13 de dez. de 2016

Alunos da Escola de Música do Município e a Orquestra Municipal fazem apresentação

E N C A N T A D O
Pais familiares, professores, amigos e autoridades ficaram emocionados e atentos ao assistirem a primeira apresentação dos alunos da Escola de Música do Município de Encantado. A apresentação, realizada no Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal, foi promovida pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura como forma de agradecimento e reconhecimento a todos os envolvidos e contou, também, com a participação da Orquestra Municipal. O encontro cultural também teve como propósito mostrar a sistemática de apresentações da Orquestra, bem como incentivar as crianças e os jovens estudantes a aprenderem música gratuitamente, em turno inverso ao escolar, na Escola de Música do município.

Acompanhados dos instrumentos musicais, dentre eles teclado, violão, escaleta e flauta, diversos alunos que participam da Escola de Música do município subiram ao palco para apresentarem músicas natalinas, sob a regência do maestro Marlon Gausmann. Após, foi a vez da Orquestra Municipal apresentar seu repertório variado com músicas diversas e natalinas, regidos também por Gausmann. O público presente foi animado pelas canções, cantando junto e aplaudindo de pé as apresentações.

Na ocasião, a titular da pasta, Roseli Mottin Soares, agradeceu o trabalho de todos os profissionais da área da educação. "Precisamos exaltar e agradecer o trabalho de todos os profissionais: motoristas, merendeiras, serviços gerais, professores, monitores de escola, recreacionistas, diretoras, coordenação e equipe da secretaria, enfim, agradecer a todos que de uma forma ou de outra colaboraram e são peças importantes nesse processo". Ela fez, ainda, um agradecimento especial ao prefeito Paulo Costi e ao vice-prefeito José Calvi pela confiança, desejando um Feliz Natal a todos.

O prefeito em exercício, José Calvi, enalteceu o trabalho desenvolvido. "Parabéns a todos vocês alunos da Escola de Música, ao professor e coordenador de cultura Airto que a idealizou, aos integrantes da Orquestra e ao maestro Marlon pelo trabalho que realizam. Desejamos um Feliz Natal a todos", mencionou.



A Escola de Música do município foi criada em abril deste ano, após um projeto idealizado pelo coordenador municipal de cultura, Airto Francisco Gomes, no Curso de Extensão à Cultura na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Após aprovação do projeto por unanimidade na Câmara de Vereadores, a contratação do professor regente deu-se através de licitação pública. Marlon Gaussmann, regente e músico formado e experiente, com passagem profissional por vários municípios e orquestras, foi o selecionado para ministrar aulas, inicialmente projetado para 25 alunos, mas que felizmente se matricularam 75 alunos, sendo que todos foram contemplados com vagas. Entre os objetivos da Escola de Música, além de propiciar o acesso ao aprendizado de instrumentos musicais e a realização de oficinas de música nas escolas do município, também é preparar novos músicos para integrarem a Orquestra Municipal.

Gisele A. Feraboli-AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário