5 de jun. de 2015

Uso e preservação da água pautam palestra na Semana do Meio Ambiente



Dentro da programação da Semana Municipal do Meio Ambiente de Estrela, organizada pela Secretaria do Meio Ambiente e Saneamento Básico, foi realizada palestra sobre o uso e preservação dos recursos hídricos. O encontro ocorreu na quarta-feira (3), na Câmara de Vereadores, e se constituiu num momento importante de reflexão sobre a situação atual da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, a qualidade, limitações e ações futuras. Conforme o secretário Hilário Eidelwein, que juntamente com o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente, José Inácio Birck, abriu a programação, o enfoque deste ano foi a água, por sua vital importância para o ser humano. 
Um dos palestrantes foi o presidente do Comitê Taquari-Antas. Júlio César Salecker falou sobre a qualidade das águas da bacia e seu uso. “Temos quantidade de água, mas falta qualidade”, enfatizou Salecker, que entre outros temas falou sobre o pagamento pelo uso da água – que ainda não está em vigor – e cujas tarifas serão utilizadas na execução dos planos de recuperação da bacia. 

Também palestraram no evento a química regional da Corsan, Renata Dal Magro, e o presidente da Associação Estrelense das Sociedades de Água (Aesa), Urbano Diehl. Pioneira no Vale do Taquari, a Aesa reúne as sociedades de água do interior do município e é responsável pelo abastecimento de 1.982 famílias, o que representa mais de 9 mil pessoas atendidas pela associação.
Texto e foto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário