28 de set. de 2010

Bom Retiro do Sul tem o pior desempenho do Estado

==================================
Postado por Gilmar da Silva, em 28/09/2010
==========================


Ìndice de Desenvolvimento Municipal

Enquanto o Rio Grande do Sul registrou crescimento de 0,9% no Emprego e Renda, atingindo a marca de 0,7362 ponto, o Vale do Taquari deixou a desejar. Apenas quatro dos municípios da região alcançaram nota acim de 0,6 (Lajeado, Dois Lajeados, Relvado e Imigrante). Bom Retiro do Sul apresentou o pior resultado entre as 496 cidades gaúchas, registrando um índice de apenas 0,1815. A média moderada de 0,6248 ponto no desempenho geral foi obtida pelo que foi registrado nas áreas de Educação (0,8013) e Saúde (0,8917). O secretário municipal da Saúde, Sérgio Luiz Schmidt considerou que o resultado obtido pelo setor está praticamente no nível estadual e deve melhorar ainda mais com as gestões que estão sendo realizadas atualmente por essa pasta do governo municipal.

De acordo com o prefeito Celso Pazuch, o mau desempenho é reflexo da crise calçadista enfrentada em 2007, que provocou o fechamento de três empresas e o desempregode mais de mil pessoas. Ele, que na época era vice-prefeito, garante que hoje a realidade e outra. “Ao longo dos últimos anos, temos trabalhado para diversificar a economia, antes centrada quase exclusivamente no setor coureiro-calçadista.” O custeio parcial das despesas do aluguel, a compra de equipamentos e a liberação de área para a instalação de empresas são algumas ações listadas por ele para reverter o quadro pintado pela pesquisa. Pazuch adianta, entretanto, que o município passa um período de crise financeira grave.

O Informativo do Vale
*************************

4 comentários:

  1. E VAI FICAR AINDA PIOR, JÁ QUE O PACOTE DA PREFEITURA COM O HOSPITAL DE CARIDADE ESTÁ PRESTES A ACABAR, VISTO QUE O GESTOR NÃO CONSEGUE CUPRIR SEUS COMPROMISSOS E PRETENDE ABANDONAR AS GESTANTES E SEUS FILHOS A SORTE, OU ,QUEM SABE, A CARIDADE DE OUTRO GESTOR DE CIDADE VIZINHA MAIS INTERESSADO NA SAÚDE DAS PESSOAS.

    ResponderExcluir
  2. NÃO TENHO CONHECIMENTO DESSE PACOTE, MAS EM CASO DE NÃO RENOVAÇÃO PELAS PARTES, REALMENTE HAVERÁ FALTA DE ASSISTÊNCIA PARA A COMUNIDADE. O PRÓPRIO PREFEITO DECLAROU QUE O MUNICÍPIO PASSA POR UMA GRAVE CRISE E SINALIZA COM MAIS CORTES DE DESPESA. AGORA, CORTAR DA SAÚDE, PENSO QUE NÃO SERIA UMA MEDIDA CORRETA, VISTO QUE TEMOS OUTROS SETORES MENOS COMPLEXOS E IMPORTANTES QUE PODEM SER ATINGIDOS. MAS COMO A DECISÃO É DO EXECUTIVO, AGUARDA-SE SERENIDADE E ANÁLISE DO QUE É MAIS PRIORITÁRIO PARA O MOMENTO. UMA SUGESTÃO É UM NOVO ENXUGAMENTO DA MÁQUINA PÚBLICA, POIS TEM MUITA GENTE NA PREFEITURA E ISSO QUALQUER UM PODE VERIFICAR. AÍ ENTRA O PLANEJAMENTO E O CHOQUE DE GESTÃO, AO CONTRÁRIO O BARCO PODERÁ REALMENTE AFUNDAR. O QUE É BOM PARA O MUNICÍPIO SERIA UMA UNIÃO DE FORÇAS, POIS PELO QUE SE PERCEBE HÁ UM DESCONTROLE DE GESTÃO E ISSO PODE LEVAR A UMA CRISE MAIOR DO QUE JÁ PASSAMOS NO ANO PASSADO. QUANDO VOCÊ LEMBRA DE QUE O MUNICÍPIO COMEÇOU A DEIXAR DE PAGAR SEUS COMPROMISSOS ASSUMIDOS?? É, FAZ MUITO TEMPO E NA ÉPOCA TAMBÉM FOI CONSIDERADO MÁ GESTÃO. NÃO SOU EU QUE AFIRMO, ISSO É CONSTATAÇÃO E NÃO HÁ COMO ACEITAR O CONTRADITÓRIO. HÁ QUE SE COLOCAR, NO ENTANTO, UM PONTO QUE EXISTE NA VERDADE, QUAL SEJA, O MUNICÍPIO ESTÁ RECEBENDO DE RETORNO FEDERAL E ESTADUAL, METADE DO QUE ATÉ O MOMENTO RECEBIA E EM ALGUNS CASOS ATÉ MENOS. ISSO CONTRIBUI PARA AGRAVAR A CRISE E SERVE PARA UMA PROFUNDA ANÁLISE ADMINISTRATIVO/FINANCEIRA PARA SE CHEGAR A UM PONTO DE EQUILÍBRIO. MAS A SAÚDE NÃO PODE SERVIR COMO VILÃ DESSE CASO. ISSO NÃO, POR ISSO CONCORDO COM O LEITOR.

    ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir
  3. O governante não pode ser apenas um Político, ele tem que ser, também, um Administrador de Recursos Públicos. Quando prometeram mudanças, e os eleitores apostaram na mudança, jamais se pensou que tais mudanças seriam para pior. Hoje temos uma Prefeitura que anualmente, durante oito meses, faz turno único das 07 às 13 hs (não poderia ser das 09 às 15hs?); Temos um número de CCs e FGs não revelados a ninguém (segredo de estado). Onde está a transparência?? A crise não passou por Teutônia, Estrela, Cruzeiro, Arroio do Meio etc...??

    ResponderExcluir
  4. Pois é meu caro leitor, as pregações ultrapassam a barreira dos templos, passam para os palanques e quando vai por aí, o que se esperar?? Esse é um exemplo de que prometem o que sabem não poderão cumprir. Incham a máquina pública, aplicam mal nossos recursos e por fim ainda querem culpar a mídia, a imprensa, isso mesmo, ultimamente estou servindo de bode expiatório. Só espero não ser responsabilizado pela gestão atual do município, mas como vai o andar da carroça tudo é possível. Ainda bem que não estou na vida pública - no que tange a vida política - pois se assim o fosse poderiam me colocar como o "mordomo" nessa história que não se sabe como acabará, mas bem é certo que não, visto que há muita coisa que se sabe mas ainda não se publicou. Mas aguarde que dizem não ter ainda vindo o pior. Deus que nos defenda, pois se a gestão é tão ruim como pintam, deve ficar marcada na história que se espera esquecer, como já se dizia em governo que passou. Abraços.

    ResponderExcluir