9 de fev. de 2017

Reunião com produtores sobre alimentação orgânica nas escolas

ENCANTADO

No Auditório Brasil do Centro Administrativo de Encantado, reuniram-se agricultores, técnicos e consumidores para debater o tema “Produção e Comercialização de Alimentos Orgânicos na Alimentação Escolar”.

O Evento organizado pela Emater/RS juntamente com a Secretaria Municipal da Agricultura e Secretaria Municipal da Educação de Encantado, contou com a presença do vice-prefeito Enoir Cardoso, que inicialmente saudou os presentes e destacou a importância da oferta de alimentos orgânicos, para alunos da rede escolar municipal, conforme lei municipal 4.211/2016, de 02 de agosto de 2016, que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão de alimentos orgânicos na alimentação escolar no sistema de ensino público de ensino do município de Encantado.

Na sequência a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Elisandra Borelli Mottin tratou sobre compras na alimentação escolar de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), destacando a diferenciação na qualidade e no preço pago ao produtor de alimentos orgânicos sendo 30% a mais que o convencional.

O Assistente Técnico Regional da Emater de Lajeado, Eng. Agrº. Lauro Edilson Bernardi, na sequência apresentou as formas de certificação da produção orgânica conforme prevista na legislação Brasileira, com destaque para a certificação da produção de alimentos orgânicos produzidos pela agricultura familiar através dos Organismos de Controle Social (OCS).

Representando a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), unidade de Encantado, a Professora Drª. Elaine Biondo, apresentou um projeto de pesquisa que visa diagnosticar as unidades de produção em processo de conversão da produção orgânica e em vias de certificação. Experiência já acumulada no município de Arroio do Meio, onde há um grupo de produção orgânica.

Para finalizar, o secretário municipal da Fazenda Luciano Moresco e proponente da lei em 2015 enquanto membro do legislativo, falou da proposta de construção da lei, das motivações e da importância da alimentação orgânica para as crianças na escola como incentivo para alimentação segura e saudável para a sociedade.


Ao final do evento, a coordenação definiu que os agricultores interessados em aderir ao grupo de produção orgânica terão até 03 de março para realizar seu cadastro junto à Emater de Encantado.

Cris Costa/AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário