17 de mai. de 2016

Estrela sedia assembleia mensal da Amvat no dia 20



Proposta de formação de um consórcio regional para destinação dos resíduos sólidos começará a ser discutida
O município sedia, na próxima sexta-feira (20 de maio), a assembleia mensal da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat). Os prefeitos da região estarão reunidos a partir das 10h, no Centro Comunitário Cristo Rei. Na ocasião, entre outros assuntos em pauta, estará a situação referente à destinação dos resíduos sólidos nos municípios, com a participação do secretário do Meio Ambiente de Estrela, Hilário Eidelwein, que é o representante regional no Conselho dos Dirigentes Municipais do Meio Ambiente junto à Famurs.

Segundo Eidelwein, o objetivo é iniciar uma discussão com os prefeitos sobre a formação de um consórcio regional, por meio do Consisa, para a destinação dos resíduos. Ele informa que está sendo realizada uma pesquisa junto às prefeituras para saber a quantidade produzida, sua destinação e o gasto dos municípios. Eidelwein acredita que a implantação de um consórcio reduziria em cerca de 50% o custo que as prefeituras têm hoje para dar a correta destinação ao lixo. Ele lembra que a lei que instituiu a Política Nacional dos Resíduos Sólidos deve ser cumprida até o final de 2017.

Também estará presente na assembleia o presidente da Aslivata, Volnei Kochhann, que vai divulgar o Campeonato Regional da entidade, edição 2016. Após o encontro, a ser presidido pelo prefeito de Westfália, Sérgio Marasca, haverá almoço de confraternização. No dia 20 de maio, o município de Estrela estará comemorando 140 anos de emancipação político-administrativa.
Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário