Bom Retiro do Sul 22.06.2009
Gilmar da Silva
Dois elefantes
Alguém, de sã consciência, poderia explicar a razão da existência do Senado? Meu questionamento se fundamenta na já existência de um conhecido “elefante branco” denominado de Câmara dos Deputados, que periodicament
e está na mídia, com envolvimentos os mais diversos de seus membros em atividades escusas que atentam contra os interesses da nação. Pois agora, além desse monstro chamado Câmara, temos que suportar outro mastodonte que não tem tantos membros oficiais, eleitos pelo povo, mas indiretamente e por baixo dos panos tem mostrado que em nada se difere do outro parlamento, pois que é outro poço sem fundo e nosso dinheiro está se esvaindo não por um, mas vários ralos cujo destino ignora-se o endereço, mas certamente tem sido o bolso de apadrinhados, conforme levantado recentemente. Será que não é hora de uma reforma profunda no sistema político nacional? Agora, será que os assentados no poder desejam? Pobre de nós brasileiros com esses “representantes populares”. E viva a “demonarquia!!”.
Viajante
Mas o pior de tudo é que o nosso guia, Luiz Inácio Viajando da Silva, em mais em uma de suas incursões pelo planeta, deu três declarações bombásticas durante essa semana. A primeira foi de que o governo da França iria indenizar as famílias das vítimas do avião da Air France, que caiu no mar. Logo foi desmentido de que seria a empresa e não o governo Sar
cozy. Depois defendeu como legítima a eleição no Irã, onde o governo enfrentou violentos protestos, inclusive com mortes. Pois Lula disse que a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad esteve dentro da normalidade e para finalizar a semana de declarações infelizes, o “profeta” declara que o presidente do Congresso, José Sarney não pode ser tratado como uma pessoa comum e classificou como política de denuncismo os ataques ao Senado e para completar lascou “fico preocupado quando começa no Brasil um processo de denúncias, porque são acusações sem fim e, depois, nada acontece”. É claro que dá em nada, pois os que estão no poder negociam as anistias uns dos outros, no já conhecido balcão de negociação do “País do Pode Tudo”, para eles, bem dito.
Vale alimentação
Tarez lamentou que um servidor do município perdesse seu vale alimentação do mês por ter tirado um turno para levara esposa ao médico. Busquei o setor competente do município para argumentar o que também considerei uma injustiça, mas recuei ao ser informado que o caso não é o pintado. O servidor é considerado negligente e me foi colocado documentos a disposição.
Alterações na lei
A preocupação do vereador com o sistema vigente para o pagamento do vale alimentação tem sua razão de ser. O que deve ser analisado, entretanto, é de como é o procedimento legal e já que for
am os vereadores que aprovaram esse benefício para os servidores públicos do município, poderiam analisar e quem sabe propor a alteração da forma de pagamento e que as perdas no final do mês possam ser parciais, conforme também a conduta do servidor que faz jus ao vale alimentação, já aproveitando também a proposta do próprio vereador, que solicitou um aumento na ordem de cinqüenta por cento dos valores pagos atualmente, visto a defasagem que sofreu ao longo dos últimos tempos. Afinal tudo é possível dentro da seara pública e as mudanças não devem ser estanques, afinal as leis devem se adequar a devida época de acordo com a evolução temporal.
Anus à parte
Sorte não é para quem quer. O vereador Beto Quadros diz que o de
putado Luis Carlos Heinze, curiosamente recebeu três votos de amigos seus de Bom Retiro e só por isso gestionou para a escola da APAE computadores para o melhor funcionamento do educandário que atende pessoas com necessidades especiais. Lembrou que Heinze é da fronteira e totalizou 205 mil votos no RS. “Ele não precisaria ajudar, mas o está fazendo pela amizade e sem dúvida com isso ganha é quem precisa a população”. Bonito gesto do deputado. Aliás, o PP tem se destacado como um dos partidos que beneficiam o município e o crédito é de suas lideranças locais, os Betos (Beto Quadros e o assessor do deputado Molling) e isso não da para negar. Enquanto isso os paraquedistas continuam baixando a cada quatro anos e depois somem.
Imaginação
Com essa informação de benefícios destinados por um deputado que nem aqui esteve durante a campanha, assim como outros tantos que fizeram bem mais votos que ele aqui no município, fico a imaginar se esses que aqui estiveram e lograram êxito em chegar à Assembléia Legislativa ou à Câmara dos Deputados, seguissem o exemplo de Luiz Carlos Heinze e destinassem algo por pouco que fosse, mas que viesse ao encontro da necessidade dessa comunidade que todos sabem é carente, bem que eles deveriam ter mais retorno em próxima oportunidade não acham? Afinal, não foram eleitos para defender os direitos daqueles que lá lhe colocaram? Pena que como o título bem diz, é somente imaginação, porque na verdade vivemos num mundo de múltiplas utopias.
Mais atenção
Dois vereadores da situação, Tarez e Eder, querem mais atenção a seus pedidos em favor da comunidade que representam. O primeiro reclama
que de suas quinze proposições apresentadas em cinco meses de mandato, somente três foram atendidas, enquanto que o segundo reitera atendimento da colocação de abrigo em paradas solicitadas há duas semanas. Transformar a Rua Pinheiro Machado, desde a prefeitura até a praça (parte antiga) em avenida com canteiros centrais e luminárias, para dar um toque mais original nessa via muito visitada pelos turistas que vêm ao município, foi proposta pelo vereador Carlinhos. Está aí uma alternativa de embelezar e dar um bonito visual na parte onde se teve o início do município. Também reclamou do grande número de animais domésticos que as pessoas deixam nas casas e pede maior cuidado, assim como com os animais que após morrer, desovam nas proximidades do Rio Taquari.
Não desiste
Mesmo estando há apenas meio ano no desempenho da vereança do parlamento municipal, o vereador Eder Cíceri já demonstrou que não veio somente para dizer amém. Várias vezes comprou briga com pessoas do próprio governo que defende por entender que havia situações que vinham de encontro aos interesses da comunidade. E agora na questão dos abrigos em algumas paradas de ônibus, além de voltar a solicitar disse que nunca desistirá do que quer e permanece usando o antigo chavão: “Água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Por essa e outras atitudes na câmara municipal de Bom Retiro é que se está percebendo certa mudança ao longo das últimas três décadas de cobertura dos trabalhos do legislativo, onde os vereadores estão indo para o debate aberto e defendendo suas idéias de forma individual e também em alguns casos apresentando propostas coletivas que atendem toda a comunidade. Sem dúvida uma boa mudança comportamental.
Essa funciona
Mesmo recebendo um certo puxão de orelhas pelo não atendimento de alguns pedidos de vereadores da própria situação no município, um dos setores que
vem recebendo mais elogios do que críticas é justamente a secretaria de obras. O trabalho, se percebe, é intenso e o pessoal está, dentro de suas possibilidades de pessoal e equipamento, atendendo a demanda e é claro que alguma coisa sempre vai se acumulando, pois os pedidos para essa secretaria, que dá suporte para praticamente todas as demais do governo municipal, são sempre muitos e alguns dependem não somente da ordem do secretário de obras, mas também da parte burocrática, com tomada de preços e mesmo licitação para compra de certos materiais que tem valor acima do que rotineiramente é adquirido pelo município. Por isso dá para dizer sem medo que dentre todas, essa é uma das secretarias que está funcionando a todo vapor.
Avenida
Transformar a Rua Pinheiro Machado, desde a prefeitura até a praça (parte antiga) em avenida com canteiros centrais e luminárias, para dar um toque mais original nessa via muito visitada pelos turistas que vêm ao município, foi proposta pelo vereador Carlinhos. Está aí uma alternativa de embelezar e dar um bonito visual na parte onde se teve o início do município. Também reclamou do grande número de animais domésticos que as pessoas deixam nas casas e pede maior cuidado, assim como com os animais que após morrer, desovam nas proximidades do Rio Taquari.
Atendimento
O ex-secretário da saúde e atual vereador, Sérgio Gregory voltou à tribuna do legislativo para solicitar melhorias no atendimento na unidade sanitária do município. Sua justificativa se baseou em que constantemente tem sido procurado talvez por ser conhecido emfunção de haver exercido a titularidade da pasta municipal da saúde, por pessoas da comunidade em busca de apoio para casos que acontecem e que têm descontentado as pessoas que vão buscar a unidade de saúde. Essa não é a primeira vez que Gregory fala sobre reclamações populares ao setor que é um dos mais solicitados pela população.
Boateiros em ação
Não tenho procuração para defender o vereador Tarez, mas a bem da verdade a sua irritação ao usar a tribuna tem razão de ser, pois afirmou correr boataria pela cidade que ele seria contra a RS-129 e também a RS-128. A verdade é que o parlamentar solicitou ao setor de obras para fazer melhorias nas ruas e estradas do município
e não reparar estradas que competem ao governo estadual através do Daer. Isso não quer dizer que ele é contra a manutenção das RS, pois foi claro de que a competência não é do município, mas como ele vem tecendo algumas críticas e levantando o que considera irregularidades em alguns setores do governo municipal, é claro que tem interessados em lhe colocar numa saia justa. Mas pelo que conheço o vereador, ele não se curvará a essas pessoas que não tem coragem de colocar seu nome à frente de suas ponderações. Esses são os conhecidos “comentaristas sem rostos”, ou no popular, “covardes de ocasião”, certamente com interesses outros que a simples defesa dos interesses das causas municipais.
Setor viário
Defendendo uma definição do sistema de trânsito de Bom Retiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Farias Garcia, sugeriu que antes de se promover as mudanças necessárias para desafogar os gargalos existentes, que se promova a adequação dos abrigos nas paradas de ônibus, pois como estão localizadas dificultam o estacionamento dos coletivos, que acabam, por isso, estacionando na pista de rolamento para não ter, por exemplo, prejuízos como a quebra de retrovisores e propôs que o setor de trânsito local veja como isso funciona em outros municípios.
Audiência
Em companhia do vereador Beto Quadros e do assessor do deputado Molling no município (também Beto), Edson Farias esteve na direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do RS, DAER, onde foram recebidos em audiência pela direção daquele organismo. Solicitaram providências quanto a RS-129, especialmente,
no tocante a uma manutenção mais constante, pois a reclamação dos usuários tem sido grande, visto o mau estado de conservação. Também a recuperação da RS-128, acesso ao município via BR-386, teve solicitado melhorias com a sinalização e pintura das laterais e faixa central, com colocação do dispositivo “olho de gato”, pois com o inverno a neblina dificulta a visão nesse trecho. Sobre o primeiro pedido foram informados de que haverá recuperação do trecho Bom Retiro/Mariante e já está em fase de licitação o material necessário para o trabalho de conservação.
Briga particular
Desde a primeira rusga havida entre os vereadores Carlinhos e Betinho (podiam formar uma dupla, pois os apelidos combinam), é normal que em algumas sessões da câmara os ânimos entre ambos fiquem um tanto mais acirrado que o clima normal dos trabalhos. Na última reunião Carlinhos, tendo em vista crítica anterior de Betinho pelo seu deputado, Alexandre Postal (PMDB), não ter votado favorável à duplicação da BR-386 (que felizmente teve os votos necessários da comunidade regional), aproveitou para lançar uma ironia sobre o vereador e perguntou para Betinho o que seria melhor, não ter votado a favor dessa obra, mas sim de todas as que o RS necessita, ou ser como o seu deputado, Renato Molling (PP), que está sendo acusado por haver tido problemas com uma estagiária no âmbito do assédio sexual quando era prefeito de Sapiranga? Como não foi possível responder, pois Betinho já havia se pronunciado antes de Carlinhos, por certo na próxima sessão deve haver mais um capítulo entre ambos.
Saneamento
Já conhecido como “homem saneamento”, como já tivemos o vereador Lula, que se tornou o “homem luz”, o vereador Tarez encaminhou pedido ao setor de obras para que faça reparos no sistema de esgoto na rua Pedro Henrique Kohler e Antonio Moraes Viegas, que corre a céu aberto em virtude de ruptura na rede subterrânea. Solicita tubulação com diâmetro maior para enfrentar a demanda daquela região do centro da cidade. Em contato com o assessor da Secretaria de Obras, fui informado de que a obra já foi iniciada e acanalização é fora de padrão, o que demandará uma demora maior para que o trabalho fique dentro do esperado. Cita locais como a região do bairro São Francisco, onde há problemas na canalização de esgoto, em virtude de ter sido feito o trabalho inicial sem o devido caimento no assentamento, o que tem retido material e deve ser refeito com uma devida orientação de engenharia da área.
Alguém, de sã consciência, poderia explicar a razão da existência do Senado? Meu questionamento se fundamenta na já existência de um conhecido “elefante branco” denominado de Câmara dos Deputados, que periodicament
e está na mídia, com envolvimentos os mais diversos de seus membros em atividades escusas que atentam contra os interesses da nação. Pois agora, além desse monstro chamado Câmara, temos que suportar outro mastodonte que não tem tantos membros oficiais, eleitos pelo povo, mas indiretamente e por baixo dos panos tem mostrado que em nada se difere do outro parlamento, pois que é outro poço sem fundo e nosso dinheiro está se esvaindo não por um, mas vários ralos cujo destino ignora-se o endereço, mas certamente tem sido o bolso de apadrinhados, conforme levantado recentemente. Será que não é hora de uma reforma profunda no sistema político nacional? Agora, será que os assentados no poder desejam? Pobre de nós brasileiros com esses “representantes populares”. E viva a “demonarquia!!”.Viajante
Mas o pior de tudo é que o nosso guia, Luiz Inácio Viajando da Silva, em mais em uma de suas incursões pelo planeta, deu três declarações bombásticas durante essa semana. A primeira foi de que o governo da França iria indenizar as famílias das vítimas do avião da Air France, que caiu no mar. Logo foi desmentido de que seria a empresa e não o governo Sar
cozy. Depois defendeu como legítima a eleição no Irã, onde o governo enfrentou violentos protestos, inclusive com mortes. Pois Lula disse que a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad esteve dentro da normalidade e para finalizar a semana de declarações infelizes, o “profeta” declara que o presidente do Congresso, José Sarney não pode ser tratado como uma pessoa comum e classificou como política de denuncismo os ataques ao Senado e para completar lascou “fico preocupado quando começa no Brasil um processo de denúncias, porque são acusações sem fim e, depois, nada acontece”. É claro que dá em nada, pois os que estão no poder negociam as anistias uns dos outros, no já conhecido balcão de negociação do “País do Pode Tudo”, para eles, bem dito.Vale alimentação
Tarez lamentou que um servidor do município perdesse seu vale alimentação do mês por ter tirado um turno para levara esposa ao médico. Busquei o setor competente do município para argumentar o que também considerei uma injustiça, mas recuei ao ser informado que o caso não é o pintado. O servidor é considerado negligente e me foi colocado documentos a disposição.
Alterações na lei
A preocupação do vereador com o sistema vigente para o pagamento do vale alimentação tem sua razão de ser. O que deve ser analisado, entretanto, é de como é o procedimento legal e já que for
am os vereadores que aprovaram esse benefício para os servidores públicos do município, poderiam analisar e quem sabe propor a alteração da forma de pagamento e que as perdas no final do mês possam ser parciais, conforme também a conduta do servidor que faz jus ao vale alimentação, já aproveitando também a proposta do próprio vereador, que solicitou um aumento na ordem de cinqüenta por cento dos valores pagos atualmente, visto a defasagem que sofreu ao longo dos últimos tempos. Afinal tudo é possível dentro da seara pública e as mudanças não devem ser estanques, afinal as leis devem se adequar a devida época de acordo com a evolução temporal.Anus à parte
Sorte não é para quem quer. O vereador Beto Quadros diz que o de
putado Luis Carlos Heinze, curiosamente recebeu três votos de amigos seus de Bom Retiro e só por isso gestionou para a escola da APAE computadores para o melhor funcionamento do educandário que atende pessoas com necessidades especiais. Lembrou que Heinze é da fronteira e totalizou 205 mil votos no RS. “Ele não precisaria ajudar, mas o está fazendo pela amizade e sem dúvida com isso ganha é quem precisa a população”. Bonito gesto do deputado. Aliás, o PP tem se destacado como um dos partidos que beneficiam o município e o crédito é de suas lideranças locais, os Betos (Beto Quadros e o assessor do deputado Molling) e isso não da para negar. Enquanto isso os paraquedistas continuam baixando a cada quatro anos e depois somem.Imaginação
Com essa informação de benefícios destinados por um deputado que nem aqui esteve durante a campanha, assim como outros tantos que fizeram bem mais votos que ele aqui no município, fico a imaginar se esses que aqui estiveram e lograram êxito em chegar à Assembléia Legislativa ou à Câmara dos Deputados, seguissem o exemplo de Luiz Carlos Heinze e destinassem algo por pouco que fosse, mas que viesse ao encontro da necessidade dessa comunidade que todos sabem é carente, bem que eles deveriam ter mais retorno em próxima oportunidade não acham? Afinal, não foram eleitos para defender os direitos daqueles que lá lhe colocaram? Pena que como o título bem diz, é somente imaginação, porque na verdade vivemos num mundo de múltiplas utopias.
Mais atenção
Dois vereadores da situação, Tarez e Eder, querem mais atenção a seus pedidos em favor da comunidade que representam. O primeiro reclama
Não desiste
Essa funciona
Mesmo recebendo um certo puxão de orelhas pelo não atendimento de alguns pedidos de vereadores da própria situação no município, um dos setores que
vem recebendo mais elogios do que críticas é justamente a secretaria de obras. O trabalho, se percebe, é intenso e o pessoal está, dentro de suas possibilidades de pessoal e equipamento, atendendo a demanda e é claro que alguma coisa sempre vai se acumulando, pois os pedidos para essa secretaria, que dá suporte para praticamente todas as demais do governo municipal, são sempre muitos e alguns dependem não somente da ordem do secretário de obras, mas também da parte burocrática, com tomada de preços e mesmo licitação para compra de certos materiais que tem valor acima do que rotineiramente é adquirido pelo município. Por isso dá para dizer sem medo que dentre todas, essa é uma das secretarias que está funcionando a todo vapor.Avenida
Transformar a Rua Pinheiro Machado, desde a prefeitura até a praça (parte antiga) em avenida com canteiros centrais e luminárias, para dar um toque mais original nessa via muito visitada pelos turistas que vêm ao município, foi proposta pelo vereador Carlinhos. Está aí uma alternativa de embelezar e dar um bonito visual na parte onde se teve o início do município. Também reclamou do grande número de animais domésticos que as pessoas deixam nas casas e pede maior cuidado, assim como com os animais que após morrer, desovam nas proximidades do Rio Taquari.Atendimento
O ex-secretário da saúde e atual vereador, Sérgio Gregory voltou à tribuna do legislativo para solicitar melhorias no atendimento na unidade sanitária do município. Sua justificativa se baseou em que constantemente tem sido procurado talvez por ser conhecido emfunção de haver exercido a titularidade da pasta municipal da saúde, por pessoas da comunidade em busca de apoio para casos que acontecem e que têm descontentado as pessoas que vão buscar a unidade de saúde. Essa não é a primeira vez que Gregory fala sobre reclamações populares ao setor que é um dos mais solicitados pela população.
Boateiros em ação
Não tenho procuração para defender o vereador Tarez, mas a bem da verdade a sua irritação ao usar a tribuna tem razão de ser, pois afirmou correr boataria pela cidade que ele seria contra a RS-129 e também a RS-128. A verdade é que o parlamentar solicitou ao setor de obras para fazer melhorias nas ruas e estradas do município
e não reparar estradas que competem ao governo estadual através do Daer. Isso não quer dizer que ele é contra a manutenção das RS, pois foi claro de que a competência não é do município, mas como ele vem tecendo algumas críticas e levantando o que considera irregularidades em alguns setores do governo municipal, é claro que tem interessados em lhe colocar numa saia justa. Mas pelo que conheço o vereador, ele não se curvará a essas pessoas que não tem coragem de colocar seu nome à frente de suas ponderações. Esses são os conhecidos “comentaristas sem rostos”, ou no popular, “covardes de ocasião”, certamente com interesses outros que a simples defesa dos interesses das causas municipais.Setor viário
Defendendo uma definição do sistema de trânsito de Bom Retiro, o presidente da Câmara de Vereadores, Edson Farias Garcia, sugeriu que antes de se promover as mudanças necessárias para desafogar os gargalos existentes, que se promova a adequação dos abrigos nas paradas de ônibus, pois como estão localizadas dificultam o estacionamento dos coletivos, que acabam, por isso, estacionando na pista de rolamento para não ter, por exemplo, prejuízos como a quebra de retrovisores e propôs que o setor de trânsito local veja como isso funciona em outros municípios.Audiência
Em companhia do vereador Beto Quadros e do assessor do deputado Molling no município (também Beto), Edson Farias esteve na direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do RS, DAER, onde foram recebidos em audiência pela direção daquele organismo. Solicitaram providências quanto a RS-129, especialmente,
Briga particular
Saneamento
Já conhecido como “homem saneamento”, como já tivemos o vereador Lula, que se tornou o “homem luz”, o vereador Tarez encaminhou pedido ao setor de obras para que faça reparos no sistema de esgoto na rua Pedro Henrique Kohler e Antonio Moraes Viegas, que corre a céu aberto em virtude de ruptura na rede subterrânea. Solicita tubulação com diâmetro maior para enfrentar a demanda daquela região do centro da cidade. Em contato com o assessor da Secretaria de Obras, fui informado de que a obra já foi iniciada e acanalização é fora de padrão, o que demandará uma demora maior para que o trabalho fique dentro do esperado. Cita locais como a região do bairro São Francisco, onde há problemas na canalização de esgoto, em virtude de ter sido feito o trabalho inicial sem o devido caimento no assentamento, o que tem retido material e deve ser refeito com uma devida orientação de engenharia da área. Reflita:
Temos mais remédios, porém menos saúde (desconhecido).
Temos mais remédios, porém menos saúde (desconhecido).
Nenhum comentário:
Postar um comentário