29 de nov. de 2015

COLUNA DO LUCA - PÍLULAS EM PRETO E BRANCO, Jornal Nova Geração

E a ATA - Associação Tristeza do Adversário realizou seu 4º encontro, semana passada, ela que foi fundada em 1974. Não fui jogador mas sou amigo de quase todos eles. Por exemplo, do Dr Jorge Raul Ruschel, que já foi o Jotaerreaoquadrado, quando Colunista do jornal Nova Geração. Do Osmar Braga Pereira que também foi Colunista do NG, escrevia Miscelâeas. E o Milton Ten Pass era meu colega na Rádio Alto Taquari em 1972 e levava o material do Nova Geração a Porto Alegre na quarta-feira, trazia tudo impresso na quinta e encartava tudo na Rádio na quinta - e na sexta-feira o Jornal era entregue. Velhos e bons tempos. Ah e o fundador do NG também estava na festa, o Dr Adonis Fauth, outro velho amigo.

Segunda-feira as 20h acontece uma reunião da Uame - União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela - com o Dr Cláudio Abreu, da  Promotoria Pública, na sede da Corsan junto ao Parque Princesa do Vale. O assunto será Relações Administrativas Municipais e Trabalhos da Procuradoria da República. Vale a pena estar presente.

Sobre ir a Porto Alegre a 100km/h: O Prefeito Rafael Mallmann disse que não cabe a nós contestar, é a Polícia Rodoviária Federal quem decide e estabelece os critérios técnicos. “Mas entre Estrela e Bom Retiro do Sul isso não deverá acontecer porque este trecho ainda não está duplicado”, lembrou. Na minha opinião não vai demorar muito para que esta duplicação fique pronta. No máximo uns 15 anos tudo fica pronto.

A Creche Espaço de Sonhos, do Bairro Pinheiros vai abrir suas portas para a garotada no mesmo dia em que reiniciarem as aulas no próximo ano. Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, vai ser no início de fevereiro. Uma ótima notícia para as famílias estrelenses.

Ainda sobre Rafael Mallmann: Semana passada o Jornal Nova Geração publicou uma pesquisa sobre fechar ou não o Calçadão novamente. Pedi a opinião do Prefeito e ele disse que vai iniciar uma discussão com a comunidade e os comerciantes, “por enquanto, não tem nada definido”. Realmente é uma decisão que não pode ser tomada de uma hora para outra isso já foi complicado quando o calçadão foi aberto para a passagem de veículos.

Agora sim, a Secretaria da Saúde tem um novo e maravilhoso acesso, tanto para pedestres como para cadeirantes. E tudo já tem cobertura e segurança. Falta só iniciar as obras da parte de baixo do prédio que vai abrigar em breve a Secretaria, já que a parte de cima vai abrigar o Posto Central.

Segunda-feira teremos as 20h Sessão Solene na Câmara de Vereadores, iniciativa de Paulo Scheeren (PPS). Vai ser homenageada a Cooperativa Languiru pelos seus 60 anos. A palavra oficial na Tribuna será do autor do pedido, Paulo Scheeren e pela Cooperativa deverá falar o presidente, Dirceu Bayer. Sem dúvida vai ser uma bela sessão.

E dia 14 teremos uma Sessão Especial da Câmara em homenagem ao Setor Calçadista de Estrela, iniciativa do presidente Ernani de Castro (PMDB). Já estão sendo visitadas as empresas e sendo convidados os empresários e funcionários para a sessão. “É um setor que emprega muita gente, por isso estaremos fazendo um destaque especial”, disse Ernani.

Sexta-feira passada esteve em Estrela,  o Secretário de Estado da Fazenda Giovani Feltes a convite do presidente da Câmara Ernani de Castro (PMDB). Ele foi um dos Deputados mais votados - fez 1119 votos aqui e veio agradecer. Aproveito para falar da situação financeira do estado, disse que está tudo complicado, mas pode ser “salvo”, mas não a curto prazo.

A Secretaria da Saúde de Estrela vai assumir a partir de dezembro a Gestão Plena dos Procedimentos Ambulatoriais de laboratórios, Apae, Mamografia e fisioterapia. Segundo o Secretário Elmar Schneider, os contratos não serão mais feitos pelo Estado e sim pelo município. “Agora será conosco a negociação dos contratos para o atendimento destes setores da saúde”.

Falando em Saúde: Sábado passado aconteceu o primeiro dia do recadastramento dos cartões do SUS da população de Estrela. Fora realizados no Bairro das Indústrias, 597 atendimentos - número que foi considerado muito bom. O próximo será amanhã, no Posto de Saúde do Bairro Moinhos.

A propósito: Dia dois de dezembro, quarta feira da próxima semana, acontece as 20h a apresentação do relatório da Gestão da Secretaria da Saúde de Estrela, na sede da Ambapi - Associação dos Moradores do Bairro Pinheiros, localizada na Rua Nova Geração. A reunião é aberta para todo o público interessado e valerá ir ao loca, pois deveremos ter novidades interessantes para o bairro, a serem divulgadas pelo Secretário Elmar Schneider.

Novidade sobre a Cafeteria, junto a reativada Escadaria junto a ex-Polar: Segundo o Prefeito Rafael Mallmann, a licitação está sendo aguardada com muita expectativa. O motivo é que agora já temos nos finais de tarde muita gente no local tomando chimarrão. “Imagina depois, com a cafeteria funcionando, vai ser um fêrvo geral”, acentuou.

O Secretário de Obras Jorge Both sem dúvida está merecendo muitos elogios pelo seu trabalho. Aproveitando os dias sem chuva, claro, está realizando com sua equipe tudo o que pode, tanto no centro como nos bairros - além do interior do município. Ficou uma maravilha o recapeamento asfáltico feito pela Conpasul, a sua equipe realizou realmente um belo trabalho. Estrela está ficando cada vez mais bonita e mais bem preparada para a festa natalina. Isto sem contar com a beleza da ornamentação das ruas. Novamente teremos o mais belo Natal do Vale.
FRASE:

 “Alguém duvida que é em Estrela o melhor local para comprar um presente de Natal?” (Filósofo, no Salão do Hermes e do Leonardo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário