7 de set. de 2010

Pesquisa comprova: dinheiro pode sim comprar felicidade

============================
Postado por Gilmar da Silva, em 07/09/2010
=====================

O bem-estar emocional das pessoas – ou seja, felicidade é proporcional à sua renda, (cerca de 130 mil reais), de acordo com estudo publicado por um periódico científico.Para as pessoas que ganham menos que isso, Angus Deaton, economista do Centro de Saúde e Bem-Estar da Universidade de Princeton, diz: “Os problemas são tão imediatos que é difícil ser feliz. Isso interfere com o quanto o contentamento com a vida que se leva”. Analisou pesquisa de opinião do Instituto Gallup, feita com 450 mil americanos em 2008 e 2009. Ela incluía perguntas sobre a satisfação com dia-a-dia e também com a felicidade geral com as suas vidas. A felicidade aumentava conforme a renda crescia, mas o efeito parava aos 75 mil dólares – ou R$ 130 mil - Deaton afirmou. Por outro lado, o sentimento geral de sucesso continua a crescer de acordo com o crescimento do poder aquisitivo depois daquele ponto. “Dar mais dinheiro que 75 mil dólares não vai alterar significativamente o humor rotineiro de alguém, mas vai fazê-lo sentir que tem uma vida melhor,” disse o economista.

Daniel Kahneman, que ganhou o prêmio Nobel de Economia em 2002, realizou o estudo com Deaton para entender melhor a relação entre políticas públicas e crescimento econômico. Alguns estudiosos questionam o valor do crescimento de uma economia aos indivíduos, e Deaton disse que a questão está longe de ser resolvida. Mas complementou: “Fazer este estudo me trouxe um grande bem-estar emocional. Como economista, eu tendo a crer que dinheiro faz bem, e foi bom descobrir provas disso”. A pesquisa também reforçou o dado de estudos anteriores, de que, de maneira geral, as pessoas são bastante satisfeitas com suas vidas. Em outra pesquisa global do Gallup, os Estados Unidos e o Brasil estiveram entre as nações mais felizes, atrás dos países escandinavos, Canadá, Costa Rica, Suíça e Nova Zelândia.

&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

2 comentários:

  1. É verdade meu amigo, dinheiro é capaz de trazer felicidade, isso porque a maioria das coisas, no regime político e social em que vivemos, são vendidas. Há ainda tribos intocadas pelos "civilizados" onde é possível ser feliz sem o dinheiro pois o que necessitam, a natureza lhes oferece sem cobrança. Algumas vezes lamento não haver nascido longe de tão cruel civilização que avançou tanto nas ciências e perdeu tanto na valorização humana. Um abraço, meu amigo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ivana! Postei por achar interessante o tipo de pesquisa. Mas compartilho de que ela está dentro de nós e nós próprios que a deixamos os outros roubá-la de nós eventualmente. Quanto a se afastar no tal "meio civilizado", não estás só, gostaria muito de estar fora de tudo isso, mas me é humanamente impossível, lamentavelmente. Se essa utopia fosse possível, Ivana, sumiria com meus mais de 3 mil exemplares de livros e revistas e iria viver de letras, sem computador. Voltar ao manuscrito, afinal, numa vida isolada desse meio bestial e intolerante, não se precisa muito para contar o tempo e viver, sim, viver livremente e sem hora e dia para fazer o que se quer, mas......ah esse mas..Abraços!!!

    ResponderExcluir