4 de dez. de 2015

Secretaria de saúde de Bom Retiro do Sul realiza a 2ª Mostra de Teatro do Município

BOM RETIRO DO SUL
Na última segunda-feira, dia 30, o Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social, realizou a 2ª Mostra de Teatro no auditório municipal Egon Ary Lipp, no Centro Administrativo, dentro da programação do Natal nas Águas 2015.

A Mostra de Teatro é um evento que nasceu da Oficina de Teatro, que é um dos espaços de cuidado em saúde mental, disponibilizado através da Secretaria Municial de Saúde, sendo acompanhado pela equipe de saúde mental e coordenado pelo Espaço da Arte.

Nesse ano a Mostra foi organizada em três sessões, com horário às 10h, 15h e 19h30min e contou com a presença de mais de 400 pessoas, que se emocionaram ao assistir à peça “A Mensagem”, do grupo FLIC FLAC, da Oficina de Teatro.

A Mostra também contou com a beleza das apresentações de duas coreografias da Cia Municipal de Dança e participação dos atores Fernando Tepasse e Maria Paula Côrrea com a peça “Contação de Histórias”, que provocou muitas risadas com a interação do público em algumas cenas.

Na plateia estiveram presentes alunos, professores e direção de escolas municipais e estaduais do município, além da presença dos alunos da APAE, Secretários Municipais, Prefeito e Vice-Prefeito, familiares dos participantes e comunidade em geral.

Ainda em novembro, no dia 25, o grupo de teatro FLIC FLAC participou do 3º Festival Viamonense de Teatro Estudantil, da cidade de Viamão, como grupo não concorrente. Embora a peça não tenha concorrido à premiação, o grupo recebeu o Prêmio Especial do Juri pela participação no evento e apresentação da peça “A mensagem”.

Para o secretário e equipe de saúde mental, “é uma grande realização ter um evento como esse no município, pois é uma oportunidade dos nossos jovens mostrarem seu potencial, além de mostrar a beleza do trabalho que tem sido realizado em saúde mental”, salientou Carlos Alberto Junior, Secretário de Saúde. “Não há como não se emocionar ao percebermos a evolução de nossos jovens através de espaços de cuidado como o teatro. Foi impossível conter as lágrimas de alegria”, comentou Jeniffer Harth, coordenadora de saúde mental e da rede de atenção psicossocial do município.

A Oficina de Teatro acontece no município desde novembro de 2013 e é realizada semanalmente, na parte da tarde, no auditório do Centro Administrativo.

O teatro é considerado um espaço terapêutico e socioeducativo, em que trabalha com a transformação de comportamentos, respeito às diferenças, protagonismo juvenil, troca de experiências, estimulando a reflexão, criatividade, liberdade de expressão e responsabilidade social.

                                                                                                                                                            AI

Nenhum comentário:

Postar um comentário