13 de jan. de 2017

Lixo deve ser acondicionado de forma adequada para a coleta

E S T R E L A
A colaboração da comunidade é importante para que haja mais eficiência no serviço de coleta de lixo doméstico. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Hilário Eidelwein, o Código de Posturas determina, por exemplo, que o contribuinte deve providenciar os recipientes necessários ao acondicionamento dos resíduos sólidos gerados. O correto acondicionamento do lixo, segundo ele, facilitará o trabalho dos garis. Eidelwein observa, por outro lado, que muitas pessoas deixam as sacolas penduradas nas grades das residências, o que já causou acidentes com os trabalhadores. Muitos, inclusive, conforme ele, estão afastados do trabalho por acidentes com materiais cortantes, o que tem causado atrasos no serviço. Outra situação a ser evitada, segundo o secretário, é a colocação de animais mortos ou fezes junto com o lixo orgânico.

O secretário Meio Ambiente reforça, à população, os dias de coleta do lixo orgânico e seco. O material orgânico é recolhido nos seguintes dias e horários:  segunda a sábado, à noite – Centro, hospital e Avenida Rio Branco; - segunda, quarta e sexta-feira, pela manhã – Cristo Rei, Auxliadora, Chacrinha, Alto da Bronze, Cohab II e Nova Morada; segunda, quarta e sexta, à tarde – Imigrantes e Estados; terça, quinta e sábado, pela manhã – Pinheiros, Boa União, Loteamento Popular e São José;  terça, quinta e sábados, à tarde – Moinhos, Loteamento Marmitt, Indústrias e Oriental.

Já o lixo seco é coletado de acordo com o seguinte cronograma: segunda pela manhã – Novo Paraíso, Lenz, Geraldo, Wink, São Jacó, Glória, Porongos e Santa Rita; terça pela manhã – Costão, Chá da Índia e Roncador;  quarta pela manhã – Arroio do Ouro, Figueira, São Luiz, São João e Delfina;  quarta à tarde – Pinheiros, Boa União, Nova Morada, Loteamento Popular e São José; quinta pela manhã – Imigrantes e Estados; sexta pela manhã - Moinhos, Marmitt, Indústrias e Oriental e à tarde - BR 386.

Paulo Ricardo Schneider/AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário