24 de out. de 2010

Degravação da Câmara de Vereadores em 19/10/2010

====================================

Postado por Gilmar da Silva, em 24/10/2010

========================


Na sessão ordinária presidida pelo vereador Gilberto Martins de Quadros (PP), esteve na ordem do dia a seguinte pauta:

CEJA 50 ANOS

Falando sobre saúde mental, o diretor do Colégio Estadual Jacob Arnt, Enio Vagner Peres cumprimentou o setor da saúde local e afirmou que “nós vivemos isso que foi colocado, diariamente e o problema é muito mais grave que nós pensamos, pois estamos criando uma geração descendente de drogados, crianças que vêm com uma série de deficiência para a sala de aula”. Diante desse quadro disse que se têm dificuldades de toda ordem para procurar maneiras que viabilizem a busca de uma solução para esse problema. “Inclusive na próxima terça-feira nós temos uma reunião convocada por nós, com o CONDICA – entidade que defende os interesses da criança e do adolescente – onde se reunirão várias entidades ligadas a esse tema muito atual, incluindo Conselho Tutelar, direções escolares, para se discutir a problemática das crianças, que vêm para a escola com os mais variados problemas psicológicos, psíquicos e tudo em função da vida que levam em seus lares e também em outros meios em que freqüentam”. Aproveitou para convocar também os vereadores, para se engajarem nesse trabalho que deverá ter seu passo inicial no evento que ocorre na próxima semana. Acentuou que a obrigação da busca de uma solução é de toda a sociedade e alertou para a necessidade de ocorrer uma posição firme, caso contrário a situação tende a se agravar ainda mais. “Passem um dia dentro da escola para ver os problemas que enfrentamos com os alunos nesse aspecto”, alertou. Mas o tema principal foi o de efetuar convite para que todos participem no Jantar Baile que o CEJA promove na noite deste sábado em comemoração aos 50 anos de fundação do colégio, que se realizará a partir das 20 horas no CTG Querência da Amizade.

Ex-vereador usa a tribuna

Depois de ser alvo de críticas por suas posições externdas na tribun da Câmara de Vereadores, o ex-vereador Zé Galinha disse que todos têm o direito de debater idéias, sem ouvir críticas como “derrotado, demagogo” e destacou ter vindo usar a tribuna para pedir solução para a saúde, por ter visto a angústia de uma mãe que precisava de atendimento de sua filha e não conseguia sua remoção para outro centro com melhores condições. “E citei o fato para que se adquira uma ambulância para o município e não para criticar”. Elogiou o secretário da saúde, cujo trabalho tem o mesmo cunho social que os ex-secretários Rui Dahmer e Sérgio Gregory. “Espero que consiga atender a população mais carente”. Concordou com Eder sobre a taxa de iluminação pública e citou que na casa ainda tem na ativa dois dos vereadores que votaram a favor da cobrança – Betinho e Silvio – tendo em vista a exposição feita pelo prefeito da época, “mas os vereadores podem mudar a lei hoje, junto com o prefeito”. Agradeceu para Edson Farias, que junto com outros vereadores da época, lhe elegeram presidente da câmara por quatro anos e pelo auxílio que dispensaram, acentuando que suas contas foram todas aprovadas pelo TCE. Elogiou o trabalho de Silvio Portz pelo setor primário da região baixa e disse que a comunidade reconhece seu trabalho, mas lamentou que os R$ 100 mil que os vereadores indicaram para a agricultura, não foram aplicados pelo governo municipal e disse que certamente Portz que sempre lutou pelo setor, deve ter ficado triste. “Mas continue nessa linha, porque aquela comunidade precisa de ti”. Disse que intercedeu por uma nova ambulância por ouvir do prefeito que não havia mais recursos, pelo retorno estar vindo à menor. Lamentou que o prefeito não tivesse mais líder de governo, que possa defender sua administração. Respondeu para Tarez, que lhe chamou de derrotado, que ao contrário, se sente um herói, pois veio do nada e foi um ex-engraxate e foi vereador por três mandatos e quatro anos como presidente da câmara, além de ter uma empresa pioneira na atividade calçadista, por 25 anos. “Então passamos momentos na vida que não atingimos objetivos. Por isso nós não fomos derrotados, pois você também não foi eleito, lutou e hoje conseguiu, assim como eu e continuarei lutando pelos meus ideais”. Por fim contestou a compra de área anexa ao Parque Por do Sol pelo município, pelo que soube ao valor de R$ 150 mil e só serve para os motoqueiros fazerem manobras radicais e barro. “Onde está a prioridade na aplicação dos recursos, pois nem a primeira parcela do 13º salário foi paga aos servidores. Por isso dou os parabéns ao vereador Tarez, nessa questão, pois sendo da base do governo, vem à tribuna e coloca em público o que está sendo feito de forma errada, sem medir as prioridades”, concluiu.

Indicações

Foram apresentadas indicações do vereador Eder Eduardo Cíceri enviou ao setor de obras e viação, pedido de execução de obras para recuperação da sinalização de todas as vias públicas da cidade, que segundo o vereador se encontram mal sinalizadas, colocando em risco de acidentes veículos e pedestres e por isso sugeriu urgentes providências. Em outro encaminhamento solicita obras de correção de um adensamento (vala) existente na Avenida Ipanema, bairro San Diego. Do vereador Juarez Gilberto Cardoso – Tarez, foi apresentado pedido de recuperação das Ruas Edgar Brenner e Reinaldo Bohrer, com patrolamento, colocação de material, limpeza das laterais e bueiros e justificou que essas artérias estão muito mal conservadas e merecem imediata atenção do setor de obras. Tarez solicitou informações do Executivo sobre os gastos havidos com reforma da unidade sanitária da sede e também com a de Faxinal do Silva Jorge. Também deseja saber onde foi colocado o material usado no telhado, telhas de brasilit, que foram substituídas por telhas de zinco.

Comentários sobre a pauta do dia

Eder Eduardo Cíceri (PSB) como vereador e integrante do Conselho Municipal de Trânsito, disse que vê a precariedade da sinalização do trânsito em Bom Retiro do Sul. Considerou lamentável a situação, pois há ruas que não possuem sinalização tanto de parada de ônibus nem qual é o sentido de direção dos veículos, Disse que há poucos dias houve um acidente no bairro São Francisco, onde um veículo de fora, por não ter sinalização, acabou atravessando uma rua que era preferencial e colidiu com um motoqueiro. “E aí nós como vereador nos sentimos envergonhados, pois vemos que o município está gastando com tantas outras coisas. Cito o que referiu o ex-vereador Zé Galinha, da necessidade da compra de uma ambulância que é de extrema importância, mas para isso não está sendo direcionados recursos”. Quanto à sinalização, deseja que seja colocada o quanto antes e diz saber que não dá para fazer todo o município de imediato, mas quer que o trabalho seja iniciado e tenha continuidade até que o total das necessidades de regularização do trânsito esteja concluído. “Enquanto se ficar no jogo de empurra, porque outros prefeitos não fizeram, a situação vai piorar ainda mais. Então é uma necessidade para tornar o trânsito mais seguro, que é lei, pois o Código Nacional de Trânsito exige isso dos municípios”. Quanto a seu segundo pedido de providências, de se recuperar uma valeta que atravessa no final da Rua Assunção, disse que é reclamação de um motorista de ônibus que diz não ter condições de transitar. “Imaginem se um veículo de grande porte não consegue passar, quando mais os de passeio poderão fazê-lo”. Diz que o morador já falou com a secretaria de obras e não houve a prestatividade de pelo menos ir lá olhar a situação. “Então que façam, para que se possa vir a essa tribuna agradecer o trabalho feito”, concluiu.

Explicações pessoais

Edson Farias Garcia - Edinho (PDT) concordou com o diretor da escola CEJA, de que se não for tratada com muita preocupação a questão da saúde mental. “O investimento que está sendo feito com as agentes de saúde nesse sentido não é custo. Custo se verá quando for necessária medicação e internação, mas com o trabalho feito pela saúde local se traduzirá em economia e também bem estar das pessoas com esse problema psíquico”. Lembrou ao vereador Eder que está fazendo aniversário a promessa feita de se colocar sinalização para facilitar a vida de idosos e deficientes. “Faz muito tempo que não se coloca placas de sinalização”. Ao ex-vereador Zé Galinha, relembrou a situação criada com a votação da cobrança de iluminação pública, quando ele era presidente e deu empate em plenário e ele votou pelo desempate, sendo contra a cobrança. “Você nessa semana viu ocorrer coisas boas, pois se inteirou do que está acontecendo, como a falta do pagamento da parcela do 13º dos servidores municipais. Isso não é dificuldade, mas falta de planejamento e organização. Essa prática nós fazemos em casa. Também temos a APSAT, que apóia os produtores rurais, que está também recebendo atrasadas subvenções municipais para o setor primário. Se houve que há aluguéis atrasados, mas não peço mais informações, pois não há retorno do Executivo”. Destacou que os investimentos devem ser bem feitos e o maior dele que ainda não ocorreu é no setor de pessoal, com um plano de carreira, para que eles não precisem ficar mendigando aumento salarial.


Juarez Glberto Cardoso – Tarez (PMDB) cumprimentou todas as agentes de saúde pelo belo trabalho que vêm realizando a frente do setor municipal de saúde pública e em especial aos projetos que têm desenvolvido em favor da comunidade. Citou visita a prefeitura onde se inteirou de pedido feito no ano passado sobre um Fórum de Pequenas Causas. Disse que via o problema de pessoas humildes que precisavam desse organismo para solução de problemas e tinham que ir até Estrela e depois não tinha ônibus para retornar e por isso ingressou com esse pedido, ainda não atendido, mas que espera ocorra para facilitar a quem mais necessita. Para o ex-vereador Zé Galinha disse que é governo sim, mas não tem que acatar o que o governo faz de errado. “Quem me elegeu não foi o governo, mas a comunidade. Pedi voto de porta em porta para mim e para o prefeito, mas se agora ele está lá errando não sou eu que vou me calar”. Reiterou que o ex-colega com o abaixo-assinado para compra de uma nova ambulância e também sua luta pela não construção da câmara, é somente para ganhar votos e se reeleger. “Com certeza você quer que a câmara não invista para ser comprada uma ambulância e você se promover em cima disso eleitoralmente”.


Regina Maria Klock Mallmann (DEM) agradeceu o retorno do ex-vereador e o seu repensar dos problemas que a administração passa e destacou a má gestão que está sendo feita pelo atual governo municipal nesses dois anos de e considerou essa a palavra adequada, “má gestão e acredito que toda a população está vendo isso”. Elogiou o trabalho que vem sendo executado pelas agentes de saúde e também ao secretário da saúde, Sérgio Luiz Schmidt, que abriu as portas daquele setor para que as agentes possam desenvolver e bem suas atividades em prol da comunidade. “E como vocês, agentes de saúde, bem disseram os objetivos estão sendo alcançados com a participação das pessoas e se elas estão participando das terapias, estão se sentindo úteis, mesmo às vezes sendo descartadas no meio em que vivem e isso é muito positivo. Eu penso que o projeto por vocês desenvolvido já deu certo e só tende a melhorar e certamente com o tempo vocês precisarão de um espaço físico melhor para trabalhar, pois certamente haverá um número maior de pessoas nesse trabalho altamente importante na questão da terapia mental”.

Compra de outra área de terras

“Desagrada-me ter que criticar e considero que fica muito ruim ouvir de secretários ‘o que aquela vereadora quer mexer agora com a compra de terras ao lado do CTG, agora que está tudo pago?" Mas eu digo para comunidade que nunca é tarde para a gente saber os detalhes e também porque a população precisa saber o que ocorre. Nós que somos os representantes populares somos as pessoas certas para cobrar, para levantar as questões e pedir explicações e não interessa a hora o dia, se está ou não pago. A população precisa saber o que está sendo comprado e pago com o nosso dinheiro”. Mais adiante questionou se essa área é tão necessária ou mais importante que medicamento, inseminação e hora máquina para agricultor, ou que ambulância? Para ela a população deve dar a resposta ao prefeito, aos secretários e aos coordenadores e a nós vereadores. “Nós queremos saber o que é mais importante, se e comprar mais uma área de terras para ficar lá criando mato ou se é ter os primeiros atendimento aqui em nosso município em dia e em ordem. Ter turno único é bom para a população de Bom Retiro e será que ela está aprovando o que está acontecendo na administração? Por fim disse Regina que, só para lembrar, que o prazo legal para e entrega do orçamento de 2011 já se esgotou. “Será que nós vereadores vamos receber o orçamento do próximo ano na primeira semana de dezembro e ter duas semanas para apreciar e votar? Deixo essa questão no ar e vamos esperar, pois já estamos esperando as explicações, mas as coisas não vêm e por isso que reafirmo: é má gestão”.


Silvio Roberto Portz (PMDB) elogiou o trabalho das agentes de saúde do município e salientou que elas possuem parceiros importantes nesse trabalho com as pessoas que aderiram ao projeto que hora desenvolvem, que são a escola de Pinhal e a Emater. “Espero que em breve vocês consigam proporcionar a essas pessoas que precisam um equilíbrio de vida bem melhor e já merecem cumprimentos pelo início do trabalho”. Quanto ao que disse o ex-vereador José Moisés, Silvio disse que foi o único que não lhe dirigiu a palavra, “mas ficou no ar hoje e não sei se quiseste me colocar contra o colega Tarez, do meu partido, ou você quis dizer que eu, que sempre lutei pela agricultura, agora baixei a bola e fiquei quieto e deixei o barco andar”. Disse que lutou muito para que saíssem do papel projetos importantes para a agricultura, como auxílio à semente de milho troca-troca, laboratório para brucelose e tuberculose para o município, que vai também favorecer a saúde da população e economia, pois menos gente terá problemas com a existência desse laboratório, que vai influir nos derivados da carne e do leite. Também citou projeto para criação de suínos, que desde 2007 não saia do papel e os produtores já pagaram dois financiamentos e só agora tiraram a primeira remessa de suínos e foi uma luta sua, assim como o porcentual para a agricultura, que era de 3,5% e agora passou para 4,7% e garante que continuará sua luta pelo setor primário e se tem alguma coisa que ainda não ocorreu, disse que não pode fazer tudo, mas se orgulha de haver tirado muitos projetos do papel para a realidade. Destacou que o projeto do laboratório de análises foi o maior projeto que obteve e acredita será até o final de seu mandato, pela importância da matéria para os produtores. Garantiu que não se acomodou e sabe que há muito a fazer ainda, principalmente na agricultura.


Carlinhos Cardoso (PMDB) parabenizou a equipe de agentes de saúde pelos projetos que vêm desenvolvendo no município, além de seu trabalho de rotina nas várias regiões que atendem. Pediu recuperação do passeio público na Rua Pinheiro Machado, antes da Agropecuária Bastião. Também cumprimentou direção e funcionários do hospital local, pelos 60 anos de fundação e pelo atendimento que fazem. Citou que se vê pela imprensa pessoas morrendo em filas de hospitais por não ter leito, UTI enquanto a comunidade bom-retirense está bem servida, apesar de momentos de dificuldade por que passou a casa de saúde local, mas superou seus problemas e hoje é referência em saúde pública em nível de pequenas comunidades. Comunicou que esteve com o secretário do planejamento e esse lhe informou que está sendo feito a medição dos terrenos para construção das casas populares e depois de passado o registro para a CEF, iniciará a construção das 20 moradias. Também comunicou que os interessados em ter sua rua pavimentada devem protocolar na prefeitura, que depois será feita reunião com os moradores, pois é intenção do governo pavimentar várias ruas nos próximos meses. Por fim cumprimentou a direção do CEJA, pelos 50 anos de fundação e pela festa que promovem no final de semana.


Eder Eduardo Cíceri (PSB) parabenizou as agentes de saúde pelo trabalho que realizam sobre saúde mental. Destacou a perseverança das agentes em se especializar junto da Univates para realizar esse projeto junto das pessoas que possuem esse problema, as quais, geralmente são excluídas da sociedade e até pela família. “Mas o trabalho de vocês vai resgatar a autoestima dessas pessoas. Mostram o amor ao próximo e até lembram a palavra de Deus amar como Jesus amou e fazer o que Ele fez e com isso vocês se aproximam das pessoas com essa situação de vida. Merecem elogios, pois apesar de ser um trabalho vocês vão ao encontro do problema, o que considero até uma tarefa preventiva. É motivo de orgulho e deve ser divulgado esse projeto na área da saúde mental, por ser um trabalho diferenciado em todo o RS”. Disse que estudos apontam que problemas mentais e de depressão é o mal do século e o trabalho realizado pelas agentes, vai minimizar em muito essa situação, ainda mais com as parcerias que foram conseguidas junto da Emater e Secretaria da Agricultura e o apoio total da Secretaria da Saúde. Elogiou o trabalho feito ao longo dos seus 50 anos pela Escola Jacob Arnt. “Muitos que aqui residem ou não, passaram pelos bancos escolares do CEJA, que realiza elogiável formação do cidadão, do futuro das gerações. Na área do esporte teceu comentário a respeito do trabalho feito pela escolinha de futebol do João Pombinha”, a quem visitou e viu sua iniciativa e lá em sua casa encontrou a prova de sua dedicação com os jovens, que são 79 troféus conquistados – 40 deles fora do município - através da prática de esporte (futebol) com garotos e com poucos recursos financeiros. “Você é digno de todos os elogios, pois divulga o esporte, nosso município e principalmente tira jovens das ruas e os leva para a prática sadia do esporte, mostrando o lado bom, o que é muito positivo. Na verdade o que fazes é tirar essa meninada das mãos dos traficantes, do caminho das bebidas alcoólicas, levando para eles orientações de boas condutas além da prática de esportes, como também faz outro treinador de escolinhas, o Zé Quero Quero, do bairro São Francisco. Vocês são um exemplo para esses jovens”. Mas lamentou que o município em 2009 desse três meses de incentivo para as escolinhas e depois cortaram, o que considerou uma vergonha, “pois enquanto vocês trabalham sério, o município tem colocado recursos em outras coisas que posso afirmar não são proveitosas. Investir no esporte como vocês fazem, é investir em cima de pedras, tirando os jovens das ruas”. Mais adiante lembrou que fora afirmado pelo governo que não saía a escolinha municipal porque havia projeto trancado na câmara e já foi aprovado há vários meses e até agora nada de escolinha municipal, o que considerou lamentável. Encerrando, assim como a vereadora Regina colocou, disse que deseja saber sobre o pedido de informações encaminhado ao Executivo, a respeito da compra de outra área de terras ao lado do Parque Por do Sol – considerando que tem muitas outras coisas importantes para ser investido no município do que área de terra. “Comprar uma área para criar barro, rã e perereca. Vamos debater essa questão junto com os demais vereadores, pois deve ser dado mais valor ao dinheiro público, que é o recurso originado pelos impostos pagos por nós todos aqui no município”, desabafou Eder.


Gilberto Quadros – Betinho (PP) destacou o curso realizado pelas agentes municipais de saúde na Univates. “Estive lá e vi vários municípios da região participando nesse curso de formação e ouvi da professora que solicitou de seus alunos para apresentarem o projeto desenvolvido na câmara de vereadores para dar maior publicidade e hoje tivemos oportunidade de ver um belo trabalho realizado em âmbito de Bom Retiro, voltado para os cuidados com a saúde mental. Considerou muito interessante o projeto com essa camada da sociedade. “E um exemplo esse trabalho, pois as agentes e seus parceiros nessa empreitada, ocuparam um espaço junto da secretaria da saúde, onde se acumulava lixo, limparam e lá estão construindo o projeto junto com as pessoas que tem essa patologia, onde plantam hortaliças e também chás e ao mesmo tempo estão dando orientação para esses cidadãos, que tem nesse trabalho uma terapia de grupo e ao mesmo tempo elevando sua autoestima e merecem os parabéns os idealizadores desse projeto de terapia mental”. Igualmente cumprimento a Escola Jacob Arnt pelos 50 anos de fundação e pela programação que o educandário vem realizando para comemoração da data, que culminará com o jantar baile do final de semana. Endossou as palavras de Eder sobre as escolinhas de futebol e suas dificuldades para desempenhar essa atividade que é tão importante para os jovens locais. “Nós enquanto vereadores não temos muito que fazer a não ser apelar para que o Executivo dê seu apoio para essas entidades que realizam um ótimo trabalho no esporte e também socialmente. “Espero que a administração, no próximo ano, tire do papel o projeto de auxílio às escolinhas para que esse trabalho tenha continuidade”. Por fim se dirigiu ao ex-vereador Zé Galinha que se manifestou na tribuna. “Que bom que viste hoje não ser somente a câmara que tem obrigações e em especial quanto a comprar uma ambulância. Ela já fez sua parte, devolvendo em 2009 recursos que poupou para o Executivo aplicar. Também de minha parte consegui recursos com o deputado Molling também para aplicação no setor da saúde e mais recursos estarão chegando através desse deputado. Então acho que temos sim de construir nossa sede própria, a qual está em fase de licitação e penso que em pouco tempo iniciam as obras que acredito seja um anseio da comunidade. A área onde será a obra já está sendo preparada e pouco falta para seu início”. Sobre o concurso realizado disse que via a necessidade, pois não tem servidor no legislativo para realizar processos como licitação e o que era necessário estava sendo feito por pessoas da prefeitura, a quem agradeceu. Disse que chamou sua atenção o grande número de reprovação, pois de 33 que realizaram o concurso, somente três passaram nas provas e a vencedora foi uma servidora do próprio legislativo, com dez anos de câmara, a quem cumprimentou pelo feito e com isso agora passa a ser efetivamente concursada.

Obs: As fotos postadas são ilustrativas, conforme sugestão do texto

#########################

Nenhum comentário:

Postar um comentário