3 de out. de 2010

Degravação da Câmara de Vereadores de Bom Retiro do Sul em 28/09/2010

=======================================
Postado por Gilmar da Silva, em 03/10/2010
====================

Em sessão ordinária presidida por Gilberto Martins de Quadros (PP), o Legislativo de Bom Retiro do Sul apresentou o seguinte expediente:

PROPOSIÇÕES

Eder Eduardo Cíceri (PSB) apresentou indicação à secretaria de obras, no sentido de que sejam realizadas obras para canalização de esgoto na Rua Reinaldo Noschang, mais precisamente passando pela frente da empresa BRF Foods (Perdigão). Em fotos apresentadas pelo parlamentar, percebe-se que o esgoto originado dos imóveis próximos da empresa, corre a céu aberto pela pavimentação, exalando um mau cheiro, que é fonte da reclamação e também uma questão de saúde pública. Também em pedido verbal o vereador comentou que na Rua Pinheiro Machado, outro esgoto está na mesma situão nas imediações do Conselho tutelar e a menos de uma quadra do Centro Administrativo, considerando que além do mau cheiro e do feio visual, não fica bem para o município ter essa situação próximo da sede do governo. Em aparte Sérgio Gregory aproveitou para reiterar, assim como Edson Farias Garcia, que fosse de uma vez dada atenção pelo setor de obras no esgoto que passa em frente da unidade de saúde central, onde foi visitado pelos vereadores, empresários do entorno e secretario de obras e prometido para dias após a regularização da situação, que alertam os vereadores, faz mais de um ano e nada foi feito. Aproveitando a presença do Secretário da Saúde, que na época da solicitação não estava no cargo, Eder Cíceri solicitou sua intervenção, pois como a secretaria está fazendo uma importante campanha de esclarecimento sobre a Hepatite Viral, é fundamental que se combatam esses focos que podem provocar a doença e também Sérgio Gregory reforçou ao secretário necessidade de sua interferência, afirmando que poderá haver sensibilidade, o que não ocorreu com pedido feito por ele e o colega Edson Farias.


Carlinhos Cardoso (PMDB) também direcionou seus pedidos para a secretaria de obras, solicitando a recuperação das ruas das localidades de Cupido e Nova Real, com colocação de material de boa qualidade, limpeza das sarjetas, roçada das laterais, desobstrução de bueiros e patrolamento das vias públicas, as quais estão em péssimo estado de conservação e que ainda quer que seja feito a reposição das lâmpadas que estão queimadas no interior da vila. Também pede interferência do Poder Público, para que o Daer efetue a reinstalação de uma parada de ônibus na RS 128, junto do acesso à localidade de Cupido, na margem direita da rodovia, sentido centro BR-386 e também faça a canalização do esgoto pluvial do referido acesso.


Juarez Gilberto Cardoso – Tarez (PMDB) no mesmo sentido de seus colegas solicitou ao setor de obras a recuperação do prolongamento da Rua Osvaldo Aranha até a divisa com Estrela, com patrolamento e material de qualidade, visto o estado de conservação que deixa a desejar. Também deseja o mesmo trabalho na Estrada Arthur Käfer, que é acesso de grandes produtores rurais do município, representando uma significativa parcela da arrecadação de tributos municipais. Em vista dessa preocupação, disse esperar a sensibilidade do poder público, no sentido de criar as melhores condições para aquela estrada e assim determinar ao setor competente que dê a devida atenção para que os produtores rurais tenham atendida sua necessidade para o escoamento da produção do setor primário, uma das principais fontes de renda do município.


ESPLICAÇÕES PESSOAIS


Eder Eduardo Cíceri (PSB) continuando em seu raciocínio envolvendo o saneamento básico, além dos pedidos já feitos formalmente, também colocou a situação de falta de atendimento do setor de obras na Rua Silvério Gregory, onde disse que já teria reclamado eu o esgoto corre a céu aberto e já se transformou numa questão de saúde pública. Também colocou que, além disso, onde existe sistema de esgotamento, existe locais onde está obstruído e isso tem causado o transbordamento com os dejetos cloacais sendo expostos na via pública. No entendimento do parlamentar, se a secretaria da saúde não controlar essa situação, o município poderá vir a ter uma epidemia e por isso, aproveitando a presença do secretário da saúde na sessão, solicitou que Sérgio Luiz Schmidt, que julgou estar realizando um bom trabalho naquela pasta municipal, em especial no que tange a campanha da Hepatite Viral, mantenha um contato com o secretário de obras para que se tenha sanado essas situações de esgoto a céu aberto em vários pontos, que além de gerar reclamação da população é também interesse daquela secretaria, pois envolve justamente saúde pública.


Juarez Gilberto Cardoso – Tarez (PMDB) usou seu espaço na tribuna para repudiar o que alguns servidores municipais lançaram em termos de boatos em público, quanto ao seu pronunciamento na tribuna na sessão anterior. “Eu realmente falei e reafirmo que temos servidores municipais fazendo sua hora do café acima do normal – entre uma e uma hora e meia – no setor da secretaria de obras. Mas em momento algum falei dos servidores de carreira e sim dos CC, mesmo porque todos são sabedores que eu sou um dos que vêm lutando para que o prefeito encaminhe projeto de valorização do quadro de servidores, mais especialmente em relação ao vale alimentação. Então, se sempre venho defendendo os servidores do quadro, porque seria minha pessoa que viria aqui para lhes criticar?” questionou contrariado o parlamentar. Também apresentou alguns pedidos, mas disse que era contra sua vontade, pois não vem sendo atendido em suas solicitações em favor da comunidade. “Atendimento não acontece, mas no final do mês os detentores de cargo de confiança, fazendo ou não, estão recebendo seus mais de R$ 2 mil”, reclamou Tarez.


Edson Farias Garcia (PDT) se referindo a divulgação negativa do município por jornal diário regional, o vereador disse que depois de ler determinadas notícias se deve parar para analisar. Depois de tomar conhecimento dos índices negativos apresentados pelo município, disse que todos devem realizar uma reflexão maior e pediu especialmente para o prefeito e sua vice para fazerem o mesmo para ver o que dá para melhorar no município. “Somos nós que devemos dar a volta por cima das coisas que não estão ocorrendo certo”. Mesmo considerando um parto difícil, o vereador saudou com alegria a aprovação pelo setor de engenharia do município do projeto para construção da nova Câmara de Vereadores, o qual disse ter sido uma conquista depois de muita luta e agradou a todos, inclusive o presidente, que chegou contente com toda a documentação liberada. Reclamou que pessoas maliciosas estão comentando sobre a obra, “mas esquecem que no ano passado economizamos e devolvemos mais de cem mil para o prefeito e continuamos poupando para ter recursos à construção da nossa sede própria e tudo dentro da lei e está aberto a população do que está sendo gasto na obra que se iniciará em breve e não é qualquer um que irá colocar empecilho na construção da câmara, que e um projeto não para uma década, mas para muitos anos e mesmo com o crescimento do município, aumentando o número de vereadores, a obra vai também comportar essa demanda”, afirmou Farias, acrescentando que o plenário não será somente para os trabalhos da casa, mas para eventos da própria comunidade, que tem todo o direito de usufruir dessa dependência do legislativo.


Gilberto Martins de Quadros – Betinho (PP) também se disse decepcionado ao ler a notícia no jornal que coloca Bom Retiro do Sul como o pior entre todos do Estado na questão de emprego e renda. “A gente que nasceu aqui fica triste com uma constatação dessas e vemos que Capitão está bem no setor de saúde, Imigrante esta entre os mais desenvolvidos e se sabe que são municípios bem pequenos. O primeiro nem asfalto possui, tendo 12 quilômetros de estrada não pavimentada”. Por fim disse que resta lutar para modificar essa realidade. Aproveitou para tecer elogios ao colega Silvio Portz, o qual mereceu, junto com sua família, destaque no Jornal Certajano, como um dos impulsionadores entre os associados daquela cooperativa da economia local no setor de produção de leite, que fica na ordem de 700 litros diários. “Parabéns colega por você ser um dos que alavanca o setor primário através do leite B, o que mostra sua dedicação e trabalho para sua família e também ao crescimento da economia local”. E sobre o projeto da câmara disse que nunca descansou enquanto tramitava a documentação e sempre que alguma coisa emperrava no processo de estudos para aprovação, buscava cumprir o que era solicitado. “Pois hoje graças a Deus me entregaram o projeto aprovado, o qual foi muito bem elaborado pela arquiteta e também analisado pelos vereadores e depois de quase dois anos temos em mãos a aprovação para início das obras, que dependem agora somente da licitação e quem sabe ainda neste ano os trabalhos de construção tenham seu início”.

OBS: As fotos postadas são figurativas, conforme o texto postado sugere.

########################

Nenhum comentário:

Postar um comentário