16 de jun. de 2015

COLUNA DO LUCA



AESAVAT I – Associação dos Ex-Secretários da Agricultura do Vale do Taquari se reuniu  em Nova Bréscia (foto) sendo anfitrião Antônio Simonetti. O coordenador, Hilário Eidewlein disse que todos se empenharam na trajetória da agricultura. “Os problemas existentes hoje não são dos municípios e sim eles acontecem em todas as regiões e nos Estados”. Acentuou ser lastimável que a ASAVAT – Associação dos Secretários da Agricultura do Vale do Taquari hoje não exista mais. Cirio Schneider disse que “todos pensam e trabalham para o dia de hoje, pois para amanhã ninguém sabe o que nos espera”. Arly Volken lembrou que os ex-Secretários da Agricultura iniciaram suas reuniões em Nova Bréscia em 2003, “estamos fazendo a nossa parte, tentamos reativar a Associação dos atuais secretários, que era forte, mas pena que isso não vingou”. Acentuou que os agricultores hoje tem sorte que os seus Sindicatos de Trabalhadores Rurais são atuantes e estão fazendo a sua parte.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
AESAVAT  II - Darci Picinnini disse que hoje os produtores rurais gastam mais para produzir menos sendo que a situação no Brasil não está boa, pois inclusive grandes produtores sofrem cada vez com mais problemas. Hilário Eidewlein lembrou que a primeira reunião dos Secretários do Rio Grande do Sul aconteceu dia 20 de setembro de 1993 em São Sepé, quando foi criado o Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Agricultura e lamentavelmente hoje isso praticamente não mais existe. Comentando que falta de apoio da Emater aos agricultores, Jorge Cérvi lembrou que desde o ex-Governador Olivio Dutra esteve no cargo a Emater se tornou um departamento burocrático, “ela deveria voltar a trabalhar com o homem do campo”, afirmou. A próxima reunião é dia 10 de julho, em Capitão.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Na noite de quarta-feira dia 10 tivemos a comemoração do aniversário do Secretário da Saúde Elmar Schneider, no CTG Estrela do Rio Grande (foto). Mais de 400 pessoas estiveram no jantar e tivemos um espetáculo de apresentações gauchescas: Edson Dutra e Daniel Haack dos Serranos, Daniel Torres, Wilseu Pause e a dupla Oswaldir e Carlos Magrão. Arrancaram muito aplauso. Nenhum deles cobrou nada, vieram pela amizade com o Schneidinha e todo o arrecadado na noitada reverteu para a APAE.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
Este ano acontece a maior e melhor Multifeira que Estrela já teve. Com iniciativa do Prefeito Rafael Mallmann, agora vai ser realizada no Porto, porque o Centro Comunitário Cristo Rei já estava pequeno para o evento. E Cristiano Nogueira da Rosa, que agora é o Diretor de Hidrovias da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do RS, apo

iou muito a liberação do Porto de Estrela, pela primeira vez, para sua realização. Ela acontece de nove a 13 de setembro, foi lançada quinta-feira à noite e os trabalhos estão bem adiantados. Rafael me confirmou a efetivação de sua idéia de proporcionar aos visitantes de Estrela, passeios de barco pelo Rio Taquari. O trecho será entre a recém reinaugurada escadaria de acesso ao rio junto a ex-Polar, até o Porto. Ah, claro, teremos também vários shows que estão sendo programados pelo Secretário da Cultura e Turismo Rudimar Hagemann.
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-
FRASE DA SEMANA: “Nos escândalos, primeiro foi o leite, depois a Petrobrás e tudo nós pagamos a conta – agora é a Fifa.”  (Paulão Scheeren, Vereador do PPS)
Luiz Carlos Freitag
-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-.-

Nenhum comentário:

Postar um comentário