21 de jul. de 2015

Chuvas: prejuízos ultrapassam R$ 100 mil



ESTRELA

Levantamento preliminar da Secretaria de Obras Públicas de Estrela aponta prejuízo de R$ 104 mil em decorrências das chuvas dos últimos dias e da cheia registrada na semana passada, quando o Rio Taquari atingiu a cota de 21,35 metros, ficando mais de 8 metros acima do nível normal. Conforme o secretário Jorge Both, estes valores se referem somente ao interior do município, e serão necessários para a recuperação das estradas, de pontes, canalização e bueiros.

Na área urbana da cidade a secretaria e a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil ainda estão apurando os danos causados. Na última sexta-feira a pasta de Obras Públicas deu início a uma operação tapa-buracos emergencial em algumas ruas, trabalho que teve que ser interrompido em função da volta das chuvas. De acordo com o Both, ele será retomado assim que o tempo se estabilizar.

No interior, segundo ele, haverá necessidade, inclusive, de investimentos na recuperação de pontes que foram danificadas pelas cheias. É o caso da ponte do Geraldense, em Linha Geraldo, que terá que ser praticamente reconstruída. Será preciso trocar dormentes e pranchões, entre outras obras no local. Já na de Linha São José será feita a recuperação das duas cabeceiras, também danificadas em função das enchentes.

Os prejuízos atingem todas as localidades do interior, como em Novo Paraíso. Na estrada geral houve o rompimento da canalização pluvial e danos no bueiro e na via, que está em meia pista. O local está sinalizado e as obras deverão iniciar no momento em que o tempo ficar estável, para permitir o trabalho das máquinas.
Texto: Paulo Ricardo Schneider
Crédito: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário