9 de fev. de 2017

Centro Regional de Oftalmologia retoma cirurgias de catarata

ENCANTADO

Em reunião oficial, nesta quinta-feira (9), junto ao Centro Regional de Oftalmologia de Encantado, o Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Taquari – CONSISA VRT, Sr. Adroaldo Conzatti, Prefeito de Encantado, juntamente da diretoria do Consórcio; Ramon Zuchetti, Coordenador da 16ª CRS; Câmara Técnica da Saúde do CONSISA VRT, representada por diversos Secretários de Saúde; foram recebidos pelo Presidente do Instituto de Oftalmologia Dr. Lair José Hüning e integrantes da equipe de trabalho para mostrar o espaço que foi readequado com recursos do Consórcio, a fim de atender a elevada demanda reprimida na área da oftalmologia.

A partir de vinte de fevereiro próximo, o Centro retomará as cirurgias de catarata que foram suspensas no final de 2015. A última vistoria realizada pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde – CEVs, concluiu que o espaço atende as normas e está em condições de realizar procedimentos cirúrgicos.

O espaço atende pelo SUS, mas atualmente o repasse financeiro autoriza somente a realização de quarenta cirurgias/mês. São mais de duas mil cirurgias que estão na lista de espera. Conforme o presidente Conzatti, será analisada a viabilidade de os municípios custearem com recursos próprios esta demanda reprimida. Hoje a cirurgia de catarata pela tabela SUS custa R$ 643,00, com anestesia inclusa.


Na oportunidade, visitaram também a o prédio em construção do hospital, que irá receber a UTI e o Centro de Reabilitação Motora.

Fotos: Cris Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário