19 de mai de 2016

Nota oficial sobre o número de consultas médicas disponibilizadas junto aos Postos de Saúde



BOM RETIRO DO SUL

         A Secretaria Municipal da Saúde e Ação Social de Bom Retiro do Sul tem como meta o atendimento digno para cada cidadão na área da saúde e têm trabalhado constantemente para atingir o objetivo.

         Foi atingida a marca de 1380 consultas médicas disponibilizadas por mês, junto as Unidades Básicas de Saúde. Há quatro profissionais médicos atuando diretamente nas unidades, entre clínicos gerais e pediatra. Além do atendimento direto nas unidades, a população tem a sua disposição o atendimento 24 horas junto ao Hospital de Caridade Santana, para atendimento de urgência e emergência, custeado pelo Município.

         Das 1380 consultas mensais, 120 ocorrem nas unidades do interior, Pinhal e Faxinal do Silva Jorge. As consultas no interior ocorrem em dias programados, mas as enfermidades não escolhem o dia para chegar e a população do interior do Município, tem a possibilidade de agendar as consultas junto a Unidade Básica do Bairro São Francisco, como também, quando há demanda excedente de um dia para o outro, os munícipes têm suas consultas e reconsultas agendadas para data posterior, ficando assim garantido seu direito ao acesso a saúde. Em caso de enfermidade que necessite de atenção especial está a disposição de toda a população o plantão 24 horas junto ao Hospital, garantindo a assistência médica a quem necessita.

         Nesta semana, durante a terça-feira, haviam 8 consultas agendadas para crianças do interior e cidade com a pediatra que atende no Posto de Saúde, restando outras 5 para atendimento conforme ordem de chegada. O número de consultas restantes foi divulgado e mal interpretado, passando a ideia de que havia apenas 5 consultas pediátricas para aquele dia. Sendo que são disponibilizadas 13 consultas diárias na unidade, somando 65 por semana e 260 por mês. Número que, atualmente, supre a demanda por consultas nesta área.

         Quando existe uma demanda, maior do que o número de consultas ofertadas, os pacientes são agendados ou encaminhados aos cuidados de outro médico que poderá atender ao paciente tão bem quanto o outro por ele solicitado. Ação que também garante o cuidado/atendimento a pessoa que o busca.

         O agendamento de consultas faz parte de uma mudança para facilitar o acesso, de quem tem mais dificuldades, ao atendimento em saúde.

         Além do agendamento de consultas, a equipe do ESF e as agentes de saúde seguem trabalhando diretamente nas casas, nas suas áreas de abrangência, diminuindo a demanda do Posto de Saúde, uma vez que atuam na prevenção.

         Algumas reclamações por parte dos usuários são vistas como justas contribuições ao processo de melhoria da qualidade da saúde pública de Bom Retiro do Sul. As demandas apresentadas são atendidas na medida do possível e fazem parte da busca constante por uma melhor saúde para todos.

         A Secretaria Municipal de Saúde agradece a todos os funcionários, profissionais, que se doam diariamente para bem atender a todos que necessitam ao mesmo tempo em que acredita que o Estado e o País farão todos os esforços para recuperar o equilíbrio financeiro das contas públicas e espera que as condições socioeconômicas do país possam melhorar repercutindo nos serviços prestados a população e por eles custeados, para que o Município por sua vez possa investir ainda mais em outros serviços na área da saúde, buscando um pleno atendimento ao cidadão que necessita.

Administração Municipal de Bom Retiro do Sul

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