15 de jul. de 2015

União confirma novos trechos pedagiados no RS

ESTADO
Grupo de trabalho incluindo técnicos do Estado analisará concessões
Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini
Foto: Luiz Chaves / Palácio Piratini
O ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, confirmou nessa terça-feira ao governador do Estado José Ivo Sartori, em Brasília, a formação de grupo de trabalho de técnicos do Estado e do governo federal para analisar a inclusão de novos trechos de rodovias federais e estaduais no plano de concessões da União. Nesses trechos, estão estradas que têm ligação com Santa Catarina, formando corredores até o porto de Rio Grande.

Lançado em junho, o Plano de Investimentos em Logística contempla 581 quilômetros de trechos das BRs 101, 116, 386 e 290, com investimentos de R$ 3,2 bilhões. Conforme Sartori, a intenção é fazer uma rede, que possa estabelecer um complexo de infraestrutura rodoviária.

O pleito havia sido levado pelo governador ao vice-presidente Michel Temer e ao presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Jorge Bastos, na noite de segunda-feira. Conforme Sartori, o corpo técnico terá prazo para examinar a questão até o final do ano, já que os leilões dos trechos devem ocorrer a partir de 2016. “Estamos apresentando nosso caderno de estudos, para que possam se acentuar a negociação e o entendimento.” Destacou que é importante fazer um trabalho articulado para inclusão dessas novas estradas – só nas de âmbito estadual seriam 300 ou 400 quilômetros. Uma delas poderia ser parte da ERS 122, na Serra, hoje sob administração da Empresa Gaúcha de Rodovias. Outro caso seria o trecho da BR 448, ligando Sapucaia do Sul a Portão. “Achamos que haverá interessados para enfrentar esse desafio”, disse.

A concessão da BR 386 seria estendida, por exemplo, até Iraí, na divisa com Santa Catarina. Outra ideia é acrescentar o ponto concedido da BR 290 (Freeway) até Cachoeira do Sul. A BR 101 incluiria o trecho de Torres a Osório, e a BR 116, entre Porto Alegre e Camaquã.

Correio do Povo

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