1 de jul. de 2016

Projeto pioneiro ensinará alimentação saudável nas escolas municipais



ESTRELA
 Iniciativa se dará por meio de jogos digitais e vai iniciar no mês de agosto
A partir de agosto, a Secretaria Municipal de Educação de Estrela vai iniciar um projeto pioneiro, com jogos digitais para o ensino da temática da alimentação saudável para os alunos do 5º ano, através do projeto "Jogos digitais e autorregulação para a saúde entre escolares". A iniciativa se insere no contexto do projeto maior "Promoção da Autorregulação para o autocuidado em saúde: estudo no contexto do Programa Saúde na Escola no Rio Grande do Sul/Brasil”, liderado pela professora doutora Cleidilene Ramos Magalhães, e conta com a participação do professor doutor Pedro Rosário, da Escola de Psicologia da Universidade do Minho, de Braga (Portugal). Ele é especialista nos processos de autorregulação, contemplado como Professor Visitante Especial pelo Programa Ciência Sem Fronteiras no Edital 09/2014 da Capes.

Nessa semana, Pedro Rosário, junto com a professora da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Cleidilene Magalhães, visitou o município para conhecer alunos e professores das escolas participantes. O objetivo, segundo ele, é a melhoria da aprendizagem, da alimentação e da saúde bucal das crianças envolvidas. Além disso, através dos jogos, promover o aumento da concentração e memória.

“Os jogos serão utilizados para motivá-los (os alunos), para que aprendam e modifiquem comportamentos”, ressalta o professor, que esteve nas Emefs Arnaldo José Diel, Professora Ruth Markus Huber e Leo Joas. Conforme ele, serão abrangidas todas as escolas da rede. Parte utilizará os jogos e parte não, para que no encerramento do projeto, que se estenderá até o final do ano letivo, seja feita uma avaliação sobre os resultados obtidos.

O projeto é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do Ministério da Educação (MEC). No Rio Grande do Sul, no momento, há duas iniciativas pioneiras em andamento: nos municípios de Sapucaia do Sul e Estrela.

Texto e fotos: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário