12 de out. de 2016

Professores de Paverama participam de Seminário sobre Sustentabilidade


PAVERAMA
Seminário foi em Lajeado e organizado pela AES Sul.

Professores da Rede Municipal de Ensino participaram do Seminário Regional do projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, realizado no Colégio Estadual Castelo Branco, em Lajeado.

Cerca de 170 educadores, representantes de 21 municípios do Vale do Taquari, estiveram reunidos em um dia de integração e troca de experiências sobre práticas de educação ambiental. Desenvolvido especialmente para os educadores, o Seminário contemplou em sua programação uma mesa redonda com três palestrantes, apresentação do espetáculo teatral “Inventário de seres e coisas”, oficinas multidisciplinares com propostas pedagógicas para serem desenvolvidas nas instituições de ensino.

Na rodada de palestras, o Doutor em Ecologia, Genebaldo Freire Dias, instigou os educadores a repensarem os cuidados com o meio ambiente, por meio de um diálogo curioso e surpreendente com uma planta, provocando a percepção por outro ponto de vista, e mostrando a importância de estarmos conectados à natureza. Já o antropólogo e psicólogo Roberto Crema, convidou os participantes a saírem da patologia da normalidade rumo ao florescimento do potencial humano. Segundo ele, o mundo precisa de novos líderes, mas que, primeiramente, aprendam a liderar o seu próprio interior. O Doutor em Economia e Ciências Sociais, Luís Felipe Nascimento, ressaltou pontos que podem ser desenvolvidos nas escolas em busca de ações mais sustentáveis, lembrando a importância de se envolver também a comunidade e as famílias dos estudantes.

 
Na ocasião, os educadores de Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Colinas, Coqueiro Baixo, Cruzeiro do Sul, Doutor Ricardo, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Lajeado, Mato Leitão, Muçum, Nova Bréscia, Paverama, Relvado, Roca Sales, Tabaí, Travesseiro, Venâncio Aires e Vespasiano Corrêa receberam o material didático do projeto – Revista do Professor, Revistas dos Alunos e CD – para fomentar a continuidade da proposta educativa nas instituições de ensino.
Jêison Lauri da Rosa – AI-PM Paverama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário