5 de set. de 2010

Degravação da Câmara de Bom Retiro do Sul, em 30/08/2010

================================
Postado por Gilmar da Silva, em 05/09/2010
========================

.
Na sessão ordinária presidida pelo vereador Gilberto Quadros (PP), a tribuna do Legislativo foi utilizada tanto no espaço da Tribuna Livre quanto para os pronunciamentos habituais dos vereadores.
.

Pedidos de Informações

.

O presidente da Câmara efetuou a entrega dos pedidos de informações formulados pelos vereadores Gilberto Juarez Cardoso, Tarez e Valmor Ramos dos Santos, os quais foram enviados pelo Poder Executivo para ciência dos parlamentares, que devem se manifestar a respeito assim que tomarem conhecimento do teor da resposta recebida.

.

Falta de acesso ao Rio Taquari

.

Em nome dos habituais pescadores, Alceri D’Avila ocupou a tribuna para pedir apoio, pois diz que a categoria de pescadores precisa tirar os barcos para conserto e depois recoloca-los no rio e como a promotoria pública fechou os acessos ao rio, a situação ficou difícil para os pescadores profissionais, como ele. Diz que até os turistas estão chegando e como não têm como largar seus barcos na água para a pesca esportiva, vão para outras cidades e o que gastariam no município acabam levando para outros. Sugeriu dois pontos para se abrir acesso, um no final da Rua São Manoel e outro próximo da prefeitura. A sistemática, segundo ele, poderia ser como trilhos com uma plataforma que levaria as embarcações até a margem do rio. A ideia principal partiu do vereador Eder Ciceri e vários outros vereadores se manifestaram favoráveis. Ocorre que a promotoria proibiu os acessos e segundo Edson Farias, o que o Judiciário deseja é que se faça um projeto ambiental e que tudo seja feito sem agressão ambiental. Entende que a iniciativa deve ser do Executivo e com boa vontade será possível se ter um porto até o rio, onde servirá para os pescadores locais e turistas que visitam Bom Retiro para a pesca esportiva. Segundo Eder, a pesca é a vida de muitos homens que hoje estão impedidos, pela falta do porto, em tirar a produção e o município perde sua identidade de pesqueiro do vale, como é divulgado e também se está abrindo mão dos turistas e o entendimento geral é que o poder público deve tomar para si a questão e viabilizar junto com a promotoria, projeto que possibilite a normalização dessa situação, por todos reclamada.

.

Explicações Pessoais

.

Silvio Roberto Portz (PMDB) falou do antigo pedido próximo da escola Alberto Pasqualini e da estrada Antônio Pacheco, aprovado nessa sessão, que foi o convênio com a Certaja, que possibilitará construir uma rede de baixa tensão para levar energia elétrica para várias famílias, no tocante a iluminação pública, pelo qual agradeceu as partes envolvidas pelo convênio que trará esse benefício. Sobre a água para Beira do Rio, onde muitos da comunidade prestigiaram ansiosos à sessão para obter notícia do resultado da última análise do poço perfurado recentemente, disse Silvio que depois de tantas tentativas – foram mais de dez poços perfurados – hoje se tem um que apresenta uma grande vazão e principalmente a análise feita, que dá uma garantia de também potabilidade da água. Afirmou que trabalha agora para conseguir levar a canalização até a localidade para ser abastecido. Agradeceu ao secretário da saúde, Sergio Schmidt, que foi parceiro e conseguiu canalização especial para revestimento e filtro, assim como todos os colegas vereadores que se juntaram a ele nesse projeto e mais especialmente porque se dispuzeram, se o prefeito não tivesse recursos, abrirem mão de parte de recursos do legislativo e repassar para que o poço fosse revestido como é necessário. Relembrou que sempre sonhou com um poço nesse local, mas nunca conseguiu parcerias como agora. “Por isso quero ver a água jorrando nas torneiras de suas casas” (se emocionou não conseguiu continuar, sendo aplaudido por todos os presentes). Por fim disse que será uma grande felicidade ver Beira do Rio, depois de tantos anos de sofrimento, ter água potável.
.

Retalhos de seu trabalho

Sobre seu trabalho disse guardar o que a imprensa fala sobre sua atuação. Citou o Blog do Chimarrão que em um trecho sobre a atividade parlamentar citou: “o vereador Silvio fala com grande conhecimento e informação, quando se refere aos setores da agricultura, pecuária e outros assuntos relativos à atividade do homem do campo”. Lembrou matéria veiculada no Jornal em Foco que relatou: “o local indicado pelo vereador Silvio Portz, para perfuração do poço artesiano de Beira do Rio deu certo. Agora perguntamos como o moço sabia que lá daria certo? Será que apelou para a antiga técnica para achar água, como um galho de goiabeira (forquilha)?” Gostou da citação e só corrigiu a técnica ensinada pelo seu avô, que não era de goiabeira e sim de pessegueiro. A seguir lembrou que toda vez que se apanha, não se esquece. “Quando foi perfurado outro poço um jornal local me criticou, pois eu disse que não garantiram a água de qualidade e saiu turva, barrenta. Por isso fui rotulado como desconhecedor e no final se configurou que eu tinha razão e por isso guardei também essa matéria e hoje se comprova quem tem ou não conhecimento”, desabafou emocionado Portz.

.

Juarez Gilberto Cardoso - Tarez (PMDB) voltou a agradecer ao Executivo que acumulou o setor de obras e realiza um bom trabalho de recuperação das vias públicas, além de atender outras demandas que há um ano e meio são solicitadas e não atendidas. “O que foi feito agora em meio mês, não aconteceu durante toda essa gestão, com o secretário, que felizmente saiu e o prefeito assumiu a função”. Exemplificou os serviços de manutenção feitos nas regiões de Pinhal, Faxinal e outras, além de áreas urbanas não pavimentadas, que eram solicitadas pelos vereadores em nome da comunidade. “Em resumo, 80% melhorou o setor de obras depois que saiu o Zeca Fröhlich”. O vereador falou como se o secretário houvesse saído do setor, quando na verdade ele está é em férias e seu retorno deve se dar nos próximos dias. Cumprimentou Portz por conseguir água potável para Beira do Rio. Também apelou para que se consiga fazer esse acesso até o Rio Taquari, para que se possa levar os barcos até sua margem. Para ele não é só culpa da promotoria o fechamento, mas também da administração. Temos a central de projetos e gente suficiente para realizar um trabalho que possibilite fazerum porto até o rio. Esse pessoal que está lá parado, tomando cafezinho tem que trabalhar para criar as soluções que se pede desde o início dessa legislatura e nada acontece”, reclamou. Diz que se reuniu com o prefeito, seu secretário de planejamento que valorizou a pesca esportiva. “Valorizar é uma coisa e colocar em execução os projetos é outra e ele está também na central de projetos”, lembrou. “Por isso não me digam que o acesso não sai por causa da promotora. É interesse do município, dos pescadores, dos turistas e por isso entendo que existe é falta de competência, pois o secretário disse que falaria com a promotora e demais envolvidos, iria determinar que projeto fosse feito, mas acho que esqueceu, porque tem muito trabalho para realizar. Se tem cinco pessoas no setor de projetos, tire um para esse trabalho e tem local que é só pedra e nem envolve meio ambiente, é só fazer o acesso”, concluiu descontente com a administração por não atender essa demanda que é interesse de muitos e para ele desinteresse de alguns.

.

Carlos Antonio da Rosa Cardoso – Carlinhos (PMDB) também teceu elogios ao esforço do colega Silvio Portz para conseguir levar água potável para a região de Beira do Rio. Requereu verbalmente para as empresas de telefonia e energia elétrica, para que efetuem reparos em postes no bairro São João, por onde passam as redes desses serviços prestados no município, pois o posteamento cedeu com o recente temporal e por pouco não caiu, o que poderia causar grave acidente com pedestres ou motoristas, no entendimento do parlamentar, que por isso solicita providências. Registrou que recentemente foi inaugurado em parceria com os Correios o serviço de caixa postal que irá beneficiar todos os moradores do Bairro São João, que não precisam mais ir até a agência buscar correspondência. “Era uma grande necessidade”. Justificou não estar presente, porque não chegou convite até sua pessoa, mas cumprimentou a todos pela conquista. “Também agradeço ao prefeito por estar se desdobrando em dois, gabinete e secretaria de obras, e tem feito um ótimo trabalho nas vias públicas e nos demais departamentos da secretaria no atendimento dos pedidos da comunidade e espero que quando voltar o titular, tenha continuidade desse bom trabalho e não seja mais necessário haver pedidos e reclamações através do legislativo. Ainda lembrou as eleições deste ano e pediu que o eleitor pense bem antes do voto e que confie em quem faz pelo município e região e apelou para quem não tenha compromisso com algum candidato, que deposite sua confiança nos nomes mais conhecidos, em especial nos que representam o Vale do Taquari.

.

Edson Farias Garcia – Edinho (PDT) cumprimentou a comunidade do Bairro São João pela inauguração da caixa postal, que acredita será um grande benefício no tocante as correspondências através dos Correios. Disse entender a preocupação, alegria e emoção do colega Silvio Portz com o poço perfurado. “Falei-lhe para se preocupar mais com a incidência de materiais pesados na composição química da água, o que felizmente não ocorreu e temos certeza que a comunidade terá uma água de boa qualidade”. Considerou que tudo já está bem encaminhado, pois água tem em abundância no poço perfurado, só falta agora chegar na casa de cada um, pois o caminho pior já foi percorrido. Lembrou que a emoção maior do colega talvez não seja com a água boa que foi conseguida, “mas quando você formou lá no Faxinal uma associação, disseram que estarias separando Beira do Rio de Faxinal. Por isso nada melhor que o tempo e hoje você mostra o que queria com essa separação que era o bem de Faxinal e hoje com o novo poço está se esforçando por Beira do Rio, unindo mais ainda essas duas comunidades”.

.

Fechamento do porto de acesso ao rio

Farias disse que não são somente os vereadores que sabem do fechamento do porto ao rio pela promotoria pública. “Estivemos na promotoria, mas o prefeito e seu governo sabem do fechamento e já publicaram essa determinação. O que falta é um projeto, que depende de boa vontade, mas infelizmente vou citar aqui para vocês que não sei se é falta de capacidade ou má vontade, pois temos o projeto de construção da nova Câmara de Vereadores e ocorreu o seguinte: fomos ao setor de engenharia, eu o colega Sergio e o Presidente Betinho Quadros e a engenheira disse quais documentos eram necessários e pediu 30 dias para analisar o projeto, com o que concordamos. Mas ao vencer o prazo, contatamos com ela e pensamos que aprovaria ou rejeitaria o projeto e para nossa estranheza disse que mais documentos eram necessários. Porque na primeira vez não pediu tudo o que precisava? Pois é isso que complica a vida de todos, porque ao invés e simplificar, complica as coisas e o pior é que recebe os salários pagos pelo contribuinte”, desabafou. Retornando ao porto, disse que o projeto não é para hoje, mas para ontem e deseja que o prefeito autorize o secretário da agricultura, pois envolve questão ambiental, para que a central de projetos faça o trabalho que redunde no atendimento da promotoria. Em aparte o vereador Tarez lembrou que estão “enrolando” há pelo menos um ano e meio e a liberação da pesca já ocorre no início deste mês e não se tem acesso ao rio para atender aos pescadores e turistas. “Quanto vamos perder com a não vinda de turistas que irão para outros municípios? Será que a administração não consegue ver o que a economia local perdeu em 2009 quando já não tinha acesso ao rio? Por isso acho que a incompetência está dentro da prefeitura”, disse Tarez. Por fim Edson Farias disse que os vereadores e os demais interessados devem se mobilizar para tentar agilizar o atendimento dos interesses da comunidade pelo poder público.

.

Eder Eduardo Müller Cíceri (PSB) inicialmente falou de suas indicações, como a pavimentação da Rua Armin Trein, que foi solicitada pelos moradores daquela artéria, que já sofrem desde outros governos com a situação nessa via não pavimentada. Agradeceu o trabalho do setor de obras como um todo. “O prefeito está se mostrando um bom secretário de obras”. Em aparte Tarez lembrou que sempre a justificativa era o tempo ruim, chuvoso. “Pois agora está assim e as obras nunca pararam. Então o prefeito está se saindo um bom secretário e até tem regalias, pois o prefeito tem cedido funcionários, o que não ocorria com o titular. Isso é ser patrão e amigo do servidor”. Edson Farias disse que hoje vê o funcionalismo trabalhar com mais vontade, mais incentivado. Retomando seu raciocínio Eder disse que o trabalho do vereador é fiscalizar, elogiar e criticar conforme a situação e por isso agradeço ao prefeito o trabalho feito. Também cumprimentou o gerente local e supervisor geral da região, dos Correios pela inauguração da caixa postal no Bairro São João e também por atender seu pedido de mais um servidor para entrega de correspondência.

.

Abertura de acesso para o rio

Tendo iniciado um trabalho a pedido dos pescadores, o vereador comentou a necessidade de mobilização em torno de se buscar junto da promotoria pública a liberação para que se tenha um acesso para o Rio Taquari. Disse ter falado com os pescadores que estão enfrentando problemas, em especial no inverno, quando têm que tirar as embarcações para conserto pra a nova temporada e não conseguem, pois lhes tiraram o acesso de saída do rio. Voltou a questionar se vão largar os barcos de helicóptero de volta para o rio. “Vejo essa situação há muito tempo, pois me criei ali os vendo pescar e são coisas que entristecem a gente pela falta de incentivo. Já falei para os pescadores que irei até o prefeito para que nos dê o apoio para viabilizar uma solução, pois o verão se aproxima, a temporada de pesca está aberta e vêm dezenas e dezenas de turistas de outros municípios, como Carlos Barbosa, Caxias e simplesmente chegam com a embarcação e não vão ter condições de levar até o rio e vamos perder esses turistas para outros municípios que oferecem condições”. Salientou que tem dados estatísticos na Secretaria de Turismo e Laser que essa fatia de turista vem e gasta cada vez mais no comércio local e entende que da forma como a situação é encarada é o mesmo que estar renunciando receita. “Se está abrindo mão de dinheiro que entra limpo”. Lembrou da dificuldade dos pescadores locais que não têm outra fonte de renda a não ser na época da “piracema”, quando vêm recursos do governo, que considera pouco para uma família que tem toda a despesa rotineira de água, luz, comida, vestimenta e diante dessa questão questionou como fica a situação em especial dos pescadores. Garante que se não conseguir êxito, sairá de casa em casa pedindo assinaturas para abertura do acesso ao rio. “Isso é inacreditável, um município conhecido como “pesqueiro do vale” não ter um acesso ao rio e não dá condições aos pescadores”.

.

Poço de Beira do Rio

Eder disse ter ficado contente ela iniciativa do colega Silvio Portz em levar água para Beira do Rio. “Que bom mesmo ter dado certo. Eu só fico triste por não terem te ouvido antes, pois já tinhas sinalizado que pessoas, muitas vezes com má intenção, acabaram não te ouvindo, pois tenho certeza de que já naquela época o colega desejava uma solução para a comunidade de Beira do Rio e não conseguiu o local que sugeriste e por isso há anos esse povo vem sofrendo com água sem qualidade e quando a comunidade procurou a câmara nos aprofundamos no assunto e começaram a nos contestar com laudos dizendo que a água era boa”. Em aparte Betinho Quadros disso no popular “laudos falsos”, ao que Eder concordou e disse ser a palavra correta e por isso junto com os demais vereadores começaram a debater o assunto e senão fosse esse empenho essa comunidade estaria bebendo água suja até hoje e até ameaçado de ser processado o vereador foi. “Porque não o ouviram colega, se gastaram R$ 18 mil após pressionar vereadores e o governo passado para perfurar outro poço? Esse valor foi colocado fora, sendo que a solução estava aí e hoje o vereador Silvio provou. Aí a gente vê a má intenção, a falta de caráter desse presidente da Ascodefaber eu está lá até hoje”, tentou alternativas cobrando do pessoal, como um filtro que dizia ser a solução e não foi e ninguém mais viu a cor do dinheiro depois de haver pago pelo filtro. Por isso acredito que agora sim, após esse trabalho do colega Silvio essa comunidade vai poder abrir suas torneiras e ter uma água potável que há anos vem aguardando. Por fim conclamou aos moradores da localidade, em grande numero na câmara, que se mobilizem, façam uma diretoria séria para administrar aquele sistema de abastecimento que acredita irá funcionar até o final do ano. “Tem condições de ser bem administrado como Cruz das Almas e ter dinheiro em caixa e uma associação forte. Só lamento que apesar de assumir a dívida com aquela associação, o presidente da Ascodefaber ainda não cumpriu, mas nós temos o documento por ele firmado, reconhecendo a divida”, concluiu.

.

Sérgio Gregory (PTB) se referiu ao debate a respeito da atuação dos policiais da Polícia Rodoviária Estadual, havido na semana anterior por alguns vereadores Gregory, quando discordou dos posicionamentos feitos, voltou a manifestar sua contrariedade e discordância quanto aos elogios que foram efetuados ao prefeito pelo seu trabalho frente à secretaria de obras. O vereador não vê motivo de se estar elogiando o prefeito pela sua atuação na secretaria de obras, enquanto o titular está em férias. “Eu vejo que ele teria nessa pasta municipal, que é de relevante importância no contexto municipal, funcionários capazes de substituir ao secretário e fazer um tão bom trabalho que vinha sendo feito ou até melhor e por isso não vejo motivos para esses elogios. Sinto é até pena do prefeito por não dar autonomia para servidores que tem condições de suprir a vaga do titular. Discordo dele sair da administração e ir para o setor de obras fazer o trabalho que é de competência de gente do setor e também não vejo motivo dos colegas o elogiarem. Vejo isso de uma maneira diferente, pois se sabe que lá tem gente para assumir essa função eventualmente. Sobre a pavimentação solicitada por Eder, disse que a população veio diretamente aos vereadores porque não estavam conseguindo na prefeitura ser atendidos em sua necessidade. “Nessa gestão muito pouca rua foi pavimentada, ou na verdade foram terminados alguns trechos começados no governo passado”. Afirmação que teve confirmação de Edson Farias. E sobre a água de Beira do Rio, elogiou Silvio e disse esperar que se crie uma diretoria séria para administrar o sistema. E quanto a acesso ao rio, disse que deve partir um projeto ambiental de parte do município.

.

Gilberto Martins de Quadros (PP) saudou a comunidade de Beira do Rio que estava presente em peso para se inteirar da situação da água do poço perfurado recentemente. Elogiou a iniciativa de se dotar o Bairro São João dos serviços de caixa postal e disse que teve conhecimento por ter passado no local, quando a trabalho, tendo a informação do secretário do planejamento do ato e horário e por isso conseguiu prestigiar a solenidade. Quanto aos demais vereadores não estarem presentes, foi explicado pelo secretário executivo da câmara, Jair Pereira, de que foi um lapso seu, pois recebeu efetivamente o convite, mas fora do ambiente de trabalho e também do horário de expediente, motivo pelo qual pediu escusas aos demais vereadores, incluindo os do próprio bairro, os quais por esse motivo não se fizeram presentes a inauguração. Sobre a água da Beira do Rio, uma novela que parecia interminável, pois por anos era debatido no legislativo, parece estar chegando ao final. Betinho Quadros disse que apesar dos anos que se passaram sem uma solução, nunca desistiu e inclusive lembrou que até inimigo arrumou por causa da história dessa água para aquela localidade. “Mas mesmo assim eu sempre batia nessa questão em busca de uma solução para atender aquela comunidade do interior. E se furava poço daqui, poço dali e o problema continuava sem solução”, lembrou Betinho, que pediu para os moradores daquela região, “pessoas sérias e de bem e quero lembrar o nome do senhor Coraci, que muitas vezes bateu na câmara em busca de apoio, pois até a promotora estava recebendo laudos falsos da Ascodefaber, o que se lamenta, pois um sujeito estava tentando empurrar não só laudo falso, mas provou para a promotora que a água era boa e ela já tinha dado seu consentimento e assim a comunidade tinha de continuar a tomar aquela água imprópria. Mas felizmente a história está no final e em breve vocês terão água potável, pois falava com o colega Silvio que se o município não dispor de recursos, vamos nos reunir com os vereadores e a câmara vai repassar o valor para que o poço seja encamisado”. Por fim lamentou, como Eder, que a comunidade de Cruz das Almas acabou ficando com a dívida, apor fornecer quase 15 mil metros cúbicos de água para Beira do Rio. “Mas esse sujeito que administra a associação assumiu essa dívida e assim vocês moradores podem ficar tranqüilos e se reúnam para formarem nova diretoria e gerir os destinos do abastecimento de água daquela localidade”. Por fim endossou a necessidade de pavimentação da Rua Armin Trein, com uma mobilização dos moradores com o governo municipal.

.

OBS: As fotos são meramente ilustrativas, conforme sugere a postagem dos textos publicados.

.

@@@@@@@@@@@@@@

.

2 comentários:

  1. Se os vereadores não conseguem resolver sobre a planta da Camara nova imagina o que está acontecendo com quem encaminha planta de casa. Engraçado que ninguém toma uma atitude, reclamar nas sessões não adianta nada. Os funcionários não cumprem as leis, não cumprem prazos e ninguém faz nada.. Terra de ninguém!

    ResponderExcluir
  2. Você tem razão. Quanto a planta da câmara, pelo que falam os vereadores, é um parto "de elefante". A engenheira está "empurrando com a barriga" e a obra sequer sai do papel. No tocante a planta de imóveis particulares, concordo contigo e caberia reclamar junto de quem administra o município, enfim não prometeu defender os interesses desta comunidade?? Lamentável o serviço público local em certos setores. E como você colocou com muita certeza, ninguém faz nada - e tem os que nâo veem nada também - estando sim parecido com "terra de ninguém". Mas o ditado é velho e sempre atual: CADA UM TEM O GOVERNO QUE MERECE, POIS A MAIORIA ACREDITOU NO MOMENTO DE MUDAR". MUDOU O QUE MESMO??

    ResponderExcluir