16 de jun. de 2015

Saúde alerta para a importância do teste do pezinho


ESTRELA
O teste do pezinho é um dos exames mais importantes na hora de detectar qualquer problema de saúde na criança. Com apenas algumas gotas de sangue, colhidas no calcanhar do recém-nascido, é possível diagnosticar precocemente várias doenças. A Secretaria da Saúde de Estrela oferece o exame, que pode ser feito gratuitamente, pelo SUS, na Unidade de Saúde Central, das 7h às 19h, inclusive no horário do meio-dia.
 Não há necessidade de agendamento e, como é um exame de triagem, não há necessidade de prescrição médica e a mãe não precisa esperar pela consulta para fazer.
A Secretaria da Saúde ressalta que o exame deve ser feito do 3º ao 5º dia do nascimento do bebê. “É importante não atrasar porque, depois deste prazo, dificulta a identificação das doenças”, alerta a enfermeira Carmen Henstscke. “Além disso, quanto antes começa o tratamento, menos sofrimento e sequelas para o bebê”.
Pelo teste é possível detectar seis doenças: Deficiência de Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita, Fenilcetonúria, Fibrose Cística, Hipotireoidismo Congênito e Anemia Falciforme. Todos os recém nascidos devem fazer o teste do pezinho, porque não há como identificar as doenças durante o pré-natal.
Texto: Paulo Ricardo Schneider

Nenhum comentário:

Postar um comentário