ESTRELA
Iniciativa
se dará por meio de jogos digitais e vai iniciar no mês de agosto
A partir de agosto, a
Secretaria Municipal de Educação de Estrela vai iniciar um projeto pioneiro,
com jogos digitais para o ensino da temática da alimentação saudável para os
alunos do 5º ano, através do projeto "Jogos digitais e autorregulação para
a saúde entre escolares". A iniciativa se insere no contexto do projeto
maior "Promoção da Autorregulação para o autocuidado em saúde: estudo no
contexto do Programa Saúde na Escola no Rio Grande do Sul/Brasil”, liderado
pela professora doutora Cleidilene Ramos Magalhães, e conta com a participação
do professor doutor Pedro Rosário, da Escola de Psicologia da Universidade do
Minho, de Braga (Portugal). Ele é especialista nos processos de autorregulação,
contemplado como Professor Visitante Especial pelo Programa Ciência Sem
Fronteiras no Edital 09/2014 da Capes.
Nessa semana, Pedro Rosário, junto com a professora da Universidade Federal de
Ciências da Saúde de Porto Alegre, Cleidilene Magalhães, visitou o município
para conhecer alunos e professores das escolas participantes. O objetivo,
segundo ele, é a melhoria da aprendizagem, da alimentação e da saúde bucal das
crianças envolvidas. Além disso, através dos jogos, promover o aumento da
concentração e memória.
“Os jogos serão
utilizados para motivá-los (os alunos), para que aprendam e modifiquem
comportamentos”, ressalta o professor, que esteve nas Emefs Arnaldo José Diel,
Professora Ruth Markus Huber e Leo Joas. Conforme ele, serão abrangidas todas
as escolas da rede. Parte utilizará os jogos e parte não, para que no
encerramento do projeto, que se estenderá até o final do ano letivo, seja feita
uma avaliação sobre os resultados obtidos.
O projeto é financiado
pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes),
fundação do Ministério da Educação (MEC). No Rio Grande do Sul, no momento, há
duas iniciativas pioneiras em andamento: nos municípios de Sapucaia do Sul e
Estrela.
Texto e fotos:
Paulo Ricardo Schneider
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