2 de jul. de 2015

Sala de Apoio às Empresas de Estrela busca novos programas



ESTRELA
Na última semana o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de Estrela, Marco Aurélio Wermann e o coordenador da Sala de Apoio às Empresas do município, Marcos Quadros estiveram em Porto Alegre, no Governo do Estado, conhecendo a estrutura e os programas oferecidos pela Sala do Investidor (SI), vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT).

A Sala coordena as ações de investimento e integra os agentes do sistema de desenvolvimento econômico do RS (SDECT, AGDI, Badesul e BRDE) com as demais secretarias, o Banrisul, as prefeituras e os agentes do Governo Federal e os demais atores. Para o secretário Wermann, um espaço organizado para atender as necessidades dos investidores e empreendedores é fundamental para o desenvolvimento da economia, seja ela no caráter municipal ou estadual. “A Sala de Apoio às Empresas aqui de Estrela, além de simplificar os processos, está alcançando aos empresários um acesso mais ágil aos principais programas de incentivo”, explica.

Dois programas do Estado chamaram atenção na visita. O primeiro é o Fundopen/RS, que apoia os empreendimentos por intermédio do financiamento parcial do ICMS incremental mensal devido gerado a partir da sua operação. Já o Integrar/RS é um incentivo adicional ao Fundopen, com o abatimento na forma de percentual, incidente sobre cada parcela a ser amortizada do financiamento, incluindo o valor principal e os respectivos encargos. Este percentual varia de 10% a 90%.

A ideia é que as empresas interessadas consigam, na Sala de Apoio, em Estrela, informações suficientes para aderirem a estes programas. “Estamos à procura de ferramentas para estimular e incentivar os empreendedores, visando seu fortalecimento e, consequentemente o desenvolvimento do nosso município”, salienta Wermann.
Texto: Jônatas dos Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário