18 de mar. de 2016

Grupo do CRAS participa de palestra sobre Doenças mentais


PAVERAMA
 
Atividade foi destinada ao Grupo de PCDs. Entre as doenças mentais palestradas, o foco foi a depressão.

O grupo de PCD’s – Pessoas Com Deficiência – Viver Feliz de Paverama, contou em seu último encontro com uma palestra sobre doenças mentais, ministrada pela psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social de Paverama, Dieime Reis Castoldi. Foram abordadas as características de diferentes transtornos mentais, dando maior ênfase à Depressão.

O grupo colaborou com suas experiências e conhecimentos sobre o assunto, o que enriqueceu o encontro. Como complemento foram passados vídeos abordando de forma objetiva os principais sintomas apresentados por uma pessoa que sofre com esta doença.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão já está entre as doenças mais incapacitantes. Se não tratada adequadamente, traz muitos prejuízos no convívio social, familiar e profissional, podendo levar o paciente a cometer suicídio.

A psicóloga frisou a importância de buscar o tratamento adequado, que envolve acompanhamento médico e psicológico. O apoio da família também é fundamental, principalmente na busca de informações para melhor conhecer a doença e assim, saber lidar da melhor forma com a situação.

“Quanto mais se conhece as características e sintomas de alguma doença, mais cedo se vai em busca de ajuda, prevenindo que o quadro se agrave. Por isso a importância de compreendermos até que ponto alguns sintomas e sensações estão dentro do considerado “normal”, isto é, fazem parte da vida, ou se estão sinalizando a necessidade de ajuda profissional. Se não buscamos ajuda e seguimos o tratamento de forma correta, aumenta a chance do quadro se repetir”, ressalta Dieime Castoldi.

Jêison Lauri da Rosa - AI
Pref. Mun de Paverama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário