19 de jan. de 2016

COLUNA DO LUCA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Jornal Nova Geração/Estrela

Vejam só. O deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE) entrou com Projeto de Lei, limitando os juros dos cheques especiais. Hoje este juro pode chegar a 500% ao ano, mas, com este Projeto de Lei o limite ficará em 28%. Tomara. 

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Rogério Heemann satisfeito com a parceria com o SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Segunda feira inicia o ciclo de palestras com o tema Campo e Saúde em Novo Paraiso as 14h na Comunidade Evangélica.

O recém empossado Presidente da Câmara de Vereadores de Estrela, Adriano Scheeren (PSB) informou alteração de horário no atendimento no Legislativo, durante o mês de janeiro. Temos turno único das 8h até as 14h de segunda a sexta-feira. Além dos vereadores, também estão de férias funcionários do Legislativo. A primeira Sessão Ordinária do ano será dia primeiro de fevereiro.   

Agora é oficial: A inflação no Brasil em 2015 atingiu os 10,67%, isto é, voltamos a ter dois dígitos. Isso depois de 13 anos! E o previsto era de atingir 6,5%, com margem de erro de dois pontos percentuais. Para 2016 a meta seria de 7% mas é esperado novo estouro. Os maiores aumentos do ano passado foram na energia elétrica, alimentos e combustíveis. Pasmem: Na energia elétrica o aumento foi de 51%. É melhor a gente começar a se preparar. Vai aumentar mais.

Está pronta! A Rua João Fell que liga o Bairro Pinheiros  à BR 396 agora está asfaltada, faltando apenas a pintura, que a Conpasul deve fazer quando o tempo se firmar. Agora está fazendo calçada lateral. No final fica a Fábrica de Rações da Cooperativa Languiru, nas margens da BR 386. O Prefeito Rafael Mallmann está negociando uma rótula de acesso junto a Rota do Sol e o acesso à BR 386 depende da conclusão da obra de duplicação da Rodovia. Mas sem dúvida vai tirar muito veículo, principalmente caminhões, do Bairro Boa União.

Foram retiradas as ornamentações natalinas das ruas de Estrela. Realmente tivemos novamente um Natal maravilhoso, com nossa cidade sendo destaque tanto no centro como nos bairros. E sem dúvida já iniciaram os planos e projetos para o Natal de 2016.

O mês de maio está chegando e além do Aniversário de Estrela, estão sendo projetadas as comemorações do Festival do Chucrute. Já estou de olho nos ingressos para participar pelo menos em um dos bailes, vale a pena eles estão a cada ano mais folclóricos e mais animados. A cultura alemã sem dúvida é um grande destaque em Estrela. E Andreas Hamester, instrutor dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs está preparando tudo para o início dos ensaios, o que deve ocorrer no final de fevereiro. E sem dúvida até na Alemanha nossos Grupos são destaque, é só conferir o número de apresentações que nossos dançarinos já fez na Europa.

No que refere-se aos pratos alemães que são servidos durante os dois Bailes do Chucrute, seu sabor está cada vez mais qualificado. Pudera, agora quem está fornecendo todo o material que enche nossos pratos é a Cooperativa Languiru, que sem dúvida é a entidade que tem a melhor qualidade em todos os produtos que fabrica.

O Parque Princesa do Vale sem dúvida é uma grande atração. É muito bom, vale a pena dar umas caminhadas no local, não só no final da tarde, qualquer hora é hora. Mas se for mais tarde é bom levar junto o chimarrão, para sentar junto a escadaria na ex-Polar e ficar olhando com satisfação a paisagem do Rio Taquari. 

A informação do Secretário de Obras Jorge Both está sendo confirmada que as primeiras semanas do ano de 2016 estão um pouco mais calmas, porque foram transformadas em um período de férias para um bom número de funcionários da secretaria. “Mas fevereiro será um mês do reinício das obras, teremos várias frentes de trabalho”. Mas é só dar um passeio pela cidade para ver que as ruas em sua maioria estão em ótimas condições. É claro que alguns buracos ainda são encontrados, graças a intensa chuva que continuará atrapalhando tudo, até o final de fevereiro, quando termina El Niño.

Parece que em breve teremos mais 2.500 aprovoados em concurso, integrados à Brigada Militar do Estado. O déficit na verdade, seria de 15.600 mas o ingresso destes que já estão na espera já viria auxiliar na nossa segurança. Atualmente temos apenas 21.460 policiais na BM, segundo a ZH de 11.01 sendo o déficit portanto de 42%. E como são levados vários PMs para as praias no tempo de veraneio, fica mais complicado ainda para nossa segurança. 

Vários partidos de Estrela estão se unindo para formar uma oposição, na eleição deste ano. O PDT não está junto. Fui conversar com o presidente, Paulo Argeu Fernandes e ele foi claro: “Nosso PDT vai ter candidato próprio a prefeito, temos dois ou três nomes que estão sendo analisados”. Também disse que está sendo constituída a nominata dos candidatos a vereador. “Não temos nada com a união das oposições”, afirmou. 

Ainda sobre partidos, Nestor Sulzbach, que está no PSD, estaria retornando ao PDT e iria concorrer a vereador. Conversei com ele sobre o assunto e ele não desmentiu, mas deixou claro que ainda está estudando o caso. Paulo Argeu Fernandes disse que Nestor Sulzbach “tem que voltar ao PDT, é trabalhista e a bandeira maior do nosso partido é a educação”. Disse que se ele quiser voltar sem dúvida será bem recebido. Então vamos aguardar, logo teremos confirmações.

Parece que a coisa vai dar certo mesmo: Em fevereiro a empresa Suíça que esteve aqui, vai colocar o Porto de Estrela novamente em funcionamento. Um dos problemas parece é conseguir navios, mas os trens também estarão sendo usados. Voltaremos a ser o centro do transporte. 
FRASE:
 “Pneus abandonados podem matar mais que rodando”
(Elmar Schneider, Secretário da Saúde criticando pneus descartados em terrenos baldios, que podem criar mosquitos da dengue).

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário