11 de jun. de 2015

Estrela sediará campeonato estadual de karate no sábado


E S T R E L A
Mais de 200 atletas de diversas cidades do estado do RS estão sendo esperados para o Campeonato Estadual de Karate, que ocorre no sábado, a partir das 9h45min, no ginásio do Colégio Santo Antônio, em Estrela. A organização do evento é uma parceria entre a Federação Sul Riograndense de Karate Interestilos (FSKI) e a Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela.

As disputas ocorrerão em dois tatames armados especialmente para o evento. Num deles ocorrerão as provas do kata, uma luta imaginária sem adversários onde o atleta demonstra o domínio das técnicas e habilidades próprias de sua faixa. Já no outro, ocorrem os combates, também conhecidos como kumite. No kumite, dois atletas do mesmo nível de aprendizagem disputam pontuações dadas por socos, chutes e golpes desferidos contra o adversário. Ambos utilizam equipamentos de proteção.
Para o presidente da FSKI, sensei Eduardo De Mattei, a competição será de alto nível, reunindo os melhores atletas do RS. "O público que vier assistir as lutas terá uma mostra do bom karate praticado nas academias espalhadas pelo estado", observa. Para o público, a entrada é franca.

Federação Gaúcha
Com 34 anos de Karate, o vice-prefeito Valmor Griebeler foi atleta da seleção durante oito anos e introduziu a arte marcial na região. Agora, Griebeler está envolvido no projeto da instalação da Federação no município. A ideia, conta, é trazer as grandes competições e atletas para a cidade. "Uma sede será construída com recursos federais, possibilitando o desenvolvimento do esporte em todo o Vale do Taquari", enfatiza. Enquanto a obra aguarda os recursos, a entidade do karate no município - ASKAT - realiza oficinas para cerca de 200 crianças de escolas públicas em um projeto em parceria com a Smel. "O esporte traz o equilíbrio da mente e do corpo, além de ensinar valores como disciplina, honestidade, respeito e determinação", salienta.
Texto: Jônatas dos Santos
Foto: Jéssica Taís Scheeren / arquivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário