviadas em todos os sentidos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Sabe Ivana!! Achei muito interessante a forma como foi conduzida a pesquisa. Os pontos positivos que as imagens despertam nas pessoas com essa patologia. Sabemos que imagens sempre existirão, mas a mais importante é aquela que nos trás algo de bom, otimismo, vontade de viver aquela imagem. Penso que isso é o mesmo que acreditar, ter fé em algo superior e faz bem para o íntimo, mesmo de pessoas em tratamento. Quem sabe se trabalharmos mais com o positivismo, o construtivismo, não teremos melhores resultados não é mesmo. Que bom ter sua opinião a respeito das postagens. Sempre que posso também entro em teu espaço para observar o que escreves com muita propriedade. Abraços!!!

    ResponderExcluir